Nossos Vídeos

quarta-feira, 7 de abril de 2010

DORES MUSCULOESQUELÉTICAS

No próximo dia 09 de abril, o Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho dá início ao "Grupo de Apoio Psicológico aos Portadores de Dores Musculoesqueléticas", pela campanha Viva Sem Dor 2010. Com sessões mensais e gratuitas, a ação tem o objetivo promover a interação e troca de experiências entre os portadores de dores crônicas que sofrem importante interferência emocional e conseqüente queda de qualidade de vida.

Com até 15 integrantes por sessão, o grupo de apoio psicológico atuará estimulando o compartilhamento de vivências físicas e emocionais com a dor, com orientações da equipe de psicólogos para o melhor entendimento e enfretamento de suas limitações. Os participantes ainda são orientados sobre técnicas de relaxamento corporal que podem ajudar a evitar ou amenizar crises dolorosas.

Segundo a coordenadora da ação, dra. Dirce Perissinotti, "as dores crônicas causam diversos transtornos emocionais aos seus portadores, com prejuízo em suas relações sociais e laborativas. Em longo prazo, estas pessoas comumente desenvolvem depressão, que por sua vez, somatiza ao quadro de dor física já instalada".

Ao longo do ano, o grupo de atendimento psicológico do Centro de Dor mapeará o perfil dos participantes, que deve resultar num estudo analítico de caso e resultados obtidos.

FICHA TÉCNICA
Grupo de apoio psicológico a portadores de dores musculoesqueléticas e cuidadores
Data: 09/04/2010
Horário: das 11 às 12h
Local: Sala Jorge Amado - anexa do Hospital 9 de Julho
Endereço: Rua Peixoto Gomide, 527
Inscrições: gratuitas e limitadas pelos telefones 11 3539.99901 e 11 3539.9902

Estatística sobre a dor musculoesquelética

A dor musculoesquelética, aguda ou crônica, focal ou difusa, com frequentes lesões em ossos, articulações, músculos e estruturas circunjacentes, geralmente apresenta-se por lombalgias, tendinites, tendinoses, neuropatias, mialgias e fraturas por estresse. Afeta cerca de 90% da população na forma aguda e 33% na forma crônica, com consequência de 30% de absenteísmo do trabalho.

Sobre a campanha Viva Sem Dor

Esta é terceira vez que o Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho dedica parte de suas atividades para a campanha educativa Viva Sem Dor, alinhando seus temas aos trabalhos da associação americana IASP (International Association for the Sutdy of Pain).

Sob o slogan "Contra a dor, mexa-se!", o foco da campanha em 2010 são as dores musculoesqueléticas, em que conta com atividades de palestras, diagnósticos gratuitos, chats, entre outros.

Viva Sem Dor na web:
Hot-site: http://www.centrodedor.com.br/vivasemdor
Blog: http://centrodedor.wordpress.com
Twitter: http://www.twitter.com/vivasemdor
YouTube: http://www.youtube.com.br/centrodedor

Sobre o Centro de Dor do Hospital 9 de Julho

Criado há 9 anos, o Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho oferece o mais completo serviço para o tratamento da dor, dos tumores cerebrais, dos movimentos involuntários e da espasticidade.

O serviço abriga equipe das mais diversas especialidades, atuando de forma integrada e multidisciplinar para dar todo o suporte de atendimento, desde uma simples consulta até os mais complexos exames e tratamentos cirúrgicos, quando necessário.

O Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho atua com visão sistêmica de interligação de suas especialidades, potencializando as chances de resultados do tratamento aplicado a cada paciente, em prol da melhor qualidade de vida.