Nossos Vídeos

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Técnica corrige desequilíbrios corporais

Técnica corrige desequilíbrios corporais relacionados à postura e disfunções ortopédicas

Podoposturologia teve origem na França e chegou ao Brasil em 1997

Muitas dores apresentadas pelo corpo podem ter origem no tipo de pisada, que causam desequilíbrios corporais relacionados com a postura e com disfunções ortopédicas originadas nos pés. E, por meio de técnicas não invasivas, como a Podo posturologia é possível fazer a correção destes desequilíbrios, eliminando os sintomasque surgem no corpo.

Segundo o fisioterapeuta Afonso Salgado, Mestre pela Unesp, Doutorando pela UniCastelo – SP em engenharia Biomédica, a Podoposturologia é um método de correção feito com técnicas manuais e correção com órteses plantares com estímulos mecânicos e proprioceptivos relacionados ao sistema nervoso.

“A técnica avalia as entradas sensório-motoras que podem perturbar a postura como: Oclusão dentária, Vestíbulo Coclear – labirintos, Óculo-motor e Podal. E depois de uma avaliação mais detalhada, percebemos que um determinado tipo de pisada pode resultar em uma alteração do funcionamento do tornozelo. Para se adaptar, os joelhos irão se sobrecarregar para compensar a alteração de tornozelo; e o quadril e a pelve, por sua vez, também se sobrecarregarão pela alteração existente no joelho. Assim sucessivamente até que uma estrutura ou articulação no corpo não consiga se adaptar ao estímulo, provocando as dores”, explica o fisioterapeuta Afonso Salgado, da clínica Salgado Saúde Integral e Reabilitação.

Para fazer uma boa avaliação, a Podoposturologia utiliza a Baropodometria computadorizada, ou seja, um equipamento que possui uma plataforma de pressão que através de sensores capta as pressões plantares e também os deslocamentos do corpo no espaço. Esta plataforma auxilia os profissionais para determinar o diagnóstico das alterações plantares e o melhor tipo de tratamento para cada caso.

“A avaliação será feita sempre direcionada aos desequilíbrios do paciente, sendo eles estáticos, dinâmicos ou da postura. O equilíbrio, essencial no controle postural, também é avaliado com a plataforma. Para fazermos as correções, utilizamos técnicas manuais e exercícios e, quando necessário, a palmilha com os estímulos podais é indicada”, afirma Afonso Salgado.

Os estímulos são feitos com elementos confeccionados em EVA (borracha feita da mistura de alta tecnologia de Etil, Vinil e Acetato) e espuma com densidades e espessuras diferentes, que dependendo de cada caso serão inseridos na palmilha. E a indicação das palmilhas é feita com base nos resultados da avaliação.

“Com o resultado da avaliação, vamos definir o tipo de estímulo que o paciente precisa e faremos a adaptação das palmilhas para o seu tipo de pé através do processo de termomoldagem. Isso favorece o maior contato dos pés com a palmilha e facilita a captação dos estímulos pelo sistema nervoso”, completa o fisioterapeuta da clínica Salgado Saúde Integral e Reabilitação.


Clínica Salgado Saúde Integral e Reabilitação
A clínica Salgado Saúde Integral e Reabilitação, fundada pelo fisioterapeuta, Mestre pela UNESP – SP e Doutorando pela UniCastelo – SP em engenharia Biomédica Afonso Salgado, é composta por 4 clínicas localizadas nas cidades de São Paulo, Sorocaba, Londrina e Maringá. Ao investir na promoção da saúde e qualidade de vida, a clínica busca estar sempre à frente no que se refere às inovações tecnológicas e Terapêuticas, aplicando principalmente técnicas como Microfisioterapia (técnica de fisioterapia manual que identifica a causa primária de uma doença ou sintoma e estimula a autocura do organismo), Osteopatia, Palmilhas Posturais, entre outras. http://www.salgadosaude.com.br/

Dr. Afonso Shiguemi Inoue Salgado, formado em fisioterapia pela UEL e ex-residente da Universidade de Medicina de Lyon, Centre Interdepartamentale Lyon e Hopital Delemont (Suíça), é pós-graduado pela Confederação Francesa de Fisioterapia Desportiva, Mestre em Cirurgia Experimental pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista Campus Botucatu pela UNESP-SP e Doutorando em Engenharia Biomédica – UniCastelo-SP. Autor de diversos livros – “Fisioterapia nas lesões de tornozelo”, “Técnicas proprioceptivas de tornozelo e joelho” e “Eletrofisioterapia”, Dr. Afonso fez estágios e especializações dentro e fora do Brasil nos principais centros de fisioterapia. Formou-se em Posturologia (França, Itália e Dinamarca), Terapia Manual (University of St. Augustine – USA, Utrecht – Holanda, Ecole St Maurice – França), Eletrofisioterapia, Cadeias Musculares de Leopold Busquet (ex-professor e Introdutor do método no Brasil), Medicina Ortopédica de Cyriax (Bélgica), Osteopatia e Osteoetiopatia (Bélgica), Mobilização do Sistema Nervoso (Suíça), Microfisioterapia (França), Uroginecologia (França), Introdutor do método no Brasil de Iso-stretching, representante no Brasil dos métodos de Equilíbrio Neuromuscular e Microfisioterapia, e Introdutor no Brasil do método Leitura Biológica.