Nossos Vídeos

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Cidadania - Projeto Leiturativa

Projeto Leiturativa promove encontro com Contardo Calligaris na Penitenciária Feminina do Butantã

O Projeto Leiturativa - apoiado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) - promove na próxima quinta-feira, 11 de fevereiro mais uma edição do "Encontro com o Autor", cujo convidado é o psicanalista, Contardo Calligaris.

O "Encontro com o autor", leva um escritor para participar de uma roda de leitura realizada nas unidades prisionais atendidas pelo "Leiturativa". A intenção, segundo os idealizadores do projeto, Durvalino Peco e Wagner Silva- aluno e ex-aluno da FESPSP (respectivamente) é aproximar os reeducandos - presos que participam de atividades voltadas à (re)inserção social - destas personalidades, afim de incentivar neles o desejo de escrever.

"A ideia é mostrar a eles que escrever um livro não é realidade tão distante e que os autores, por mais sucesso que façam, também é gente como a gente." Declarou Silva.

O encontro com Calligaris será realizado na Penitenciária Feminina do Butantã às 15h00.

Sobre o Leiturativa

Criado em 2004, o Projeto Leiturativa é uma iniciativa de incentivo à leitura e de criação de bibliotecas nas unidades prisionais no Estado de São Paulo. Em 2009, foi contemplado com 60 mil no concurso de Fomento e Difusão de Produção Cultural pelo seu trabalho de incentivo à leitura, para ampliação de suas ações, também levou o prêmio Machado de Assis de Incentivo à Leitura, do Ministério da Cultura, em 2008 e o Prêmio "Cidadania Sem Fronteira", em 2007.

FESPSP: 76 anos de tradição, pioneirismo e inovação

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, cujo fim é a manutenção de escolas voltadas ao ensino e à pesquisa em nível superior. Criada em 27 de abril de 1933, por iniciativa de pouco mais de uma centena de figuras eminentes da sociedade paulistana, dentre as quais se destacam os dirigentes das principais entidades de ensino de São Paulo. A FESPSP é orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade.

Hoje, a FESPSP mantém a Escola de Sociologia e Política (ESP), a Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FaBCI), a Faculdade de Administração (FAD) e a Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais (EPG). O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino e à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos projetos desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.