Nossos Vídeos

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

ACIDENTES DE TRÂNSITO NO CARNAVAL: COMO PREVENIR-SE?

Acidentes de trânsito causados pelo uso de bebidas alcoólicas aumentam no Carnaval e podem estragar a festa

O trauma é a principal causa de morte até os 40 anos de idade. Para viver muito mais que isso, e com qualidade, cuidado nas viagens de Carnaval!

Fatos relevantes:

- Beber e dirigir pode causar acidentes de trânsito levando as pessoas a sofrer traumas. Os acidentes aumentam consideravelmente no Carnaval e as estatísticas são graves: 130 mil pessoas morrem de trauma a cada ano no Brasil.

- A prevenção ao trauma é sempre a melhor medida. No entanto, se um acidente acontecer, o atendimento posterior deve ser ágil e em local com estrutura de atendimento adequada para evitar sequelas.

- O Hospital 9 de Julho, em São Paulo, possui um modelo de atendimento ao trauma baseado em Centro de Referência, com equipe multiprofissional preparada para evitar as sequelas e aumentar a sobrevida do paciente.

TAGs.: Acidentes de trânsito, Carnaval, atendimento ao trauma, Centro de Referência

A notícia é do ano passado, mas continua importante pois serve de alerta para evitar o mesmo erro! No Carnaval 2009 o número de acidentes nas rodovias estaduais foi de 1.163, mais do que em 2008 (1.056). Em compensação, o número de mortes caiu um pouco, sendo 42 em 2009, contra 45 em 2008. E 111 motoristas foram flagrados dirigindo embriagados. A bebida alcoólica altera o estado de consciência das pessoas, assim como o uso de drogas ou estados de estresse emocional. Tudo o que requer atenção, fica prejudicado, incluindo atividades como dirigir. Não é à toa que em tempos de festa e feriados, o número de acidentes de trânsito aumenta consideravelmente, causando ferimentos e mortes.

O acidente de trânsito causa os chamados traumas, ou seja, toda vez que o organismo ou parte dele para de funcionar em função de causas externas. As estatísticas não mentem: 130 mil pessoas morrem de trauma a cada ano no Brasil e outras 450 mil ficam com sequelas graves. Só no Estado de São Paulo, em torno de 15% do total de mortes ocorre por trauma.

Para provar que o álcool é o grande vilão, saiba que 50% dos acidentes de trânsito estão relacionados ao uso de bebidas alcoólicas. E não pense que precisa beber muito para fazer estragos: especialistas indicam que, dependendo da pessoa, apenas dois copos de cerveja podem fazer o tempo de reação aumentar para 2 segundos, o que pode ser fatal quando o carro está em alta velocidade, por exemplo.

Tempo e estrutura de atendimento ao acidentado faz toda a diferença - A prevenção é sempre a melhor medida, por isso não se exponha a riscos. Mas, se um trauma for causado por um acidente, ainda há o que fazer para evitar consequências maiores. De acordo com o Dr. Renato Poggetti, cirurgião de trauma do Hospital 9 de Julho, é importante que o atendimento ocorra no menor tempo possível para diminuir as sequelas causadas pelo acidente e aumentar a sobrevida dos pacientes. “A falta de tratamento efetivo e agilidade no Pronto Socorro, Centro Cirúrgico e UTI é a principal causa de sequelas graves e mortes evitáveis em casos de trauma”, completa o Dr. Poggetti.

O Hospital 9 de Julho, em São Paulo, possui um modelo de atendimento baseado em Centro de Referência, que conta com uma equipe de cirurgiões de trauma de plantão 24 horas no Hospital, responsável tanto pelo atendimento ao paciente quanto pelo acionamento de especialistas de outras áreas. Assim, é possível agilizar o atendimento, além de definir as prioridades específicas de tratamento. O Centro de Trauma do Hospital atende a casos de alta complexidade como traumas grave de crânio, pescoço, tórax e abdômen; trauma raquimedular; lesões pelviperineais; lesões complexas de face; queimaduras graves; lesões e amputações traumáticas de membros; e insuficiências múltiplas de órgãos pós-trauma.

Dicas úteis para evitar um acidente causador de trauma

- Nunca dirija depois de ingerir bebidas alcoólicas. Se beber, reconheça que seu "tempo de reação" ficará alterado e procure dirigir em velocidades muito mais baixas do usual na via que estiver trafegando;

- Não utilize drogas antes e nem durante a condução de veículos. Embora algumas drogas sejam usadas para estimular habilidades, com relação ao "tempo de reação" produzem efeito comprovadamente contrário;

- Reduza a velocidade quando seu estado emocional estiver alterado ou evite dirigir;

- Mantenha sempre distância de segurança em relação aos outros veículos;

- Utilize sempre e adequadamente os dispositivos de segurança como cintos de segurança, por exemplo;

- Respeite e procure entender a razão da sinalização de trânsito. Isto poderá evitar um acidente.

Quote:

Dr. Renato Poggetti, cirurgião de trauma do Hospital 9 de Julho

“Nossa estrutura tem o objetivo de atender traumatizados graves, contribuindo para a assistência desse tipo de ocorrência na cidade de São Paulo. O nosso diferencial nesse processo é ter uma equipe de cirurgiões de trauma de plantão 24 horas no Hospital, responsável tanto pelo atendimento ao paciente quanto pelo acionamento de especialistas de outras áreas. Assim, conseguimos agilizar o atendimento, além de definir as prioridades específicas de tratamento.”


Sobre o Hospital 9 de Julho - Fundado em 1955, em São Paulo, o Hospital Nove de Julho tornou-se referência em medicina de alta complexidade e tem focado seus investimentos no atendimento de traumas e na criação de Centros de Especialidades (Oncologia, Dor e Neurocirurgia Funcional, Gastroenterologia, Coluna, Rim e Medicina do Exercício e do Esporte).

Com cerca de 1,5 mil colaboradores e 3,8 mil médicos cadastrados, o complexo hospitalar possui 285 leitos, sendo 60 leitos nas Unidades de Terapia Intensiva, especialistas em procedimentos de alta complexidade, além de um Centro Cirúrgico com capacidade para até 14 cirurgias simultâneas.
WEBSITE http://www.hospital9dejulho.com.br/
BLOG http://www.pordentrodo9dejulho.com.br/
*
*
*
Publicidade:

FESTAS E EVENTOS:


LEMBRANCINHAS DE ANIVERSÁRIO, PASCOA, NATAL, ETC:
Imãs de geladeira, porta retratos, diplominhas...


RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS:
Removo manchas, marcas de expressão, sujeiras, fundos e pessoas. Restauro fotos antigas e faço montagens de fotos infantis para lembrancinhas de aniversário.


EDIÇÃO DE VÍDEOS PARA YOUTUBE E COMEMORAÇÕES
Edição de vídeos caseiros e montagem de vídeos com fotos para youtube ou apresentações em DVD.


www.kidbrinde.webnode.com.pt