Nossos Vídeos

terça-feira, 16 de março de 2010

Projeto Aprendendo com o Lataço abre nova temporada de visitas

Associação Brasileira de Embalagem de Aço anuncia balanço de atendimentos realizados por projeto socioambiental e fala sobre os objetivos para 2010

Desde a sua criação em agosto de 2007, o projeto Aprendendo com o Lataço atendeu gratuitamente mais de 28 mil jovens entre 6 e 12 anos, alunos de colégios públicos e privados da capital paulista e Grande São Paulo. Somente em 2009, 12.871 atendimentos foram realizados. “O crescimento de quase 20% em relação ao ano passado é a resposta às empresas parceiras do programa que contribuem para que as oficinas do Lataço cheguem aos colégios e outros locais, como feiras e eventos, de diversas regiões da cidade”, afirma Thaís Fagury, gerente executiva da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço).

Apesar dos impactos negativos nos investimentos das empresas em projetos sociais, causados pela a crise econômica deflagrada no fim de 2008, o programa superou sua meta de atendimento e gerou uma demanda maior para 2010. “Até o momento, nosso planejamento contempla o atendimento a mais de 8 mil estudantes somente nas ações programadas em colégios. Estamos em busca de mais parceiros e empresas que possam contribuir para esse trabalho de conscientização”, explica Thaís. As parcerias servem para otimizar esforços e levar informação de qualidade a um número cada vez maior de pessoas. Entre as principais parcerias realizadas em 2009 estão: rede Carrefour SP, rede Magazine Luiza SP, Sabina Escola Parque do Conhecimento (Santo André) e o Shopping Metrô Tatuapé, com a 7ª Feira da Cidadania e Saúde.

Entre as ações previstas para 2010 está o lançamento do site do programa. “Os bons resultados obtidos por todas as equipes envolvidas neste projeto demandaram a criação de um espaço virtual para maior inteiração com o público geral, além de dar continuidade ao que as crianças aprendem na sala de aula”, detalha Thaís. A estrutura do site oferece uma visualização rápida e prática para o internauta e oferece diversas atividades lúdico-pedagógicas para aplicação em sala de aula, com download gratuito para professores da rede pública e privada.

O Aprendo com o Lataço é um projeto educativo itinerante que ensina o público infanto-juvenil que uma simples ação como a compra de alimentos, com atenção especial ao tipo de embalagem, é um ato de responsabilidade que pode influenciar esta e as próximas gerações. As atividades propostas são conduzidas por monitores e os estudantes podem aprender com oficinas de sucata e maquetes sobre a cadeia produtiva da lata de aço. Entre os conceitos abordados nas aulas estão: a relação cidadão-mercado de consumo; os setores da economia; as cadeias produtivas: origem, processo e destino; a cadeia produtiva da lata; a conservação e a manipulação de alimentos; a importância da embalagem na indústria alimentícia; a responsabilidade em relação à questão do lixo e a importância da reciclagem.


Aprendendo com o Lataço
Número de atendimentos:
2007 -  4.391
2008 -10.793 
2009 -12.871

Regiões atendidas em 2009

Zona Leste
Artur Alvin, Aricanduva, Belenzinho, Brás, Cidade Tiradentes, Jardim Anália Franco, Jardim Nove de Julho, Jardim Sapopemba, Mooca, São Miguel Paulista, Tatuapé, Vila Formosa, Vila Matilde, Vila Prudente, Vila Talarico e Vila União.

Zona Norte
Água Branca, Carandiru, Jaçanã, Lauzane Paulista, Parque Novo Mundo, Santana, Tucuruvi, Vila Maria, Parque Novo Mundo, Vila Guilherme e Vila Nova Cachoeirinha.

Zona Oeste
Barra Funda, Jardim Arcoador, Lapa, Perdizes, Pinheiros, Pirituba, Pompéia, Santa Cecília, Vila Dionísia e Vila Rica.

Zona Sul
Água Funda, Bela Vista, Brooklin, Cambuci, Grajaú, Heliópolis, Interlagos, Ipiranga, Jabaquara, Jardim Liviero, Largo do Socorro, Liberdade, Moema, Parque Bandeirantes, Real Parque, Santo Amaro, Socorro, Vila Clementino e Vila Mariana.

Grande SP
Diadema, Jandira, Barueri, Taboão da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e Guarulhos.

Sobre a ABEAÇO
A Associação Brasileira de Embalagem de Aço foi criada em maio de 2003 com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. A entidade sem fins lucrativos investe e apóia em iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidades sociais, para aproximar os interesses de toda a cadeia produtiva para desenvolver soluções e produtos, no Brasil e no exterior. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço.

Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e com o governo.

Saiba mais sobre a Abeaço acessando o site www.abeaco.org.br
Acompanhe as novidades sobre as latas de aço: http://twitter.com/latadeaco
Preservar o planeta é possível, associe-se a nossa comunidade no Orkut: Abeaço