Nossos Vídeos

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Passeios gratuitos para Roteiros Culturais do Maciço de Baturité

Passeios gratuitos levam visitantes de Guaramiranga, durante o Festival Jazz & Blues, para conhecer Roteiros Culturais do Maciço de Baturité

Que o Maciço de Baturité é uma das mais belas paisagens serranas da região Nordeste, rica de sua vegetação típica da Mata Atlântica e banhada de cachoeiras, isso muita gente já sabe. Fazendas de café, de flores, edificações centenárias e as mais diversas manifestações culturais compõem esse cenário que anualmente atrai visitantes do próprio estado e dos mais diversos locais.

Nos quatro dias do Festival Jazz & Blues em Guaramiranga quem estiver no carnaval jazzístico terá a oportunidade de conhecer atrativos turísticos e culturais da Região do Maciço de Baturité por meio de Roteiros Culturais, que integram o projeto Cultura e Geração de Renda dos Acordes do Jazz. A iniciativa vai abranger pontos históricos, culturais e naturais, que compõem o patrimônio histórico material e imaterial, manifestações da cultura popular e religiosidade, construindo na população e nos visitantes da região um novo olhar sobre esses lugares, seus aspectos culturais, bem como um sentimento de preservação.

Foram criados quatro roteiros diferenciados, passando pelos municípios de Guaramiranga, Baturité, Mulungu, Aratuba e Pacoti. São eles: “Fé, Flores, Sabores”, “Manifestações Culturais”, “Igrejas e Mosteiros” e “Roteiro do Café”. Diariamente, das 9h às 16h, na sede da Secretaria do Meio Ambiente de Guaramiranga, na Praça do Teatro Rachel de Queiroz, pessoas e grupos de visitantes podem se inscrever para o roteiro que mais interessar. Os passeios são gratuitos e o visitante pode escolher em ir de van, com outros visitantes, ou no próprio carro. Cada passeio terá duração de duas a três horas.

Para os Roteiros Culturais estão sendo capacitados 30 jovens de cinco municípios do Maciço, com idades de 16 a 18 anos. Eles vão trabalhar como “condutores dos visitantes”. Estes jovens guias vão fazer as visitas nas vans ou nos carros dos visitantes inscritos, mostrando os caminhos e informando sobre as particularidades de cada atrativo.

Por seu caráter multiplicador, o projeto Roteiros Culturais dará continuidade às suas atividades de maneira sustentável depois do período do Carnaval. A idéia é atuar em momentos de alta circulação de turistas, colaborando com o desenvolvimento econômico, social e cultural para a região.

O projeto Cultura e Geração de Renda nos Acordes do Jazz, que inclui os Roteiros Culturais, foi aprovado pelo Fundo Estadual de Cultura - Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, com apoio da Handara e das prefeituras municipais de Guaramiranga, Baturité, Aratuba, Mulungu e Pacoti, e apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – SECULT.

O 11º Festival Jazz & Blues é uma apresentação do Instituto Votorantim, com patrocínio da Cagece e do Governo do Estado do Ceará. Apoio: Coelce, Endesa Fortaleza, Banco do Nordeste e BNDES. Apoio Cultural: Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Lei Rouanet). Promoção: Diário do Nordeste. Realização: Via de Comunicação e Cultura.

OS ROTEIROS CULTURAIS

Roteiro FÉ, FLORES E SABORES

• Igreja Matriz de Mulungu – A Igreja Matriz da cidade tem estilo moderno e localiza-se no pico de um outeiro de onde se pode avistar toda a cidade.

• Monumento a São Sebastião (Mulungu) - Padroeiro da cidade, o monumento a São Sebastião conta com uma via sacra com 14 imagens esculpidas em cimento.

• Restaurante Marrocos (Mulungu) – Podendo se deliciar com o prato típico da região de Mulungu – Galinha Caipira.

• Restaurante Hofbraunhaus (Mulungu) - Dispondo de bela vista do maciço, é especializado na culinária alemã.

