Nossos Vídeos

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Cresce o número cirurgias para implante de próteses ortopédicas e videocirurgia

Somente no ano passado, o Instituto Affonso Ferreira realizou cerca de 500 cirurgias para implantes de próteses ortopédicas e 250 cirurgias artroscópicas

O Instituto Affonso Ferreira, clínica especializada em ortopedia, traumatologia e fisioterapia, localizada na cidade de Campinas (SP), vem realizando um número cada vez maior de cirurgias para implantes de próteses ortopédicas. Somente no ano passado, o Instituto realizou cerca de 500 cirurgias para colocação de próteses e 250 cirurgias artrocópicas, ou videocirurgia, como também é conhecida a técnica. Um número significativo, segundo os especialistas, que esperam dobrar os atendimentos médicos cirúrgicos na área ortopédica nos próximos anos.
O aumento da expectativa de vida e das atividades em pacientes com faixa etária mais avançada é apontado pelos especialistas como as principais causas do crescimento do número de cirurgias para implantes ortopédicos. De acordo com a Academia Americana de Ortopedia, nos próximos 10 anos o mercado tende a duplicar as cirurgias ortopédicas em todo o país. “A população brasileira possui hoje um acesso ao atendimento médico capacitado muito maior do que há 20 anos. Além disso, temos uma base tecnológica que atua de forma intensa na produção de equipamentos cada vez mais modernos, valorizando sempre o bem estar dos pacientes”, justifica o ortopedista Marcelo Wittemburg Alves, especialista em ombro e joelho do Instituto Affonso Ferreira.

Segundo Marcelo, o aumento do atendimento também está relacionado à qualificação dos profissionais que compõem a equipe de médicos do IAF. “Contamos com uma infraestrutura moderna, adequada ao atendimento personalizado e, frequentemente, os profissionais do Instituto Affonso Ferreira participam de cursos de capacitação, palestras e intercâmbio no exterior a fim de buscar o aperfeiçoamento e conhecimento das novas técnicas para cirurgias ortopédicas” afirma o ortopedista.

Ainda, segundo Marcelo, as cirurgias mais realizadas pelo Instituto são as de joelho, quadril, artroscopia de ombro e trauma, que vai desde uma lesão causada por acidentes domésticos a deformidades mais graves provocadas por violência no trânsito. Mas é a artrose- doença degenerativa que afeta cerca de 10% da população aos 40 anos e quase 80% aos 80 anos-, a maior causadora de patologias no joelho e no quadril. “Em pacientes jovens, a maior incidência de patologias continua sendo o acidente de esporte, que expõe qualquer pessoa que pratica alguma atividade física ao risco”, explica.

A duração média de uma prótese pode variar de 10 a 30 anos. Mas é preciso que haja alguns cuidados fundamentais para garantir um pós-operatório tranqüilo e sem dores. Além das revisões periódicas com o ortopedista, é necessário que o paciente seja submetido a sessões de fisioterapia especializada na reabilitação. Segundo a fisioterapeuta do IAF, Sylvia Helena Ferreira da Cunha Henriques, o sucesso na reabilitação está diretamente ligado ao trabalho de fisioterapia realizado no pós-operatório.

Curso de Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional

O Instituto Affonso Ferreira prorrogou as inscrições para o curso de especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional, programado para o ano letivo de 2010. Os interessados têm agora até o dia 17 de fevereiro para se inscreverem. A prova seletiva para o preenchimento das vagas acontece no dia 19 de fevereiro, às 9h, na sede do Instituto – Avenida José Bonifácio, 2656, Jardim Flamboyant, em Campinas.

O curso é destinado a fisioterapeutas graduados e irá fornecer subsídios para formação de um profissional avaliador clínico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Esportes, com visão crítica e competência técnica para o tratamento clínico de excelência. De acordo com a coordenadora da especialização, Sylvia Helena Ferreira da Cunha Henriques, o curso tem duração de 12 meses, com carga horária de 1.480 horas/aulas, sendo as aulas práticas realizadas diariamente no período da manhã, tarde ou noite, além da parte teórica.
Para realizar a inscrição é necessário que o candidato preencha a ficha disponível no endereço eletrônico http://www.iafortopedia.com.br/  e efetue o pagamento de R$50,00 (cinqüenta reais) na sede o IAF. O processo seletivo consta da avaliação do currículo, prova escrita específica da área, tradução de um texto de fisioterapia ortopédica do inglês para o português e entrevista. Mais informações podem ser obtidas no site http://www.iafortopedia.com.br/.