Nossos Vídeos

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Curso Cuidados Orais em Pacientes que recebem Radioterapia e Quimioterapia

A integração do dentista na equipe multidisciplinar de Oncologia minimiza riscos de infecção e proporciona uma melhor qualidade de vida ao paciente oncológico


Os pacientes submetidos à quimioterapia (QT), radioterapia de cabeça e pescoço (RT) e transplante de medula óssea (TMO), podem apresentar importantes complicações na cavidade oral. Cabe ao dentista realizar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento destas alterações com o intuito de minimizá-las, melhorando a qualidade de vida deste paciente e até mesmo reduzindo o custo do seu tratamento médico. O momento apropriado para o paciente procurar o dentista é antes do início do tratamento oncológico, seja ele, quimioterapia, radioterapia de cabeça e pescoço ou transplante de medula óssea. “Esta consulta odontológica inicial tem como objetivo identificar a presença de focos de infecção na boca, como cáries, infecções endodônticas, infecções gengivais e periodontais, dentre outras doenças bucais”, explica o Prof° Dr. José Renato Ribeiro Pinto, coordenador do Curso Cuidados Orais em Pacientes que recebem Radioterapia e Quimioterapia, ministrado no CETAO.

Além de identificar os problemas bucais, nesta primeira consulta é importante que o paciente leve os exames médicos realizados durante o processo de diagnóstico da doença oncológica como biópsias, radiografias, tomografias e exames de sangue para que o dentista saiba as características da doença e qual o tratamento oncológico que será realizado. “Estes dois importantes itens somados à condição clínica do paciente é que ajudarão o dentista a definir o tratamento odontológico mais adequado para cada paciente. Após a identificação dos problemas bucais do paciente, o dentista entrará em contato com o oncologista para discutir as necessidades odontológicas do paciente e o melhor momento para realização do tratamento dentário”, explica o professor do CETAO.


Preservação da saúde bucal é o pilar do Curso

A cavidade oral e a condição bucal do paciente podem interferir de forma significativa no tratamento oncológico, uma vez que infecções bucais podem evoluir para infecções sistêmicas que são difíceis de tratar. “As complicações bucais mais comuns decorrente do tratamento oncológico são mucosite oral, xerostomia (boca seca), infecções oportunistas, alteração do paladar, neurotoxicidade, aumento da incidência de cáries, trismo (dificuldade de abertura da boca) e osteorradionecrose”, enumera o coordenador do Curso.

É importante que todo paciente oncológico seja avaliado e acompanhado por um dentista durante o tratamento. A atuação do cirurgião-dentista engloba orientação e controle de higiene oral especiais para este período, diagnóstico precoce de doenças oportunistas que podem ocorrer em cavidade oral e procedimentos odontológicos. “Com a integração do dentista na equipe multidisciplinar de Oncologia é possível minimizar os riscos de infecção, diminuir os custos do tratamento através da redução do tempo de internação e proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente oncológico”, defende o Prof° Dr. José Renato Ribeiro Pinto.

Informações sobre o curso
Data: 26 de março, 6ª feira (3 h/a)
Horário: 14h00 às 17h00
Informações e inscrições: http://www.cetao.com.br/areas.asp?id=40&idc=25

Além do Curso Cuidados Orais em Pacientes que recebem Radioterapia e Quimioterapia, o CETAO oferece uma Pós-Graduação em Oncologia Oodntológica. Veja mais informações em: http://www.cetao.com.br/areas.asp?id=119&idc=79

SERVIÇO: O CETAO é uma Instituição de Ensino Superior, reconhecida pelo Ministério da Educação, que promove cursos de extensão e especialização em Odontologia. Fundada há 12 anos, está presente em 07 países, ministrando cursos para dentistas no Brasil e no exterior.

http://www.cetao.com.br/
http://carreiraodontologica.wordpress.com/
http://twitter.com/cetao