19ª edição do Festival de Curitiba traz ao público uma vitrine de todas as tendências e linguagens cênicas
Público da Mostra pode percorrer desde clássicos consagrados até sete estreias nacionais e uma montagem internacional aplaudida pela crítica
Levar ao público uma grande vitrine das artes cênicas brasileiras com qualidade, criatividade e inovação - esta é a proposta da Mostra 2010 do Festival de Curitiba. São 27 espetáculos de várias regiões do país e um estrangeiro que serão apresentados em oito palcos da cidade. Nesta edição, traz 7 espetáculos de estréia nacional, uma peça canadense que estréia no Brasil e outros textos já consagrados nos palcos brasileiros.
A seleção foi feita pela curadoria do Festival, formada por um time de profissionais da área: Lúcia Camargo, Celso Curi e Tânia Brandão.
A Mostra, que aconteceu pela primeira vez no ano de 1992, cumpre a importante função de projetar a diversidade e profundidade das produções teatrais nacionais. Abrange as mais variadas vertentes: clássicos, dramaturgia contemporânea e também abre espaço para novas diretrizes na maneira de encenar e para outras linguagens como música e dança.
Confira o que a Mostra vai apresentar nesta edição do festival:
Dança
A São Paulo Companhia de Dança, um dos mais renomados grupos de dança do Brasil, traz aos palcos curitibanos um espetáculo que encanta pelo vigor e técnica. São duas coreografias: Theme and Variations, clássico do russo George Balanchine e Os Duplos, uma nova e exclusiva criação de Maurício de Oliveira para a companhia.
Circo
Seguindo a linha do chamado novo circo, o Grupo Tholl, apresenta Exotique, um espetáculo vibrante, onde a alegria do picadeiro ganha força num sofisticado show.
Musicais
Os musicais vão marcar esta edição da Mostra. O concerto teatral Versão Brasileira é uma retrospectiva da bem sucedida carreira da dupla Charles Moeller e Cláudio Botelho, num tom de bate-papo informal. Famosos pela qualidade dos espetáculos que já montaram no país, entre eles, versões em português de Les Miserables e A Noviça Rebelde. Teatro de revista com números musicais e esquetes cômicos, o espetáculo Oui, Oui... A França é Aqui - A Revista do Ano mostra a influência francesa no Rio de Janeiro no início do século XX. O roteiro musical vai dos salões aos cortiços e morros cariocas. A Farsa da Boa Preguiça promete risadas com um gosto bem brasileiro. Com um texto rimado e cheio de humor, a peça narra a história de Joaquim Simão, poeta de cordel, pobre e "preguiçoso", que só pensa em dormir. É o Nordeste do dramaturgo Ariano Suassuna.
Comédias e comédias dramáticas
Entretenimento e diversão com qualidade, é o que a Mostra reserva no gênero comédia. Caderno de Memórias é uma história sobre a dificuldade de um homem e uma mulher se entregarem ao amor, com a ação transcorrendo em apenas três dias. Dira Paes é a mulher apaixonada.
No rol das comédias dramáticas, Música para Ninar Dinossauros é o check-up de uma geração aparentemente libertária, tema recorrente na obra de Mário Bortolotto. O espetáculo marca a volta do dramaturgo ao trabalho, depois de haver se recuperado dos tiros que levou num assalto em São Paulo, incidente que quase o levou à morte.
Em O Papa e a Bruxa O texto ácido e engraçado do dramaturgo italiano Dario Fo mistura temas tabu na Igreja Católica, encarando com humor assuntos polêmicos, como a liberalização das drogas, o celibato e o aborto.
Pela primeira vez sem a direção de Gerald Thomas, a Cia Ópera Seca apresenta a Farsa Burlesca Travesties, um texto de Tom Stoppard. A comédia foi escrita em 1970 e que se passa durante a Revolução Russa, na cidade suíça de Zurique, revelando o papel do artista nesta situação limítrofe.
Outra crítica mordaz, desta vez à indústria cinematográfica é Produto. O texto de Mark Ravenhill, um dos expoentes da ecstasy generation do teatro contemporâneo inglês, satiriza as produções de cinema que visam unicamente o lucro a qualquer preço. Também com o cinema como temática, Rebu é uma peça de época com ares cinematográficos num tom de tragicomédia. A obra faz alusão a um set de filmagem e a trama se passa no fim do século XIX.
Entre as comédias também está Dulcinea's Lament, peça canadense, inspirada pela personagem Dulcinea del Toboso, a eterna musa de Don Quixote, uma viagem multimídia através das emoções humanas. O espetáculo que já correu o mundo fazendo sucesso, impressiona pela cenografia criativa e o e o grupo de atores/dançarinos.
