Nossos Vídeos

sábado, 20 de fevereiro de 2010

SEGUNDO ENCONTRO DE LITERATURA E EROTISMO

SESC PINHEIROS APRESENTA O SEGUNDO ENCONTRO DE LITERATURA E EROTISMO DENTRO DO PROJETO ENTRELINHAS DO CORPO

SESC Pinheiros apresenta uma programação especial em fevereiro, trazendo um pouco de sutileza para o mês do Carnaval, período conhecido pela reverência ao corpo

No mês em que se comemora o Carnaval o SESC Pinheiros traz o segundo Encontro de Literatura e Erotismo. A programação é gratuita e será composta por debates, leituras e oficina e acontece no período de 20 a 27 de fevereiro, no Auditório e Sala de Atividades, 3º andar. A proposta deste encontro é levantar algumas reflexões sobre o corpo, suas transformações, exageros e sutilezas. Acima de tudo, como esse corpo aparece e se relaciona com a literatura. O projeto Entrelinhas do Corpo quer estimular a imaginação, aguçar o senso crítico e, claro, a ousadia dos leitores. Alice Ruiz, Márcia Tiburi, Ivana Arruda Leite, Marcelino Freire, Xico Sá, Cláudio Willer e Luiz Roberto Guedes são os convidados desta edição.

PROGRAMAÇÃO

Para o escritor João Ubaldo Ribeiro, as mulheres são grandes apreciadoras da literatura erótica.

Os homens, ainda segundo o escritor, não se interessam tanto pelo gênero quanto elas. A partir desta afirmação as escritoras Alice Ruiz e Ivana Arruda Leite falam de erotismo, literatura, corpo e experiências no debate O SEXO QUE A MULHER LÊ: UMA VISÃO FEMININA DO EROTISMO NA LITERATURA que acontece no Auditório dia 20/02, sábado, às 17h. Os ingressos são gratuitos e disponibilizados rede INGRESSOSESC a partir de 1º de fevereiro. Não recomendado para menores de 18 anos

Marcelino Freire coordena a oficina de criação de textos eróticos SOLTANDO A LÍNGUA. Nesta nova oficina, o escritor trabalha técnicas de como "desbloquear" o texto, de como avançar no seu projeto literário. Para isso, os participantes produzem textos eróticos em sala e discutem a produção de outros autores, em vários gêneros - conto, poesia, romance. Esta atividade acontece de 23 a 25/02, terça a quinta, das 19h às 22h, na Sala de Atividades, 3º andar. São oferecidas 30 vagas e as inscrições são gratuitas e acontecem pessoalmente na Sala de Leitura (2º andar) ou pelo telefone 3095.9494.

O debate EXPERIÊNCIA ERÓTICA: LEITOR E ESCRITOR acontece no dia 26/02, sexta, às 20h, reunindo Xico Sá, Cláudio Willer e Luiz Roberto Guedes. Os escritores têm trabalhos reconhecidos em literatura erótica e são também leitores do gênero. Neste encontro eles falam sobre sua dupla experiência erótica: são leitores e escritores do gênero. O local para este encontro é Auditório, 3º andar e os ingressos são gratuitos e disponibilizados na rede INGRESSOSESC a partir de 1º de fevereiro. Não recomendado para menores de 18 anos.


EROTISMO E DISCURSO: APARECIMENTO E CONSTRUÇÃO DO CORPO NA LITERATURA, segundo debate deste encontro traz a filósofa Márcia Tiburi e o escritor Evandro Affonso Ferreira. Ambos discutem questionamentos acerca do surgimento do corpo pela primeira vez na literatura, o que mudou na apresentação do corpo de lá para cá e se nos dias de hoje faz sentido falar em literatura erótica ou pornoerótica. Essas são algumas das questões levantadas por Márcia Tiburi durante o debate com Evandro Affonso Ferreira, que fará também leituras durante a atividade que acontece no Auditório, 3º andar, dia 27/02, sábado, às 17h. O evento é grátis e não recomendado para menores de 18 anos.

