Nossos Vídeos

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Dor musculoesquelética é tema de campanha

Dor musculoesquelética é tema de campanha do Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho


Pelo terceiro ano consecutivo, o Serviço desenvolve atividades para a conscientização da população leiga e de profissionais da saúde sobre a importância do tratamento multidisciplinar para a dor crônica

Contra a dor, mexa-se! Com este slogan, a campanha Viva Sem Dor, do Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho, anuncia a sua campanha educativa de 2010, cujo foco é a dor musculoesquelética e as consequências do esforço repetitivo, do uso excessivo e dos distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho.

O tema da campanha segue em alinhamento com a International Association for the Study of Pain (IASP), entidade norte-americana que o propôs visando elucidar para diferentes públicos as principais doenças e os mais eficazes tratamentos disponíveis nesta área.

Esta é terceira vez que o Serviço dedica parte de suas atividades para a campanha, tendo atendido gratuitamente nos temas anteriores – dor da mulher e dor oncológica – mais de 1500 pessoas em ações presenciais e centenas de outras em atividades via web.


Estatística sobre a dor musculoesquelética

A dor musculoesquelética, aguda ou crônica, focal ou difusa, com frequentes lesões em ossos, articulações, músculos e estruturas circunjacentes, geralmente apresenta-se por lombalgias, tendinites, tendinoses, neuropatias, mialgias e fraturas por estresse. Afeta cerca de 90% da população, sendo 33% dos adultos na forma crônica, com consequência de 30% de absenteísmo do trabalho.

“Em qualquer nível, seja crônica ou aguda, a dor causa transtornos em toda a cadeia social, de crianças a idosos. Em particular, a dor musculoesquelética está muito atrelada ao trabalho, trazendo prejuízos físicos, econômicos e sociais para seus portadores e a sociedade como um todo”, ressalta o neurocirurgião e coordenador do Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho, dr. Cláudio Fernandes Corrêa.


Ações

Para orientar sobre as mais variadas e recentes possibilidades terapêuticas para a dor musculoesquelética, a campanha Mexa-se! promoverá palestras para leigos, com especialistas de diversas áreas; ações de diagnóstico; atividades físicas de conscientização corporal e relaxamento; formação de grupos de apoio psicológico para pacientes e seus familiares, e grupos de pesquisa.

Além das atividades presenciais de cunho social, diversas ações nos meios online estão programadas, como chats com profissionais através do hot-site Viva Sem Dor, webcasts (vídeos) e importantes ferramentas integrativas com as redes sociais. Mantendo a comunicação e a interatividade através do microblog Twitter, Blog, no Youtube com inserções de vídeos de entrevistas relacionadas ao tema/campanha, Wikipedia, entre outros canais da internet.

Todas as atividades programadas pela campanha Viva Sem Dor: Contra a dor, mexa-se! são gratuitas e serão continuamente divulgadas na imprensa e no site Viva Sem Dor.


Viva Sem Dor na web:

Hot-site: http://www.centrodedor.com.br/vivasemdor
Blog: http://centrodedor.wordpress.com/
Twitter: http://www.twitter.com/vivasemdor
YouTube: http://www.youtube.com.br/centrodedor
*
*
*`
Publicidade:

Restauração de fotos antigas e retoque de fotos
Remoção de sujeiras, manchas, objetos, marcas de expressão, rugas, cicatrizes, rachaduras, acabamento de paredes, etc...


http://www.kidbrinde.webnode.com.pt/