Uma pitada de humor negro, numa mistura de riso e dor, esta é a receita de Dona Otília e outras Histórias da dramaturga e contista gaúcha Vera Karam, falecida em 2003. O diretor Gilberto Gawronski constrói um espetáculo que flerta com o teatro do absurdo, o melodrama e a comédia mais pura.
A força, a inventividade e a linguagem do poeta curitibano Paulo Leminski estão na peça Vida. Não se trata de uma adaptação, mas sim de uma compilação criativa do espírito da sua obra. Esta comédia dramática é uma reflexão contemporânea sobre a existência humana.
Dramas
No gênero drama, A Loba de Ray-Ban é a versão feminina da peça O Lobo de Ray-Ban. A história de um triângulo amoroso que vive situações convencionais e de bissexualidade. A protagonista é Christiane Torloni.
As Meninas é uma adaptação para o teatro da obra de Lygia Fagundes Telles. Na São Paulo no final dos anos 60, auge da ditadura militar, três jovens universitárias convivem num pensionato de freiras relativamente liberais e progressistas. O texto para teatro é de Maria Adelayde Amaral.
Outra adaptação da literatura brasileira é o drama Memória da Cana. Baseada na obra de Nelson Rodrigues, Album de Família ganha ares dos engenhos e canaviais do Nordeste brasileiro, retratando também a família patriarcal brasileira. O local de apresentação em Curitiba é inusitado: o estádio de futebol Arena da Baixada.
As letras transpostas para o palco também são destaque em Um Navio no Espaço ou Ana Cristina César. Este drama é construído com trechos extraídos de poemas, prosa, cartas e diários da escritora. O espetáculo traz à tona sua busca, as angústias e o processo febril de criação da poetisa, que escreveu o primeiro poema aos quatro anos de idade e tirou a própria vida aos 31.
Outro drama nos palcos é Formas Breves, que também celebra a literatura e a volta da diretora Bia Lessa (sem encenar há cinco anos). A peça foi criada a partir de fragmentos de livros de grandes nomes da literatura mundial, e o ponto de partida foi a obra homônima do escritor argentino Ricardo Piglia. Uma curiosidade: elenco é composto por indivíduos de diferentes origens e profissões e não por atores profissionais.
Já no drama Escuro, a cegueira, desorganização da fala ou perda da capacidade auditiva unem quatro universos imaginários. Na história, indivíduos com limitações interagem num evento esportivo de um clube - uma reflexão sobre os caminhos alternativos das relações interpessoais.
Nosso Estranho Amor é livremente inspirado nas novelas de Samuel Beckett. É uma leitura metafórica dos textos originais em que a situação de morador de rua do protagonista se evidencia com a falta do amor em sua vida. A metalinguagem também está presente na Mostra, em O Ruído Branco da Palavra Noite, que utiliza correspondências entre artistas que participaram do período de formação do Teatro de Arte de Moscou e trechos de peças encenadas pelo pela companhia naquele período. O drama In On It é permeado por uma sensação de mistério. A narrativa se desenrola em espiral. Esta é a proposta: o público é convidado a compor a história que quiser ou puder.
Clássico
E não poderia faltar uma obra clássica. Macbeth é uma das mais curtas e contundentes tragédias de Shakespeare. Nobres, militares e feiticeiras movidos pela ambição. Nos papéis principais, os atores Renata Sorrah e Daniel Dantas.
Personagens que dialogam consigo mesmos e com o público. No Monólogo Ghetto, o personagem principal vive as horas que antecedem o aniquilamento no gueto de Varsóvia. Um ator narra e vive este momento cruel e extremamente impactante do Holocausto. Em Simplesmente eu, Clarice Lispector, também espetáculo solo, a atriz Beth Goularth dá vida aos sentimentos e reflexões desta grande escritora.
Sinopses dos espetáculos da Mostra 2010
Clicando aqui você confere as sinopses e fichas técnicas dos 27 espetáculos selecionados para o Festival de Curitiba 2010.
Fringe 2010
Nesse ano, 374 espetáculos de todas as regiões do país farão com que Curitiba, durante os 13 dias de Festival, seja o maior palco das artes cênicas brasileiras. Fringe, que em inglês significa borda ou margem, no Festival de Curitiba já é um evento aguardado pelo público que se interessa por assistir a esses espetáculos que de outra maneira dificilmente seriam apresentados na cidade. Para mais informações sobre o Fringe, clique aqui
Eventos
O Festival de Curitiba conta com uma série de outros eventos ligados à arte e à cultura. Para mais informações sobre os eventos, clique aqui;
Ingressos
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Histórico
Um texto com informações sobre a trajetória do Festival de Curitiba. Confira aqui;
Fotos
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