• Restaurante La Dolce Vita (Mulungu)

• Mirante (Mulungu) - Mirante onde se avista os sertões de Caridade e Canindé.

• Casarão dos Pereira (Aratuba) – Casarão centenário, construído por escravos, situado na entrada da cidade.

• Igreja Matriz São Francisco De Paula (Aratuba) - Igreja em estilo barroco datada de 1866, localizada no ponto mais central da sede.

• Estufas de Flores (Aratuba) - No local podemos apreciar gypsophilas, rosas, lisiantes, astes, tangos e gerberas. A produção é exportada para a Europa.

Roteiro MANIFESTAÇÕES CULTURAIS

• Museu da Fotografia (Guaramiranga) – Horário: 9h às 17h.

• Apresentação de Reisado com o Mestre da Cultura Sr. Vicente Chagas (Guaramiranga) – Domingo: 16h às 17h – Praça de Guaramiranga

• Visita à Dona Zilda Eduardo – Mestra da Cultura

• Sr. Pedro Alves (Pedro Balaieiro) (Guaramiranga) – Mestre da Cultura

• Exposição de fotos dos Prédios Históricos de Pacoti (grafite) (Pacoti) - Galeria Raimundo Siebra - Essa denominação foi para homenagear o filho ilustre dessa terra, Raimundo Siebra, autodidata, nascido nos fins do século XIX.

Roteiro IGREJAS E MOSTEIROS

• Mosteiro dos Jesuítas (Baturité) - Imponente monumento em pedra tosca, projetado por um arquiteto francês e constuído em 1924. 9h às 17h

• Convento dos Capuchinos (Guaramiranga) – Na década de 30 missionários capuchinos vindos da Itália instalaram-se na serra e construíram um sólido e bonito convento ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes e implantaram a ordem presente até os dias atuais, sob a liderança de freis brasileiros.

• Igreja Nossa Senhora da Conceição (Guaramiranga) - Construída no final do século XIX no ano de 1873. Arquitetura predominantemente em estilo clássico.

• Cenotáfio Donaninha Arruda (Pacoti) - Um dos principais pontos turísticos do lugar, contemplado pela sua bela arquitetura e uma história que chama atenção de quem a ouve.

• Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição (Pacoti) - Construída em 1880 é uma das mais antigas edificações do município. Na Praça da Matriz encontra-se uma estátua do Pe. Quiliano Mitnacht, sacerdote alemão que morou em Pacoti e foi importante figura na cidade.

• Colégio Instituto Imaculada Conceição - Construído em 1932, sempre serviu de casa de formação educacional e religiosa. Durante muitos anos, funcionou como internato e recebia as noviças das filhas da caridade de São Vicente de Paulo.

Roteiro do CAFÉ

• Visita ao Museu do Engenho (Reserva Handara) (Guaramiranga) – Complexo onde o visitante pode conhecer todo o processo da produção do café, além de apreciar uma maquete de toda a região do Maciço de Baturité e peças antigas da cultura serrana. Na visita há degustação de caldo de cana, cachaça e outras iguarias e o visitante poderá comprar peças na feira de Guaramiranga.

• Visita à Fazenda Floresta (Guaramiranga) – Localizada no distrito de Pernambuquinho, a Fazenda Floresta produz café orgânico e cachaça de banana. O visitante pode comprar esses produtos no local.

• Sítio Águas Finas (Guaramiranga) – Tradicional plantação de Café.

SERVIÇO

Roteiros Culturais no Festival Jazz & Blues 2010 – De 13 a 16 de fevereiro em Guaramiranga. Inscrição para os roteiros, das 9h às 16h, na sede da Secretaria do Meio Ambiente de Guaramiranga (Praça do Teatro Rachel de Queiroz). A duração de cada roteiro é de duas a três horas. Informações: 85-3262.7230. Site www.jazzeblues.com.br.