Nossos Vídeos

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Biologia Molecular na Odontologia

Especialista discute em Campinas os avanços recentes das pesquisas sobre Biologia Molecular na Odontologia


A Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic convida especialista brasileiro

que atua no Laboratório de Estrutura e Dinâmica do Instituto Nacional de Saúde, situado em Bethesda, nos Estados Unidos, para palestra gratuita e aberta ao público amanhã, quarta-feira, dia 24, às 10h. A unidade de Campinas da São Leopoldo Mandic conta com modernos laboratórios de Biologia Molecular, nos quais são realizadas pesquisas sobre a influência de alterações moleculares em processos patológicos.

Os avanços das pesquisas de Biologia Molecular na Odontologia, assim como pesquisas envolvendo células-tronco poderão em um futuro não muito distante revolucionar os tratamentos dentários. Com o objetivo de divulgar as novidades e incrementar as discussões nessa área, a São Leopoldo Mandic promove na próxima quarta-feira, dia 24, em Campinas, interior de São Paulo, uma palestra com o pesquisador brasileiro Felipe Torquato Salles, PhD em Patologia Bucal.

Estudantes e profissionais da área de Odontologia poderão conhecer os estudos que estão sendo realizados no Laboratório de Estrutura e Dinâmica do Instituto Nacional de Saúde, situado em Bethesda, nos Estados Unidos e metodologias das pesquisas desenvolvidas com as proteínas actina e miosina, responsáveis pelos movimentos celulares e musculares.

A palestra, aberta ao público, será ministrada em português, das 10h às 12h30, no auditório Thomaz Ferrara Fiori Wassall, da Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic, em Campinas (Rua José Rocha Junqueira, 13). As inscrições podem ser feitas pelo telefone (19) 3211-3702 ou pelo e-mail comunicacao@slmandic.edu.br.

Esta não será a primeira vez que a São Leopoldo Mandic traz um convidado internacional para divulgar as novidades nas pesquisas na área de Biologia Molecular. No ano passado, a Faculdade recebeu o pesquisador inglês Paul Sharpe, do King's College. O grupo de pesquisadores chefiados por ele demonstrou como um dente pode ser formado a partir das células-tronco.

"As pesquisas que utilizam células-tronco servem de apoio para os demais tratamentos odontológicos. Uma limitação da Implantodontia, por exemplo, é a falta de ossos para a fixação dos dentes que se pretende implantar nos pacientes. Nesses casos as células-tronco podem auxiliar no desenvolvimento dos ossos", explica o responsável pelo Laboratório de Biologia Molecular da Faculdade São Leopoldo Mandic, Rui Barbosa de Brito Júnior.

O professor lembra que, atualmente, o foco dos pesquisadores é a construção de tecidos relacionados aos dentes. "Estas pesquisas estão relacionadas à Engenharia de Tecidos (uma linha de estudo com as células-tronco) que tem como objetivo substituir a polpa dentária inflamada ou necrosada por um tecido saudável e funcional, capaz de formar novo esmalte, dentina, polpa e ligamento periodontal para a reparação da estrutura dentária perdida", diz.

Rui Barbosa de Brito Júnior, responsável pelo Laboratório de Biologia Molecular da Faculdade São Leopoldo Mandic



Genética

Entre as pesquisas desenvolvidas e em fase de conclusão na Unidade Campinas da Faculdade São Leopoldo Mandic, destacam-se com grande repercussão junto à comunidade científica, o estudo sobre as alterações da queilite actínica, uma inflamação dolorida apresentada de diversas formas nos lábios e que pode causar o câncer. Esse estudo apontou, por exemplo, uma possível susceptibilidade genética dos pacientes lesionados.

Em seus modernos laboratórios de Biologia Molecular e Cultura Celular na Unidade de Campinas, a São Leopoldo Mandic pode, por exemplo, promover coletas de amostras de DNA para o desenvolvimento de pesquisas, por exemplo, sobre a influência de alterações moleculares em processos patológicos, além de estudos sobre o papel de genes em doenças.

Serviço
Palestra: "Metodologias de pesquisa na área de biologia celular e estrutural - interações actina/miosina"
Local: Faculdade São Leopoldo Mandic, no auditório Thomaz Ferrara Fiori Wassall, da São Leopoldo Mandic - Rua José Rocha Junqueira, 13
Horário: às 10h
Inscrições: telefone (19) 3211-3702 ou pelo e-mail comunicacao@slmandic.edu.br
Entrada gratuita

Sobre a São Leopoldo Mandic

A São Leopoldo Mandic é, pela segunda vez, a melhor faculdade de Odontologia de todo o país posicionada no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo MEC. A instituição de ensino também está no mesmo ranking como a sexta das 10 melhores instituições de ensino superior do Brasil.

Ao contrário das demais instituições de ensino superior de todo o Brasil, que iniciaram suas atividades com cursos de graduação para só depois implantarem cursos de pós-graduação, a Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic começou a traçar sua trajetória de sucesso de forma inversa a estas, tendo como base a pesquisa.

Estruturada com laboratórios de última geração, salas de aula modernas e clínicas para o ensino prático da profissão, frequentemente a instituição serve de palco para que seus estudantes adquiram experiências enriquecedoras, além de fortes atividades de pesquisa e a prestação de serviços comunitários.