Nossos Vídeos

terça-feira, 6 de abril de 2010

Santana Parque Shopping realiza evento em homenagem ao Dia do Índio

Índios Kariri-Xocó fazem apresentações de cantos e danças, feira de artesanato e palestra em sua língua materna; Exposição fotográfica homenageia também os índios Guarani

De 16 a 25 de abril, o Santana Parque Shopping realiza a exposição fotográfica “Os Índios Guarani”, com imagens de um dos maiores povos indígenas do Brasil - que já foram mais de 2 milhões e hoje somam cerca de 30 mil pessoas -, cedidas pelo Museu do Índio do Rio de Janeiro (www.museudoindio.org.br). A iniciativa é uma homenagem ao Dia Nacional do Índio, comemorado dia 19/04.
O ponto alto do evento acontece no dia 18 de abril (domingo), com a presença dos índios Kariri-Xocó, de Alagoas, que falarão (com tradução simultânea) sobre sua cultura, a vida e o cotidiano na aldeia. Na ocasião, será apresentado o Toré, conjunto de cantos e danças que expressam os acontecimentos históricos e culturais de seu povo.
Tocado com um instrumento musical chamado maracá, o Toré usa como ritmo os batimentos do coração, respeitando e seguindo o ritmo da vida. Para os índios, quem traz o maracá na mão está com o Planeta Terra e é capaz de movimentar o mundo, daí o porquê de ser dançada em círculos, que representam os movimentos da Terra, do Sol, da Lua e do “círculo da vida”.
Também durante o domingo (18/04), haverá uma feira de artesanato com exposição e venda de objetos produzidos pelos Kariri-Xocó. A renda obtida será destinada integralmente à preservação da cultura dos índios.
SERVIÇO: Evento em homenagem ao Dia do índio
De 16 a 25 abril – Exposição “Os Índios Guarani”
Especial: Dia 18 de Abril - Apresentações de Dança, Palestra e Feira de Artesanato do povo Kariri-Xocó (tribo do estado de Alagoas)
LOCAL: Praça de Eventos do Santana Parque Shopping
ENDEREÇO: Rua Conselheiro Moreira de Barros, 2780 – Santana (Alt. do nº 5.000, da Av. Engenheiro Caetano Álvares)
INFORMAÇÕES: (11) 2238-3002 - www.Santanaparqueshopping.com.br
ESTACIONAMENTO: Até 4 Horas – R$ 4,00 + R$ 1,00