Nossos Vídeos

quarta-feira, 7 de abril de 2010

TUCCA promove campanha para o diagnóstico precoce do retinoblastoma

Por conta do Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado dia 8 de abril, a TUCCA, associação que trabalha pela cura de crianças e adolescentes carentes com câncer, promove uma campanha para o diagnóstico precoce do retinoblastoma – um tipo de câncer ocular.

De acordo com o Dr. Sidnei Epelman, oncologista pediátrico, presidente da TUCCA – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer e presidente da INCTR – Associação Internacional para Tratamento e Pesquisa do Câncer, é possível identificar este tipo de câncer ocular em uma criança através de uma simples fotografia com flash.

O retinoblastoma pode ser tratado localmente, desde que a doença seja identificada logo no início. Entretanto, a demora no diagnóstico e, consequentemente, no tratamento pode provocar a perda da visão e até mesmo a morte.

www.tucca.org.br/midia/21nov.asp

Sobre a TUCCA

A TUCCA é uma instituição sem fins lucrativos que oferece tratamento de última geração a crianças e adolescentes carentes com câncer, vindos de todo o Brasil, em seu ambulatório-modelo, na periferia de São Paulo. Em 12 anos de atividade, já tratou mais de 1.200 pacientes, com taxas de cura comparáveis aos principais centros de oncologia pediátrica da Europa e Estados Unidos.

Para otimizar recursos, a TUCCA mantém uma parceria com o Hospital Santa Marcelina e aplica os valores arrecadados direta e exclusivamente no que o SUS não tem condições de oferecer, de forma a se obter o melhor tratamento e a cura, sem custos aos pacientes e sem fila de espera.
Além do tratamento do câncer, atua também na pesquisa, diagnóstico precoce, capacitação de profissionais e conta com uma equipe multidisciplinar que assiste o paciente e sua família até que fiquem completamente bem. Para arrecadar recursos, a TUCCA faz uma série de ações ‘Pela Cura’. Desde sua fundação, a TUCCA é presidida pelo oncologista pediátrico Sidnei Epelman e por sua esposa, a psicanalista Claudia Epelman.