Nossos Vídeos

sábado, 24 de abril de 2010

'O Flautista de Hamelin' - grátis no Centro da Terra

Fotos: Naná Lavander

O espetáculo infantil O Flautista de Hamelin, do grupo Furunfunfum, encerra a programação do I Festival Centro da Terra Para Crianças nos dias 1º e 2 de maio, sábado e domingo, às 16 horas. A entrada franca e os ingressos são distribuídos duas horas antes de cada apresentação.

O enredo de O Flautista de Hamelin fala de uma terrível invasão de ratos que assola a cidade, deixando o povo desesperado. Quando todas as tentativas de acabar com a praga parecem frustradas, surge um personagem estranho e misterioso – o Flautista – que promete livrar Hamelin da praga, mediante pagamento de certa soma em dinheiro. Ele cumpre sua promessa, mas quando vai receber seu pagamento é ridicularizado e enganado pelas autoridades. O Flautista decide se vingar de Hamelin tirando da cidade seu bem mais precioso. O grupo promete um final surpreendente para o Flautista de Hamelin.
O I Festival Centro da Terra Para Crianças - viabilizado por meio do projeto Caixa Cultural da Caixa Econômica Federal - foi idealizado por pela Kompanhia do Centro da Terra com curadoria de Luiza Jorge. A cada fim de semana uma montagem diferente entrou em cena: o primeiro espetáculo foi O Ilha do Tesouro (Kompanhia do Centro da Terra), seguido por Assembléia dos Bichos (Bendita Trupe), A Princesa Jia (As Meninas do Conto), Inzôonia (Cia. Circo de Bonecos) e, finalmente, O Flautista de Hamelin (Circo Teatro Musical Furunfunfum).

Antes de cada espetáculo – às 15 horas – a escola de artes infantil Grão do Centro da Terra ministra uma Oficina de Artes (também grátis), inspirada no tema abordado pela montagem, e, após as sessões, um bate papo entre atores e público presente fecha a programação do dia.

I Festival Centro da Terra para Crianças
De 3 de abril a 2 de maio de 2010
Horários/espetáculos: sábados e domingos – às 16 horas
Horários/oficinas: sábados e domingos – às 15 horas
Local: Teatro do Centro da Terra – www.centrodaterra.com.br
Rua Piracuama, 19 – Sumaré/SP – Tel: (11) 3675-1595
Ingressos: Grátis (retirar na bilheteria 2h antes da sessão; até 2 ingressos por pessoa)
Acesso universal - Ar condicionado. Estacionamento grátis (vagas limitadas).
Capacidade: 100 lugares – Oficinas: p/ todas as crianças
1º e 2 de maio – espetáculo: O Flautista de Hamelin
Com Circo Teatro Musical Furunfunfum
Concepção, direção e atuação: Marcelo Zurawski e Paula Zurawski
Músicas: Marcelo Zurawski e Paula Zurawski
Cenografia: Silvia Gandolfi
Figurino: Naná Lavander e Jorge Constantino
Bonecos, adereços, fotografia e maquiagem: Naná Lavander
Iluminação: Sylvie Layla
Duração: 60 min – Classificação etária: 4 anos

Oficinas
3 de abril a 2 de maio - sábados e domingos (15 horas)
Coordenação: Lucília Franzini Chatton, Maria Cecília Franzini e Paula Ruggiero.
Professores: Professores do Grão do Centro da Terra
Inscrição: Grátis – Duração: 50 minutos – Vagas: Para todas as crianças presentes

As oficinas são oferecidas pela escola Grão do Centro da Terra, que é uma associação do Teatro do Centro da Terra com a Escola de Educação infantil Grão de Chão. A inspiração para o trabalho são os temas ou os elementos cênicos das montagens que estimulem a criação. A proposta contempla, dependendo do tema do dia, uma ou mais modalidades da linguagem visual (desenho, pintura, colagem ou construção).