Nossos Vídeos

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Rede de Educação Adventista começa 2010 com 4% de incremento dos alunos

Neste mês, mais de 140 mil alunos do ensino fundamental, médio e superior das instituições da Rede de Educação Adventista voltam às aulas em todo o Brasil. A Rede, que conta com 455 escolas, colégios e centros universitários no Brasil, começa as atividades de 2010 com um incremento de 4% do número total de estudantes. E, na mochila, novidades: dois projetos que vão destacar o papel social da Rede.
Nos primeiros seis meses, um dos enfoques da Rede de Educação Adventista será o de preservação do meio ambiente. Está programada, para o dia 13 de maio, uma grande mobilização dos alunos, professores e funcionários para diferentes ações ambientes em todas as regiões brasileiras. O projeto chamado Um Dia de Esperança para o Planeta vai contar com iniciativas como, por exemplo, a distribuição de milhares de kits ecológicos compostos de garrafas PET recicláveis, terra e sementes de flores. A intenção é que a população se conscientize da importância de plantar sem agredir ainda mais a natureza. Outras ações envolverão projetos das escolas, colégios e universidades para adoção de praças, limpeza de córregos, rios e praias, reciclagem e coleta seletiva de lixo, além de um forte trabalho pedagógico em sala de aula, o que tornará a atividade algo consistente e não apenas pontual. Em estados como São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, atividades ambientais já fazem parte da rotina de diversos estabelecimentos de ensino da Rede de Educação Adventista há mais tempo com ótimos resultados.
Já no segundo semestre, a Rede de Educação Adventista no Brasil vai abordar, teoricamente e na prática, junto aos alunos, conceitos de combate à violência doméstica praticada contra mulheres, crianças e idosos. O projeto chamado Quebrando o Silêncio será trabalhado em sala de aula com orientações importantes e através de ações diretas junto à comunidade como a distribuição de panfletos com dicas e recomendações para as famílias em relação ao assunto. "Entendemos a educação como algo que integralmente deve fazer a diferença na vida dos alunos, por isso desenvolvemos projetos sociais ao longo do ano com toda a comunidade escolar de maneira unificada, inclusive em outros sete países sul-americanos", afirma Carlos Mesa, diretor da Rede de Educação na América do Sul.
Outras novidades- Para 2010, o Portal da Educação Adventista (www.educacaoadventista.orgbr) será ampliado e atenderá, além das escolas e colégios no Brasil, também a Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru e Equador. No caso do Brasil, neste ano há um projeto da Rede de Educação para intensificar o preparo de alunos para as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), que agora é obrigatório e tem servido de importante parâmetro para ingresso nas universidades.