Nossos Vídeos

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Olheiras e bolsas de gordura: problemas que provocam desarmonia no rosto

Sempre associamos olheiras a noites mal dormidas, mas estresse, cansaço físico e emocional, genética, alterações hormonais e TPM também integram a lista dos responsáveis pelo aparecimento das temíveis sombras abaixo dos olhos. “Sob a fina pele abaixo dos olhos, localiza-se um tecido subcutâneo frouxo, onde estão espalhados pequenos vasos sangüíneos. A fadiga libera substâncias químicas que estimulam a vasodilatação. O resultado é um maior afluxo de sangue nessa área, formando-se, assim, uma espécie de sombra na pele. É a olheira”, explica o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada.
O incômodo que as olheiras provocam é enorme. Envelhecem, dão a impressão de cansaço, de desleixo... Ou seja, uma porção de características negativas para quem as estampa no rosto. “O aspecto escurecido ou avermelhado das olheiras é provocado pelo depósito de melanina na região, dilatação dos vasos sanguíneos ou congestão vascular. Existem também olheiras que se formam, quando a região abaixo dos olhos é mais funda que o normal, formando uma sombra, devido à formação óssea da pessoa e enfatizando os vasinhos ou o acúmulo de gordura, que marcam o rosto”, explica o cirurgião plástico.
A melhor maneira de prevenir o aparecimento das olheiras é seguindo a fórmula da vida saudável: alimentação balanceada, exercícios físicos, noites bem dormidas, nada de abusos... “ Mas quando é necessário tratar o problema, existem alternativas para todos os tipos de olheiras. Algumas medidas são velhas conhecidas: compressas frias de chá de camomila, cosméticos com ativos despigmentantes e peelings clareadores. Quando o quadro é mais complexo, pode-se indicar preenchimentos e até mesmo uma cirurgia plástica”, explica o médico.

Preenchimento para olheiras
Para tratar olheiras muito profundas, é possível fazer um preenchimento da área com ácido hialurônico. “Esta alternativa é indicada para pessoas que têm a região abaixo dos olhos mais funda, o que ajuda a formar a sombra, devido à conformação óssea do local. Ao contrário do tratamento de rugas, onde o preenchimento é aplicado superficialmente, aqui, é preciso fazer uma aplicação mais profunda da substância para combater as olheiras”, explica o médico.
O efeito pode ser percebido dentro de um a quatro dias, após a aplicação da substância, período necessário para que o inchaço regrida. “Além de o ácido hialurônico preencher a região por ocupar volume, ele também estimula a produção de colágeno, melhorando a textura da pele do local. O efeito pode perdurar por até um ano, depois, a substância é reabsorvida pelo organismo”, diz Ruben Penteado, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Plástica para pôr fim às bolsas de gordura e às olheiras
Além de retirar as bolsas de gordura dos olhos, a blefaroplastia contribui também para o fim das olheiras. “Esse procedimento não é indicado para casos em que a pessoa apresenta apenas a região abaixo dos olhos, escurecida. É preciso que a olheira seja caracterizada também pelo volume extra na região abaixo dos olhos”, explica Penteado.
A blefaroplastia consiste em fazer uma pequena incisão na mucosa abaixo dos olhos, através da qual o cirurgião plástico retira as bolsas de gordura. No pós-operatório, a recomendação é fazer compressas frias e evitar a exposição ao sol. “Os resultados podem ser percebidos logo após a regressão do inchaço, o que costuma acontecer entre 07 sete e 14 dias, após a cirurgia, quando o paciente ganha um olhar rejuvenescido e livre das olheiras”, diz o diretor do Centro de Medicina Integrada.

CONTATO:
http://www.medintegrada.com.br/
http://dicadebelezadiaria.blogspot.com/
http://twitter.com/rubenpenteado