O projeto entra no segundo ano e teve em sua primeira edição participações de Marcelino Freire, Ivan Marques, Caco Galhardo, Gonçalo Júnior, João Silvério Trevisan, Ivana Arruda Leite e Ricardo Santhiago. Para Gissela Mate, animadora cultural do SESC Pinheiros e idealizadora do projeto “o namoro da literatura com o erotismo é antigo. Dizem os amantes do tema, que ao longo dos séculos a produção de literatura erótica foi amadurecendo e que nunca foi tão vasta quanto é hoje. Além de segredos sobre o corpo, as entrelinhas da literatura erótica nos revelam muito de como funcionam as relações sociais. Na trilha desta história foram muitos os Sade’s e Bocage’s que, antes de nós, encheram suas páginas de erotismo, abriram as portas da imaginação e aguçaram o senso crítico de muitos leitores” comenta.


SOBRE OS PARTICIPANTES

ALICE RUIZ
nasceu em Curitiba, PR, em 22 de janeiro de 1946. Começou a escrever contos com 9 anos de idade, e versos aos 16. Foi "poeta de gaveta" até os 26 anos, quando publicou, em revistas e jornais culturais, alguns poemas. Mas só lançou seu primeiro livro aos 34 anos. Aos 22 anos casou com Paulo Leminski com quem teve três filhos. Alice publicou, até agora, 19 livros, entre poesia, traduções e uma história infantil.Compõe letras desde os 26 anos - a primeira parceria foi "Nóis Fumo", atualmente a poeta tem mais de 50 músicas gravadas por parceiros e intérpretes.

CLAUDIO JORGE WILLER
nasceu em São Paulo em dezembro de 1940 - é um poeta, ensaísta, crítico e tradutor brasileiro. Graduado em Psicologia pela USP (1966) e em Ciências Sociais e Políticas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1963), obteve o título de Doutor em Letras, pela FFLCH-USP, na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, com a tese "Um Obscuro Encanto: Gnose, Gnosticismo e a Poesia Moderna". Como poeta, Willer distingue-se pelo caráter transgressivo de sua obra, ligada ao surrealismo e à geração beat.

Seus trabalhos estão incluídos em antologias e coletâneas, no Brasil e em outros países.
EVANDRO AFFONSO FERREIRA
Mineiro de Araxá, nascido em 1945, autodidata, foi redator publicitário por 20 anos. Montou um sebo com os 3.000 livros que tinha em casa e, no dia 26 de outubro de 2000, aos 55 anos, lançou seu primeiro livro, "Grogotó!", Editora Topbooks - Rio de Janeiro - 2000, com 73 contos pequenos, alguns com menos de 30 palavras, que trazem em si histórias inteiras, com fechos trabalhadamente inesperados, surpreendentes. Depois, vieram "Araã!" (2002), "Erefuê" (2004), "Zaratempô!" (2005) e "Catrâmbias!" (2006).

IVANA ARRUDA LEITE
nasceu em Araçatuba – SP, é mestre em sociologia pela USP e autora de diversas obras. Publicou alguns contos e romances, enfocados no universo feminino e juvenil. Seu primeiro livro, “Histórias da Mulher do Fim do Século”, foi publicado em 1997. A escritora também publicou contos nas revistas Ácaro, Coyote e PS.SP. Participou de diversas antologias como “Putas – o melhor do conto brasileiro e português”; “Geração 90: os transgressores”; “Ficções fraternas”, entre outros. Em 2006, seu livro Ao homem que não me quis foi indicado ao prêmio Jabuti

LUIZ ROBERTO GUEDES
nasceu em São Paulo, é poeta, escritor e tradutor. Letrista de música popular sob o pseudônimo de Paulo Flexa. É autor de Calendário Lunático / Erotografia de Ana K, Paixão por São Paulo - antologia poética paulistana, entre outros.

