Nossos Vídeos

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Cervejólogo defende distinção entre consumo de cerveja e a farra divulgada

Alexandre Bazzo, um dos maiores especialistas em cervejas do Brasil, se coloca à disposição para colaborar em matérias e pautas sobre o universo da cerveja.

O consumo de cervejas artesanais no Brasil cresce a cada dia. A qualidade da produção nas microcervejarias é de deixar qualquer um boquiaberto. Consumidores que apreciam cervejas de qualidade têm hoje no país, uma gama de opções de artesanais.

Alexandre Bazzo, cervejeiro, ressalta que “as microcervejarias artesanais trazem a cultura cervejeira e oferecem produtos com maior sabor e aromas porque utilizam matéria prima de maior qualidade.”
Bazzo viaja frequentemente à Europa em busca de ingredientes e métodos de fabricação de cervejas artesanais. É especialista em estilos de cervejas e categórico ao se mostrar contra a imagem passada pela publicidade das grandes marcas de cerveja do país. Para ele, deve haver distinção entre o consumo de cerveja e a farra divulgada. Estilos diferentes como a Altbier são as meninas dos olhos do cervejeiro. Hoje ele é o único no Brasil a produzir este estilo de cerveja, cujas características vão contra tudo o que é incentivado hoje. É uma cerveja vermelha, amarga e com alto teor de lúpulo, ou seja, a antítese do que prega atualmente o mercado dominado pelas grandes cervejarias que investem em bebidas leves e com muito gás.
As cervejas artesanais raramente se utilizam de milho ou arroz em sua composição (que são cereais que não agregam sabor, apenas reduzem os custos), ingredientes usados no processo de fabricação das macrocervejarias.

Para Bazzo, “o brasileiro está aprendendo a beber cervejas artesanais de ótima qualidade e conseqüentemente passa também a se interessar pelos métodos de fabricação dessas cervejas.
Produzir cervejas de alta qualidade com sabor e aroma é hoje realidade nas microcervejarias do Brasil. A pesquisa, dedicação e utilização de matérias primas de qualidade na produção são itens fundamentais nesse processo, presentes na maioria das microcervejarias do país”, finaliza o cervejeiro.

O especialista dirige a Cervejaria Bamberg, uma das mais importantes fabricas artesanais de cerveja do país.

Mais informações através do site http://www.cervejariabamberg.com.br/