Nossos Vídeos

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Arroz vermelho, um grande aliado no combate ao colesterol

Arroz Vermelho

*Dra Sylvana Braga

Utilizado há muitos anos na China como medicamento natural, o arroz vermelho foi trazido ao Brasil pelos portugueses e plantado no Maranhão e posteriormente radicado na Paraíba, onde faz parte da culinária local. Apesar de pouco conhecido no País, o grão é altamente nutritivo e benéfico à saúde.

Na sua composição encontra-se a monocolina (estatina natural), substância que pode auxiliar na redução do nível de colesterol, LDL-Colesterol e VLDL-colesterol no sangue, que podem causar infartos e derrames cerebrais. Além da estatina natural, encontrada no extrato do arroz vermelho, é possível achar a estatina sintética em medicamentos, porém esta substância pode causar efeitos colaterais, como fraqueza e dor muscular, o que torna o arroz vermelho uma opção saudável e sem restrições.

Extrato de arroz vermelho
Além disso, o extrato deste tipo de arroz pode auxiliar na circulação sanguínea, na digestão e nas funções intestinais. Apresenta também três vezes mais ferro e duas vezes mais zinco que o arroz branco. O preparo pode ser feito da mesma maneira que o arroz tradicional, com tempero a gosto. Pode ser encontrado em redes de supermercados.

* Dra. Sylvana Braga (www.sylvanabraga.com.br) – Nutróloga, reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular, também autora do livro “Dieta Ortomolecular – o segredo de rejuvenescer em total harmonia", que traz mais de 100 receitas para se manter saudável de forma natural.