Nossos Vídeos

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Auditório superior do Tuca recebe nome de Paulo Freire

Professor foi um dos maiores educadores do século 20


No próximo dia 25/2, Paulo Freire (1921-1997) recebe homenagem na PUC-SP, que passa a denominar o auditório superior do Tuca com o nome do educador. Na ocasião, acontece o evento Paulo Freire, Vive!, no auditório principal do teatro, a partir das 20h, com entrada franca. Haverá uma aula magna com o reitor Dirceu de Mello e a professora Luiza Erundina, além da presença do cardeal Dom Odilo Pedro Scherer (grão-chanceler da PUC-SP). A apresentação será do professor Mario Sergio Cortella. O evento contará também com a participação de Ana Maria Freire, viúva de Paulo Freire, e do Coral da PUC-SP, o Cuca.

Promovido pela Reitoria, Fundação São Paulo e Cátedra Paulo Freire (pós em Educação: Currículo), o evento é aberto. A homenagem marca trinta anos de acolhida de Paulo Freire na PUC-SP, quando, em 1980, o educador voltou do exílio imposto pelo Regime Militar. Até 1997, ano em que faleceu, Freire deu aulas, pesquisou e orientou trabalhos no Pós em Educação: Currículo da PUC-SP. Saiba mais.

PUC-SP e Universidade Autônoma de Madri discutem atualidades do Direito Tributário

Estão abertas até 6/3 as inscrições para o Congresso Hispano-Brasileño sobre problemas actuales Del Derecho Tributário, que acontece nos dias 8 e 9/3 na PUC-SP. Dirigido a estudantes de Direito, professores, advogados, juízes e procuradores, entre outros, o seminário tem como proposta propiciar aos participantes o conhecimento das correntes doutrinárias que orientam o Direito Tributário Espanhol e o Direito Tributário Brasileiro, aliando a exposição de questões teóricas às implicações práticas, sempre sob a perspectiva de problemas atuais enfrentados em ambos os ordenamentos jurídicos, promovendo, assim, o intercâmbio de informações técnico-jurídicas como instrumento de integração. Saiba mais.

Filosofia: palestra sobre John Stuart Mill

O Pós em Filosofia promove no dia 23/2, às 15h, a palestra John Stuart Mill e a "virada linguística", com o professor Lucio Lourenço Prado (Unesp). A palestra acontece na sala 4E-16, (4º andar, Prédio Novo), no campus Monte Alegre.

Direito: lançamento de livro

No dia 25/2, às 19h, a professora Teresa Arruda Alvim Wambier (Faculdade de Direito) participa do lançamento do livro O moderno processo civil, de Neil Andrews (Universidade Cambridge). A docente da PUC-SP é responsável pela versão em português da obra. O lançamento ocorre no British Centre (Rua Ferreira de Araujo, 741).

Revista de Estudos da Religião tem nova edição

A nova edição da Revista de Estudos da Religião (Rever) aborda o tema Psicologia da Religião. A publicação é feita pelo pós em Ciências da Religião e aborda, em sua nona edição, temas como a interface entre religião, cultura e psicologia. Saiba mais.

Michalis Kontopodis participa de jornada acadêmica na PUC-SP

O professor Michalis Kontopodis (Humboldt University Berlin e Institute of European Ethnology) participa de jornada acadêmica na PUC-SP, na primeira quinzena de março. Representante da International Society for Cultural and Activity Research (Iscar), Kontopodis faz parte de um grupo de estudos sobre problemas de aprendizagem na concepção vygotskyana, na Europa e no Brasil. Confira a programação.

Nu-Sol promove aula-teatro Foucault, intempéries

O Núcleo de Sociabilidade Libertária (Nu-Sol) promove sua sexta aula-teatro Foucault, intempéries, dias 1 e 2/3, às 19h30, no Tucarena. Os interessados deverão retirar o ingresso gratuito para apresentação no mesmo dia, a partir das 18h30.

Cultura

Acompanhe a programação completa do Tuca
Veja a agenda de espetáculos e cursos do teatro da PUC-SP.

Educação Continuada

Confira todos os cursos de especialização, extensão e aperfeiçoamento da PUC-SP
A Cogeae PUC-SP está com inscrições abertas para cursos em todas as áreas.

Pesquisa científica

Veja as defesas de teses e dissertações da semana
Acompanhe a agenda de defesas de mestrado e doutorado realizadas na PUC-SP.