Nossos Vídeos

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Cursos de Especialização e de Extensão em Ortodontia do CETAO estão com inscrições abertas

Muito além de dentes esteticamente alinhados, a Ortodontia busca o equilíbrio entre ossos, músculos e dentes, que será refletido em saúde e beleza facial.

A Ortodontia está entre as especialidades com maior avanço científico, técnico e tecnológico, dos últimos tempos, fato que pode ser comprovado pelo número de pesquisas e publicações científicas na área, como também pelo crescimento da indústria do setor. Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil tem cerca de 7 mil e 800 ortodontistas e ortopedistas em atuação. A média de crescimento do número de profissionais da área é de 33% ao ano, uma das maiores dentre as especialidades odontológicas. “Mas todo esse avanço não produz efeitos sozinhos. O dentista precisa ter base científica para escolher as melhores técnicas, para saber como dominá-las e para decidir qual a conduta mais indicada a seguir, principalmente no momento do diagnóstico e do planejamento do caso”, defende o Prof° Dr° Jorge Abrão, coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia do CETAO.
Se não houver uma boa abordagem do problema ortodôntico nestas duas determinantes etapas, problemas podem surgir. “Um tratamento mal conduzido pode ser muito longo, acarretando um custo maior para o paciente, além de desencadear um desgaste no relacionamento dentista-paciente. A importância do diagnóstico e do planejamento precisos é bastante ampla, pois um único equívoco pode comprometer a função mastigatória do paciente, provocar dores, alterar sua estética facial e fragilizar psicologicamente o indivíduo”, conta Abrão.
Outro fator importante para a boa formação dos novos especialistas em Ortodontia é a compreensão da interdisciplinaridade na Odontologia. Muito além de dentes esteticamente alinhados, a Ortodontia busca o equilíbrio entre ossos, músculos e dentes, que será refletido em saúde e beleza facial. Desta forma, “durante o tratamento ortodôntico, o especialista em Ortodontia deve perceber que a saúde periodontal também deve receber atenção especial. Se for necessário, um tratamento endodôntico prévio, este também deve ser feito. A Implantodontia e a Prótese também são complementares à Ortodontia nas reabilitações que envolvem movimentos de dentes e na complementação estética, após o fim do tratamento”, explica Abrão.
“A escolha pela especialidade deve ser feita com critério. O cirurgião-dentista que pensa em especializar-se em Ortodontia deve estar seguro de sua opção, pois a especialidade só traz satisfação quando exercida com seriedade, ética e ciência”, defende Jorge Abrão, que também é Prof° Livre-Docente do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da FOUSP.
Curso de tratamento ortodôntico em adultos
A demanda de pacientes adultos nos consultórios de Ortodontia é cada vez maior. Diversos motivos são enumerados para justificar este fenômeno. Neste rol estão a modernização dos aparelhos ortodônticos, a conscientização das vantagens estéticas e funcionais deste tratamento e um aumento da exigência estética entre os adultos que, atualmente, mantêm uma vida social, afetiva e profissional até a terceira idade.

É considerado adulto o paciente acima de 18 anos de idade, no qual o crescimento formativo já está completo e a manipulação através da terapia ortopédica não apresenta resultados satisfatórios. Além desta ausência de crescimento, o paciente adulto apresenta, quando comparado a jovens e crianças, diferentes características psicossomáticas e periodontais. “Os adultos mostram características diversas dos adolescentes, não apresentam crescimento ativo e suas aspirações mediante o tratamento são definidas, isto é, desejam um tratamento rápido e que elimine suas queixas”, diz a Profª Liliana Ávila Maltagliati, coordenadora do Curso de Tratamento Ortodôntico em Adultos do CETAO.

Para o paciente adulto é importante determinar com clareza a sua queixa principal, que geralmente é estética, mas pode estar relacionada a alterações funcionais como problemas periodontais, articulares ou associado a perdas dentárias. “O planejamento do tratamento deve ser elaborado com o objetivo de solucionar o problema identificado pelo paciente, buscando o máximo de satisfação, com o mínimo de perda periodontal ao final do tratamento”, diz professora do CETAO.

Informações e inscrições

Saiba mais sobre o Curso de Especialização em Ortodontia do CETAO, acessando:
http://www.cetao.com.br/areas.asp?id=105&idc=36

Para informações sobre o Curso de Tratamento Ortodôntico em Adultos e para conhecer os demais cursos de extensão em Ortodontia do CETAO, acesse:
http://www.cetao.com.br/areas.asp?id=116&idc=48

SOBRE O CETAO:
O CETAO é uma Instituição de Ensino Superior, reconhecida pelo Ministério da Educação, que promove cursos de extensão e especialização em Odontologia. Fundada há 12 anos, está presente em 07 países, ministrando cursos para dentistas no Brasil e no exterior.
http://www.cetao.com.br/
http://carreiraodontologica.wordpress.com/
http://twitter.com/cetao