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sábado, 6 de março de 2010

Volkswagen Fox e CrossFox são os modelos preferidos do público feminino

Novo Gol ocupa a segunda colocação com 40% das vendas para as mulheres. O modelo com novo design conquistou o público feminino.

As mulheres são responsáveis hoje por mais de 70% das compras diretas e indiretas de veículos no Brasil. Esse percentual que vem gradativamente aumentado nos últimos anos, é formado por 42% de mulheres proprietárias de veículos e 30% consumidoras que influenciam outros consumidores no momento da compra. Entre os modelos Volkswagen, o Fox e o CrossFox lideram na preferência de compra das mulheres: 51% e 52% respectivamentes das vendas são para o público feminino.
Desde 2002, a Volkswagen vem acompanhando o desenvolvimento do perfil de compra, detectando e buscando atender as expectativas do público feminino. A marca foi pioneira na introdução de vários itens de conforto solicitados pelas mulheres, como o espelho nos para-sois, maçanetas internas e externas com novo design privilegiando o conforto e a facilidade no manuseio, banco com motorista com regulagem de altura e o aumento no número de porta-objetos.
"Cada vez mais a Volkswagen está ouvindo o público feminino. Hoje, os grupos de pesquisa são divididos em igual percentual entre homens e mulheres e em alguns casos fazemos grupos somente de mulheres", comenta Herlander Zola, gerente de Propaganda.
Entre os atributos mais valorizados pela público feminino estão a comodidade, o conforto e a praticidade. Para esse público, o design interno, o cuidado com os detalhes e os itens de tecnologia são determinantes para a decisão de compra de um novo veículo. Os itens de tecnologia são bem avaliados considerando os aspectos práticos dos resultados.
Recursos tecnológicos como o Bluetooth e o recém lançado Park Assist, novo sistema oferecido no Tiguan, têm grande aceitação também entre as mulheres. O equipamento avalia o espaço disponível em vagas paralelas e faz automaticamente a manobra, sem precisar das mãos ao volante.
"A preocupação em atender o público feminino não está somente restrito ao desenvolvimento do veículo, mas também está presente nas campanhas de comunicação. Para produzir o filme de lançamento do Novo Gol, por exemplo, ouvimos um grupo somente de mulheres para uma avaliação prévia, seguimos o conceito melhor avaliado por elas", explica Herlander Zola.
Com novo design interno e externo, o modelo Gol aumentou a sua participação na preferência de compra das mulheres. O modelo que antes tinha 15% de suas vendas para o público feminino agora já registra 40%.
As mulheres também são muito mais receptivas a uma nova cor, apesar de manterem o prata e o preto no topo da lista de preferências, a cor vermelha também tem uma ótima aceitação. Os revestimentos internos também são analisados de forma criteriosa pelas mulheres, como os tecidos , a forma dos bancos e as texturas dos revestimentos.
"Mudamos a cada ano o nosso leque de cores e introduzimos novos revestimentos de bancos e novas texturas. Temos um grupo feminino de designers no Color & Trim que trabalha no desenvolvimento de novas cores e tecnologias de tecidos sempre seguindo as tendências de moda, arquitetura e design", destaca Fabricio Biondo, gerente executivo de Planejamento de Marketing.
Curso Volkswagen de Mecânica exclusivo pra mulheres
A Volkswagen também oferece para o público feminino o M.I.M., curso de Mecânica Inteligente para Mulheres. O objetivo é auxiliar a mulher a entender melhor o seu carro, além de mostrar a importância de fazer as revisões nas concessionárias autorizadas e utilizar peças e acessórios originais.
No curso, as mulheres irão aprender mecânica básica de uma forma muito divertida, simples e direta, além de tirar as dúvidas mais freqüentes que permeiam o universo feminino.
Durante o curso, que tem duração aproximada de 1 hora e acontece de acordo com a programação de cada concessionária, as mulheres irão receber um kit de lápis e caderno com dicas para detectar sintomas de possíveis problemas no veículo.
Um instrutor treinado irá conduzir as explicações teóricas e práticas em peças físicas que ajudarão a visualização de componentes do carro. Ao final do curso, as mulheres ganham um certificado de participação.
"A maioria das mulheres sentem como se o consultor técnico estivesse falando outra língua. Nosso intuito é justamente mostrar como resolver problemas simples sem precisar de ajuda ou passar por situações constrangedoras", afirma Leonardo Soloaga, diretor de Operações Pós-Vendas da Volkswagen do Brasil.
A lista de concessionários que oferecem o curso está disponível no site www.vw.com.br .
Volkswagen lança Campanha Publicitária em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Volkswagen lança uma Campanha Publiciária parabenizando as mulheres em filme, anúncio em revista e na internet. No dia 7 de março, domingo, começa a veicular o filme de 60’ na TV aberta.
O filme começa com um aviso: "no dia Internacional da Mulher, a Volkswagen fez este comercial para ajudar os homens". A partir daí, são dados vários conselhos para os homens entenderem um pouco mais a alma feminina. O filme termina com a locução: Homenagem da Volkswagen à sofisticada engenharia feminina".
Nas revistas, o anúncio será impresso em página dupla e mostra um guardanapo com uma marca de batom que se parece com a silhueta do New Beetle e o título "Isso não é uma homenagem às mulheres. É um obrigada da Volkswagen por tanta inspiração. 8 de março". Os internautas também poderão conhecer o filme e anúncio da nova campanha no site corporativo da Volkswagen - www.vw.com.br .