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segunda-feira, 19 de abril de 2010

Práticas educacionais e melhoram desempenho escolar

Mais de 350 pessoas acompanharam em São Paulo a apresentação dos educadores norte-americanos que criaram novas metodologias de ensino

A Vitae Futurekids, empresa especializada no desenvolvimento e na implantação de soluções para a Educação, lançou no Brasil três programas educacionais pioneiros, que prometem transformar o modo de ensino e aprendizagem nas escolas, especialmente as da rede pública, tão carentes de modelos inovadores. O lançamento ocorreu na última quinta-feira (15/4) no Teatro Renaissance, em São Paulo. Mais de 350 pessoas de todo o país participaram do “Escola de Alto Desempenho – Seminário Internacional de Práticas Inovadoras para a Educação”.

Dois desses programas foram criados por respeitados educadores norte-americanos e já são adotados em vários países do mundo, como Estados Unidos e Alemanha: a “Aprendizagem Sistêmica”, apresentada no evento por seu criador, o Dr. Spencer Kagan, psicólogo, psiquiatra e mestre em Educação; e o “Pró-Família”, desenvolvido na Universidade de Harvard (EUA) pelas educadoras Karen Mapp, Anne Henderson e Vivian Johnson, também presentes no seminário..

O encontro reuniu prefeitos, secretários de Educação e outras autoridades ligadas à área educacional de 62 municípios de todas as regiões do país, entre eles o de capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza e vários do interior paulista, como Cubatão, Osasco, Guarulhos, Marília, Diadema, Bauru e São José dos Campos.

Durante sua apresentação, Kagan criou algumas situações com a platéia para demonstrar meios de proporcionar maior integração entre os alunos em sala de aula, um dos fundamentos da metodologia “Aprendizagem Sistêmica”. A intenção é que o aprendizado aconteça de forma cooperativa, desenvolvendo entre os estudantes habilidades sociais e de relacionamento. O educador também apresentou estudo feito nos Estados Unidos que comprovou que alunos submetidos à essa metodologia registraram aumento na média das notas escolares. No geral, o rendimento dos estudantes cresceu cerca de 28%. “Não mudamos o que é ensinado, mas apenas a estratégia, a forma de ensinar”, explicou.



O “Pró-Família” também suscitou muito interesse entre os participantes do encontro. O programa promove visitas dos professores à casa dos alunos, a fim de que conheçam pais, irmãos e o modo de vida da família. Tem como objetivo criar uma relação mais afetiva entre pais, professores e alunos, obtendo o apoio da família no processo educativo, de forma a melhorar o aprendizado, bem como a diminuir a evasão escolar. “O envolvimento da família é um ingrediente importante para o bolo de desenvolvimento do aluno. Sem ele, o bolo não cresce”, afirmou a doutora em educação Anne Henderson, uma das mentoras do programa.

Mas, para que os resultados sejam efetivos, a estrutura de gestão escolar precisa acompanhar todas essas mudanças no modo de pensar a Educação. Por isso, foi lançado no seminário também o programa "Qualificação de Gestores da Educação" - desenvolvido para a Vitae Futurekids por especialistas brasileiros, graduados na área de Administração, Pedagogia, Filosofia, Psicologia e História. Por meio dele, diretores e vice-diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e lideranças das secretarias de educação aprenderão técnicas gerenciais inovadoras, com a ajuda de consultores e executivos, sempre com foco na administração escolar.

Os educadores e gestores educacionais presentes saíram entusiasmados do encontro. Muitos, inclusive, pretendem sugerir a implantação desses programas na rede de ensino público de seus municípios. “Gostei muito das idéias que foram apresentadas, de toda a contextualização. Já consigo visualizar algo para nossa realidade”, afirmou Maria Aparecida Cardoso Pinto, diretora do Departamento de Educação Municipal da cidade de Extrema, em Minas Gerais. Ao abrir o evento, o presidente da Vitae Futurekids, Luís Namura, afirmou que o compromisso da empresa é “escrever uma nova página da educação brasileira”.