Nossos Vídeos

quarta-feira, 7 de abril de 2010

CETAO oferece Curso de Odontologia do Esporte

A história da Odontologia do Esporte no Brasil é marcada pela atuação do cirurgião dentista Mário Trigo, falecido em 2008. Pioneiro, acompanhou as seleções brasileiras bicampeãs mundiais de futebol de 58 e 62, além da seleção de 1966.

A presença de um cirurgião-dentista nas equipes médicas de clubes e eventos esportivos pode ser a garantia de uma carreira de sucesso para o atleta? Esta é uma das questões que será discutida durante Curso de Odontologia do Esporte do CETAO, que acontece em São Paulo, nos próximos dias 09 e 10 de abril.
Seis anos nos separam da abertura dos Jogos Olímpicos. Todos alimentamos a expectativa de que o País consiga avançar nas políticas públicas de inclusão da população nas práticas esportivas e nas de melhora do rendimento dos atletas. “Já sabemos que o atleta, por exigir mais do seu corpo, precisa estar sempre atento à sua saúde. O rendimento de um atleta pode ser afetado, se ele tiver algum distúrbio bucal. Quando falamos de uma Olimpíada, o rendimento do atleta está intimamente relacionado com a vitória ou a derrota de uma nação”, afirma o Prof° Alexandre Jun Zerbini Ueda , coordenador do CODEC, Centro de Odontologia do Esporte do CETAO.
“Desde 2002, o CETAO vem agindo, preventivamente e terapeuticamente nesta área. Iniciamos nossas pesquisas e estudos no campo da Odontologia do Esporte quando começamos a atender os atletas do Centro Olímpico da Cidade de São Paulo, mediante convênio de cooperação firmado com a Prefeitura. Em 2007, criamos o CODEC, um centro de excelência que vem firmando convênios para atender atletas e desportistas. O CODEC está produzindo protocolos de atendimento em todos os níveis de atuação odontológica. Estamos buscando também a integração da Odontologia do Esporte com os demais profissionais envolvidos em treinamentos e competições: fisioterapeutas, fisiologistas, nutricionistas e médicos ligados ao esporte”, explica Ueda.
O dentista na equipe esportiva

“Hoje, existem equipes de saúde que acompanham os eventos esportivos. Mas, sem a presença de um cirurgião-dentista, não podemos dizer que a equipe efetivamente é uma equipe de saúde, pois do ponto de vista da saúde bucal, os atletas estão desprotegidos”, destaca o Prof° Hilton Tiba, que também é coordenador do CODEC.
Tiba destaca também que além da ação sobre os traumatismos, a Odontologia do Esporte também é essencial do ponto de vista da prevenção. “É preciso esclarecer os atletas a respeito da necessidade da prevenção de acidentes e de uma ação preventiva em saúde bucal. Por exemplo, existe um mito entre os atletas que diz que o protetor bucal traz dificuldades de respiração e fala. As 22 atletas da seleção feminina de futebol, por exemplo, usaram protetor bucal, em Atenas 2004, e não tiveram problemas... No mundial Sub 17, quatro atletas brasileiros também usaram... É comprovado cientificamente que o protetor não altera o desempenho do atleta, desde que seja um protetor adequado, personalizado”, explica o dentista.
Sobre o Curso

1. Corpo Docente:
• Prof. Alexandre Jun Zerbini Ueda
Especialista em Endodontia
Especialista em Fisiologia do Exercício CEFE (UNIFESP)
Fellow Researcher Nihon University School of Dentistry – Matsudo / Japan
Coordenador do CODEC - Centro de Odontologia do Esporte do CETAO
• Prof. Hilton Sadayuki Tiba
Mestre em Prótese Dentária pela FOUSP
Especialista em DTM e Dor Orofacial pelo CFO
Fellow Researcher Tokyo Dental College-Department of Research for Sports Denstitry-Tokyo/Japan
Coordenador do CODEC - Centro de Odontologia do Esporte do CETAO
2. Data:
09 e 10 de abril – 6ª e sábado - (12h/a)

3. Horário:

• 6ª das 14h00 às 18h00;
• sábado das 8h00 às 17h00.

4. Informações Complementares:
• Mais informações sobre a admissão e a matrícula podem ser obtidas por e-mail: cetao@cetao.com.br, telefone: (11) 5051 2370 ou pelo site: www.cetao.com.br;
• Veja fotos do 1° Fórum de Odontologia do Esporte para Atletas de Alto-Rendimento no nosso flickr:
http://www.flickr.com/photos/cetao


SOBRE O CETAO:
O CETAO é uma Instituição de Ensino Superior, reconhecida pelo Ministério da Educação, que promove cursos de extensão e especialização em Odontologia. Fundada há 12 anos, está presente em 07 países, ministrando cursos para dentistas no Brasil e no exterior.
www.cetao.com.br
http://carreiraodontologica.wordpress.com
http://twitter.com/cetao