Nossos Vídeos

terça-feira, 6 de abril de 2010

Bayer Schering Pharma registra crescimento e resultados positivos

Divisão mantém a liderança em Saúde Feminina com o medicamento mais vendido da Indústria Farmacêutica

A Bayer Schering Pharma (BSP), divisão da Bayer HealthCare, acaba de anunciar os resultados financeiros do ano de 2009. A BSP ocupa a sexta posição no ranking mundial de laboratórios de especialidades farmacêuticas e registrou vendas anuais superiores a € 10,4 bilhões. No Brasil, considerando o mercado de medicamentos éticos (produtos de prescrição médica), o laboratório ocupa a 5ª colocação em unidades vendidas e a oitava posição em valores.
Os resultados positivos da BSP no Brasil se devem, principalmente, à ampliação do portfólio ocorrido com o lançamento de LUCIARA® (creme hidratante indicado para a prevenção de estrias em gestantes) e a aprovação da terapia alvo NEXAVAR® para o tratamento do câncer de fígado. Outro fator que contribuiu foi o aumento das vendas em todas as suas áreas de atuação: Saúde Feminina , Medicina Geral, Medicina Especializada e Diagnósticos por Imagem .
Este resultado consolida a forte posição da unidade brasileira, principalmente da fábrica de anticoncepcionais, que em 2009 completou 50 anos e apresentou aumento de 10% da produção. Localizada no bairro de Santo Amaro, em São Paulo, a fábrica é responsável pela exportação de medicamentos para 31 países (25 da América Latina e 6 da Ásia), sendo considerada a segunda maior fábrica de medicamentos hormonais do Grupo Bayer, com uma produção anual de 102 milhões de blisters (cartelas de comprimidos) e 2,2 bilhões de comprimidos.
Em 2010, ano em que se comemoram os 50 anos da pílula anticoncepcional, a BSP lança no Brasil Qlaira® (dienogeste/valerato de estradiol). Trata-se do primeiro contraceptivo oral que contém estradiol (estrogênio produzido pelo organismo feminino) em sua formulação. Com este lançamento, a BSP passa a oferecer às mulheres uma opção de escolha de estrogênio e estabelece uma nova classe de contraceptivos orais. Para Rainer Krause, gerente geral da BSP no Brasil, o lançamento é importante para consolidar a liderança do laboratório em medicamentos inovadores para saúde feminina. “Essa área representa cerca de 60% do total dos nossos negócios”, explica. Vale ressaltar que quatro dos cinco anticoncepcionais mais vendidos no País, pertencem ao laboratório: MICROVLAR® (o medicamento mais vendido no Brasil), DIANE®35 (tratamento hormonal com efeito contraceptivo), NEOVLAR® e TRIQUILAR®. Além disso, a marca YASMIN® é líder de vendas (valores) com 8,3% de participação de mercado.
Este ano, o laboratório também trará para o mercado nacional, XARELTO® (rivaroxabana), novo anticoagulante de uso oral e dose única para a prevenção da trombose venosa profunda (TVP) e da embolia pulmonar em pacientes adultos submetidos a cirurgias de artroplastia de joelho e de quadril (substituição da articulação por uma prótese). Outro lançamento previsto para 2010 é ULTRAVIST®, meio de contraste para o diagnóstico de tumores cerebrais, cardíacos, hepáticos, entre outros.

No ano de 2009, a BSP teve uma importante conquista: a de desempenhar uma função global para a área de farmacovigilância, do Grupo Bayer. Ao lado apenas dos Estados Unidos, Reino Unido e Japão, a unidade brasileira tornou-se responsável pelo banco de dados que monitora continuamente a segurança dos medicamentos da empresa, incluindo a detecção de produtos falsificados. Esse projeto criou 80 novas posições de trabalho de alta qualificação para médicos, farmacêuticos e profissionais da área de informática.

Sobre a Bayer Schering Pharma

Presente em mais de 100 países com 38.000 colaboradores, sendo 900 no Brasil, a BSP investe 15% de seu faturamento anual em Pesquisa & Desenvolvimento. Graças ao trabalho realizado por seus centros de pesquisas e laboratórios, envolvendo cerca de 5.000 cientistas, possui mundialmente 35 novos estudos em Fase II e III, além de cinco produtos em fase de registro.