MARCELINO FREIRE
Agitador da cena cultural paulistana, o escritor Marcelino Freire é idealizador da Balada Literária, evento que reúne escritores pelo bairro da Vila Madalena. É autor de “Angu de Sangue”, “RASIF – Mar que arrebenta”, entre outros. Em 2002 idealizou e editou a Coleção 5 Minutinhos, inaugurando com ela o selo eraOdito editOra. É um dos editores da PS:SP, revista de prosa lançada em maio de 2003, e um dos contistas em destaque nas antologias Geração 90 (2001) e Os Transgressores (2003), publicadas pela Boitempo Editorial. Vive em São Paulo desde 1991.

MARCIA TIBURI
graduada em filosofia e artes e mestre e doutora em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Publicou as antologias As Mulheres e a Filosofia (Editora Unisinos, 2002), O Corpo Torturado (Ed. Escritos, 2004), e Mulheres, Filosofia ou Coisas do Gênero (Edunisc). Publicou os ensaios Uma outra história da razão (Ed. Unisinos, 2003), Diálogo sobre o Corpo (Escritos, 2004), Filosofia Cinza - a melancolia e o corpo nas dobras da escrita (Escritos, 2004), Metamorfoses do Conceito (ed.

UFRGS, 2005). Publicou os romances Magnólia

(2005) e a Mulher de Costas (2006), da série Trilogia Íntima (Ed. Bertrand Brasil). Em 2008 publicou Filosofia em Comum - para ler junto (Record). É professora do programa de pós-graduação em Arte, Educação e História da Cultura da Universidade Mackenzie, colunista da Revista Cult e participante do programa Saia Justa, do canal GNT.

XICO SÁ
nasceu em Crato, Ceará, 6 de outubro de

1962) é jornalista e escritor brasileiro. Começou a carreira no Recife e é atualmente colunista dos jornais Folha de S. Paulo, Diário de Pernambuco, Diário do Nordeste,O Tempo, de Belo Horizonte e Correio da Bahia. Também faz parte da bancada do programa "Cartão Verde" da "TV Cultura", todas as quintas-feiras, às 22:10hs, juntamente com o craque Sócrates, o jornalista Vitor Ernesto Birner e o apresentador Vladir Lemos. É parceiro musical do grupo Mundo Livre S/A. Nos anos 2000 participou do clipe da música Tenho, do cantor Sidney Magal. Em 2006 fez uma ponta no filme O Cheiro do Ralo e foi co-roteirista do longa-metragem Deserto Feliz, de 2007, dirigido por Paulo Caldas.

• SERVIÇO
PROJETO ENTRELINHAS DO CORPO – ENCONTRO DE LITERATURA E EROTISMO
Dias: 20, 23, 24, 25, 26 e 27 de fevereiro • terça, quarta, quinta, sextas e sábados , às 17 e 19 horas
Local: Auditório – 3º andar (100 lugares), Sala de Atividades, 3º andar (de 30 vagas)
Duração: 1h
Grátis
Não recomendado para menores de 16 anos

• SESC Pinheiros
Endereço: Rua Paes Leme, 195
Horário de funcionamento da Unidade - Terças a sextas, das 13 às 22 horas. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h horas.
Horário de funcionamento da Bilheteria: Terça a sexta das 10h às 21h30, aos sábados das 10h às 21h30, domingos e feriados das 10h às 18h30.
Tel: para informações: 11 3095.9400
Informações: 0800 118220
ESTACIONAMENTO – COM MANOBRISTA – VAGAS LIMITADAS
- Veículos, motos e bicicletas - Terça a sexta, das 7h às 22h; Sábado, domingo, feriado, das 10h às 19h - Horários especiais para a programação do teatro. Taxas: Matriculados no SESC: R$ 5,00 as três primeiras horas e R$ 0,50 - a cada hora adicional // Não matriculados no SESC: R$ 7,00 as três primeiras horas e R$1,00 - a cada hora adicional // Para atividades no Teatro: Preço único: R$ 5,00 Informações sobre outras programações ligue 0800 118220 ou consulte o site: http://www.sescsp.org.br/