Nossos Vídeos

quarta-feira, 7 de abril de 2010

PUC-SP abre inscrições para curso semipresencial em matemática dinâmica

Curso visa envolver os alunos em um contexto de aprendizagem com propostas de problemas, formulação de hipóteses e tomadas de decisão em um diálogo permanente com a realidade de seu cotidiano na sala de aula

Com o intuito de capacitar professores para um novo cenário na sua prática docente, a PUC-SP por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE), desenvolveu o curso a distância de "Matemática Dinâmica". O principal objetivo deste curso é que o professor desenvolva habilidades para ensinar, com qualidade, conteúdos de Geometria e Álgebra, incorporando novos recursos tecnológicos em sua prática docente.
Além do caráter inovador da proposta, outro destaque é o fato de o curso ser semipresencial, com 4 horas de aulas presenciais (duas aulas de 2h cada uma) e 40 horas a distância, totalizando 44 horas de aula.
O programa do curso permitirá aos professores ter acesso às estratégias de ensino e aprendizagem com o uso de programas computacionais específicos e também a teorias e pesquisas que dão suporte a essas estratégias e servem de base para a prática docente.
A evolução das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e sua crescente incorporação nas mais variadas atividades tornaram essas inovações fundamentais também para a prática docente, principalmente de Matemática. É difícil conceber que um professor consiga desenvolver um trabalho de qualidade nos dias de hoje sem utilizar novos recursos tecnológicos para dar suporte às suas atividades. O processo de formação e atualização deve ser contínuo e acompanhar o desenvolvimento constante das tecnologias.
A capacitação será direcionada a professores de Matemática com o uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e de um software educacional como apoio ao ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos nos contextos algébricos e geométricos. Para a exploração desses conteúdos será usado o software Geogebra, escolhido por ser de livre acesso e possibilitar a completa realização das atividades propostas.
O curso visa envolver os alunos em um contexto de aprendizagem com propostas de problemas, formulação de hipóteses e tomadas de decisão em um diálogo permanente com a realidade de seu cotidiano na sala de aula. O objetivo principal é oferecer orientações pedagógicas e promover discussões sobre os impactos de um ambiente dinâmico no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos nos contextos algébricos e geométricos.
Dirigido a professores do ensino fundamental ou médio e Licenciandos em Matemática, o curso tem início em 24 de Abril das 13 às 15 horas, na Unidade Cogeae Marquês de Paranaguá, que fica na Rua Marquês de Paranaguá, 111 - Consolação - São Paulo.
Configurações mínimas para acessar o curso:
Computador tipo PC ou Macintosh, navegador Internet Explorer 5 ou superior; acesso à internet; caixas de som e microfone.
Os participantes poderão acessar a parte a distância por meio de um computador conectado à internet, preferencialmente por conexão de alta velocidade (banda larga).
Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e infocogeae@pucsp.br