Nossos Vídeos

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Maior órgão do corpo humano exige atenção especial

Cuidados básicos com a pele, um dos principais órgãos do organismo humano, podem garantir uma vida mais saudável e tranquila

Correspondendo a, pelo menos, 16% do nosso peso, a pele é o órgão responsável pela manutenção da temperatura do corpo humano e pela eliminação de toxinas* por meio da transpiração, atuando como se fosse um verdadeiro filtro das impurezas do nosso organismo. Para mantê-la sempre saudável, garantindo, por exemplo, que o corpo tenha todo o combustível necessário para funcionar com total capacidade e promover a renovação celular, especialistas aconselham a adoção de hábitos diários que contribuem diretamente para a conservação de todas as suas funcionalidades.

De acordo com Luciane Saruhashi, dermatologista da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, os cuidados com a saúde da pele passam, principalmente, pela proteção contra agressões externas, como a radiação solar, e pela adoção de hábitos saudáveis, como não fumar, ingerir bastante água, praticar exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas, minerais e fibras. “Se você quer ter uma pele saudável é importante que sua dieta contenha uma quantidade adequada de vitaminas, minerais e proteínas. Água em abundância, vegetais, frutas, peixe e carnes magras são essenciais e devem ser ingeridos para repor perdas ou para suprir necessidades, quando o organismo não produz a quantidade diária suficiente”, detalha a especialista.

Aumento da temperatura, cuidados redobrados

Durante as estações mais quentes do ano devemos aumentar, ainda mais, a preocupação com os raios solares, radiação que, em excesso, pode causar a destruição das camadas da pele, originando os casos de envelhecimento precoce, queimaduras e, em estados mais avançados, os temidos cânceres de pele. “Abusar do sol pode trazer problemas graves, como rugas, manchas, espessamento e ressecamento progressivo com perda de elasticidade da pele, o chamado fotoenvelhecimento. Também desencadeiam os radicais livres, que são moléculas produzidas e neutralizadas naturalmente pelo corpo, mas que, descontroladas pelo excesso de sol, provocam danos às células”, explica a Dra. Luciane.

Segundo a especialista, algumas medidas simples ajudam a prevenir os problemas gerados pelos raios solares, ainda mais quando se trata de pessoas com a pele mais clara. “Devemos evitar a exposição direta ao sol das 10h às 16h e usar filtro solar com fator de proteção igual ou superior ao 15. Mesmo que o sol não esteja aparente, os raios continuam incidindo. Portanto, a proteção diária da pele deve ser um hábito a se adotar”.

Além disso, ela explica que, juntamente com o aumento das temperaturas, o uso de cremes e pomadas sem a recomendação médica e, também, as alergias podem acarretar em sérios danos para a saúde do maior órgão do corpo humano. “Os corticóides, substâncias encontradas em cremes e pomadas, podem gerar alguns efeitos colaterais, entre eles o agravamento de infecções, a atrofia da pele (estrias), o surgimento de acnes e o aumento da quantidade de pêlos. Por estes motivos os medicamentos devem ser utilizados somente com prescrição médica”. Já nos casos de alergias, é fundamental que as pessoas busquem o auxílio profissional para a investigação das causas e para a adoção de medidas que irão garantir o bem estar. “Alergias consistem em uma resposta exagerada do sistema imunológico a alguma alteração do ambiente, como clima, presença de poeira ou fumaça, medicamentos, cheiros fortes, picadas de insetos, estresse e ingestão de determinados alimentos. Como envolve diversos aspectos, este problema deve ser tratado caso a caso e seguindo as suas especificidades”, completa a dermatologista da Paraná Clínicas.

*As toxinas eliminadas pela pele são substâncias que não deveriam estar presentes em nosso corpo, mas que penetram em nosso organismo, principalmente, pela respiração e pela alimentação.
*
*
*
Publicidade:
Preços por tempo limitado: