Nossos Vídeos

sábado, 24 de abril de 2010

Hipertensão arterial é uma doença silenciosa

A cada cinco pessoas, uma é hipertensa no Brasil. Cuidados simples, como a redução do consumo de sal e de enlatados, podem diminuir os riscos

A cada cinco pessoas, uma é hipertensa no Brasil. A doença é silenciosa e é mais comum na terceira idade, em mulheres após a menopausa e em idosos, sendo que 75% das pessoas acima dos 70 anos são hipertensas. O alerta para os riscos da doença ganha força nesta segunda-feira, dia 26 de abril, Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial.

De acordo com a cardiologista e professora da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) Josiane Motta e Motta, os sintomas aparecem muito tarde ou quando já existe o comprometimento de órgãos alvos, como os rins, o coração e o cérebro. “Há uma predisposição familiar, mas os chamados fatores de risco - como diabetes, obesidade, ingestão excessiva de álcool ou de sal, a descendência afroamericana e os aumentos do colesterol, do tabagismo, do sedentarismo e da idade avançada - aumentam a chance de a hipertensão arterial provocar um infarto agudo do miocárdio, um acidente vascular cerebral (derrame) e a falência dos rins”, explica a especialista.

Dor de cabeça logo ao acordar pode ser um sintoma de hipertensão grave e o diagnóstico, explica a professora, se dá após duas visitas em dias diferentes ao consultório. “Se o aparelho apresentar a pressão acima de 140 X 90 mmHg, o paciente é considerado hipertenso”, informa. Josiane lembra ainda que a Sociedade Brasileira de Cardiologia considera pré-hipertensas as pessoas com pressão arterial acima de 139 X 89 mmHg e recomenda a mudança do estilo de vida, com a prática de exercícios físicos por, pelo menos, 20 minutos ao dia.

Além da atividade física, a médica frisa que diminuir o sal é muito importante. “A recomendação é menos de cinco gramas de sal por dia. Portanto, devem ser evitados alimentos industrializados, responsáveis por 70% do sal que o brasileiro consome, e o saleiro à mesa”, orienta Josiane.

A docente diz ainda que cada nove gramas de sal geram retenção de um litro de água, o que sobrecarrega o coração. É recomendada uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras, potássio e em cálcio, com pouco sal e sem gordura saturada para diminuir a hipertensão.