Nossos Vídeos

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Volta às aulas estimula procura por capacitação

Educação a distância é uma boa opção para quem tem pouco tempo e quer adquirir conhecimentos

A cada início de ano, principalmente quando as escolas e universidades retomam suas atividades, a maioria das pessoas inclui em seus planos alguma atividade educacional a fim de aumentar suas chances de entrar no mercado de trabalho, ou com o objetivo de buscar uma promoção. Isso inclui o interesse por um curso de graduação, uma segunda língua, uma pós-graduação, ou ainda, um curso de capacitação profissional. Este último pode ser uma solução simples e eficaz para quem precisa melhorar seu currículo profissional com baixo investimento e em curto prazo.

Dentre as opções de cursos complementares voltados para a capacitação profissional, um deles é bastante conhecido e cada vez mais exigido pelos recrutadores das organizações: o Excel. Hoje muitas empresas especializadas em treinamento corporativo ofertam esse curso e, frequentemente, enchem as caixas de e-mail com propostas de cursos, do básico ao avançado. Mas o que é esta ferramenta e porque ela é tão importante para o desempenho de muitas funções?

O Excel é um programa de gerenciamento desenvolvido pela Microsoft, é uma ferramenta que permite o usuário desenvolver planilhas de controle, relatórios dos mais simples aos mais complexos, gráficos de visualização e análise de desempenho. Ele também possibilita o desenvolvimento de apresentações de produtos ou serviços, agendas, fórmulas e facilita a realização de operações matemáticas envolvendo das quatro operações primárias.

De acordo com a coordenadora de treinamento e desenvolvimento do Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE-PR), Alessandra Debas Brito, o Excel é um aplicativo exigido em todos os tipos de trabalho e, em algumas empresas, é pré-requisito para admissão e promoção a novos cargos. “O conhecimento desta ferramenta está se tornando um diferencial competitivo para as pessoas e é indispensável no dia a dia das empresas. Além de contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento das competências, desenvolve o raciocínio lógico e matemático. O Excel contribui, também, para a melhoria da qualidade e produtividade dos serviços, e aumenta as oportunidades de ingresso no mercado de trabalho, seja como estagiário ou empregado”, comenta a coordenadora do CIEE, que oferece o curso gratuitamente aos alunos cadastrados na instituição.

Aprendendo dentro da própria empresa

Alguns profissionais podem realizar este e outros cursos de capacitação sem custo algum e sem ter que sair da empresa onde trabalha. A Dtcom, empresa de comunicação e educação corporativa a distância, com sede em Curitiba, desenvolveu a Série Profissional Planilhas Aplicadas, que compreende os níveis básico e intermediário do Excel. As aulas são disponibilizadas a todos os clientes espalhados pelo Brasil por meio da transmissão via satélite. De acordo com o coordenador de desenvolvimento de TI da Dtcom, Newton Ceccon, o curso de Excel por meio do EAD é uma oportunidade para os profissionais se capacitarem sem ter que investir muito tempo ou dinheiro. “O Excel é uma ferramenta primordial para a maioria dos profissionais, e todos os colaboradores das organizações que possuem o Sistema Dtcom têm a oportunidade de aprender ou ampliar seus conhecimentos por meio dele, sem investimento e sem precisar se deslocar até uma escola”, relata Ceccon, que desenvolveu o conteúdo do curso de Excel.

Os cursos de Excel Básico I e II estão disponíveis no canal de Autodesenvolvimento do Sistema Dtcom em vários horários no mês de fevereiro, apenas para empresas assinantes. Mais informações podem ser encontradas no site http://www.dtcom.com.br/