Nossos Vídeos

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Ensaios sensuais invadem mercado da fotografia

Ensaios sensuais invadem mercado da fotografia

Fotógrafo pioneiro em Campinas no segmento destaca-se pelo ‘olhar feminino' e comemora aquecimento do setor depois da Novela das Oito da Rede Globo

Anônimas e comuns, elas chegam tímidas ao estúdio de Marcus Steinmeyer, um gabaritado profissional de marketing que já atuou como diretor de criação de grandes marcas do mercado. Em meados de 2007, o publicitário começou a apostar em um novo ramo que sempre o atraiu: a fotografia.
Porém, foi somente no ano passado que Marcus descobriu um "filão" do mercado ainda pouco explorado. Ele foi o primeiro fotógrafo a fazer ensaios sensuais de mulheres comuns em Campinas e logo se tornou conhecido pela propaganda ‘boca a boca'. "Minha primeira cliente foi uma amiga que vive em Portugal e pediu para ser fotografada nua. Aos poucos as pessoas ficaram sabendo desta novidade e comecei a me especializar em fotos sensuais".
Elas têm de 20 a 50 anos, nunca posaram profissionalmente frente às câmeras e não se preocupam tanto com a ditadura da magreza. A intenção de tantas mulheres que procuram o estúdio da My Beauty, empresa que Marcus criou ao ver crescer a demanda por ensaios sensuais, é presentear o marido, namorado ou mesmo guardar como recordação. "Eu já fazia vários ensaios sensuais por mês até o final do ano passado, mas quando a atividade passou a ser exibida na novela das oito da Rede Globo, a procura aumentou exponencialmente", conta.
Para a publicitária Sandra Regina Shimabukuro que, ao acompanhar a sessão de fotos de uma amiga decidiu também experimentar, o ensaio eleva a auto-estima e estimula a femilinidade. "As fotos sensuais podem ser consideradas uma verdadeira ‘massagem no ego', já que exploram a sensualidade feminina que muitas vezes fica escondida com o corre-corre do dia a dia", avalia Sandra.
Ela conta que sua idéia inicial era fazer fotos no estilo ‘editorial de moda', sem que fosse necessário ficar nua perante as lentes de Marcus. Já ao final do ensaio, lá estava Sandra de lingerie, em poses um pouco mais ousadas.
Segundo o fotógrafo, a maioria das mulheres chega tímida ao estúdio, hesita em tirar alguma peça, mas ele consegue, com toda a sua experiência profissional, deixá-las mais à vontade e passar confiança, para que possam se soltar. "Nunca fico sozinho com a ‘modelo' no estúdio ou locação. Tenho uma equipe formada por uma maquiadora e uma produtora, que me acompanha sempre" explica Marcus.
Outro problema que fazem muitas mulheres ficarem constrangidas na hora do ensaio são as marcas do corpo. Mas, fiquem tranqüilas! Os principais pesadelos das mulheres - a gordura localizada, estrias e celulites - não fazem parte do roteiro. Todas as fotos são cuidadosamente tratadas pelo fotógrafo com muito bom senso. "Sou contra aqueles absurdos que vemos diariamente no tratamento de fotos. Não se pode descaracterizar a mulher, senão ela olha para as fotos e não se vê. O interessante é apagar as imperfeições sem perder a naturalidade", comenta Steinmeyer.
Em seu álbum eletrônico disponível na Internet, Marcus coleciona algumas de suas fotos preferidas - e autorizadas. Dentre os comentários de amigos, profissionais da área e curiosos, Steinmeyer recebeu elogios de Michael Bernard, fotógrafo da grife norte-americana Victoria's Secret. "Ele disse que gostou muito de uma das fotos que postei e comentou que tenho um olhar feminino importante, que diferencia minhas fotografias e não as deixa vulgares", comemora o fotógrafo.
Dentre as ambições de Marcus, que ainda pretende registrar a beleza de muitas mulheres, está a produção de um livro com um projeto pessoal. "Minha intenção é mostrar que todas as pessoas têm uma beleza particular, independentemente da aparência ou da forma física", conclui Steinmeyer.

Sobre o fotógrafo
Marcus Steinmeyer é formado em Propaganda e Marketing e possui especialização de Negociação Estratégica tendo se destacado neste mercado como diretor de arte e criação de grandes agências de publicidade de Campinas.
Trabalha com fotografia há três anos e, desde o ano passado, vem se especializando no segmento de fotos sensuais, que considera ‘o grande filão do momento'. Afirma ser avesso à ‘ditadura da magreza' e busca mostrar, por meio de suas fotografias, que todas as mulheres devem deixar aflorar sua sensualidade e que todas são iguais independentemente da forma física.