Nossos Vídeos

terça-feira, 16 de março de 2010

Festival Cine Favela - abril em Heliópolis e Sesc Santana

V Festival Cine Favela de Curta-Metragem acontece entre 2/4 e 8/5, em Heliópolis

Em sua 5ª edição, Festival pioneiro que acontece dentro da Comunidade de Heliópolis exibe cerca de 50 títulos de filmes realizados por ONGs, Associações, Coletivos e Periferias. Todas as atividades serão gratuitas.

Com patrocínio da Petrobras e co-realização do SESC SP, o V Festival Cine Favela de Curta-Metragem acontece no período de 2 de abril a 8 de maio. A abertura será na sede do Cine Favela (Comunidade de Heliópolis) com exibição, às 20 horas, do longa-metragem convidado Sonhos Roubados, de Sandra Werneck com Nanda Costa, Marieta Severo, Daniel Dantas, Kika Farias, Nelson Xavier e MV BILL.

O lançamento no SESC Santana acontece no dia 6 de abril, terça-feira, às 20 horas, com exibição do cultuado curta-metragem Carolina, de Jeferson De (diretor do longa Bróder, lançado recentemente no Festival de Berlim) e a última produção do Projeto Cine Favela, Se Não Acontecesse, coordenado pelo cineasta Luiz Adriano Daminello, além de show com o rapper Lui MR.

A Mostra Competitiva é formada por 22 títulos, dos quais um será escolhido por voto popular como Melhor Filme, recebendo prêmio de R$ 2.000,00 em dinheiro. Várias outras atrações movimentam a programação do Festival: Mostra Itinerante (exibição ao ar livre em três pontos da Comunidade), Cine Recreio (exibição de uma grade infantil em 12 escolas públicas), debates e Oficina de Cinema para 30 jovens, com a realização de um curta, ministrada por Luiz Adriano Daminello e participação de outros renomados profissionais do cinema (Braulio Mantovani, Thais Canjani, Monica Palazzo, Luciana Canton e Kira Pereira).

Cine Recreio - Com programação voltada a crianças de 4 a 8 anos, levará o cinema (curtas-metragens) a 12 escolas públicas situadas em Heliópolis, São Caetano e Santana. Além da exibição dos filmes, serão sugeridas atividades extra-escolares.

Mostra Itinerante - Levará o cinema a espaços públicos, praças, ruas e complexos esportivos da Comunidade de Heliópolis. A programação é composta por filmes populares com classificação livre. No SESC Santana, será exibida uma grade com filmes representativos do cinema periférico.

Oficina de Cinema - As inscrições já estão abertas na unidade no SESC Santana e no Cine Favela. A oficina, ministrada pelo cineasta e professor Luiz Adriano Daminello, terá também palestras com renomados profissionais do cinema: Braulio Mantovani (roteiro), Thais Canjani (produção), Monica Palazzo (direção de arte), Luciana Canton (direção de atores) e Kira Pereira (som). O objetivo é apresentar os principais aspectos do trabalho de uma equipe de cinema e as noções básicas que conduzem a realização de um filme, além de proporcionar contato com profissionais de destaque no mundo cinematográfico. Os alunos terão a oportunidade de realizar um curta-metragem que será exibido dentro do Festival. Das vagas, trinta no total, vinte foram destinadas a comunidades carentes, e as dez restantes, ao público em geral.

Em apenas 23 dias de inscrições e com divulgação 100% voltada para a Internet, o V Festival Cine Favela de Curta-Metragem recebeu mais de 215 filmes (recorde do festival), provenientes de vários estados (RJ, BA, MG, SP, ES, TO, RS, PE, DF, AL e PR). São filmes realizados por Associações, ONGs, Coletivos e Periferias que utilizam o cinema como ferramenta de inclusão sociocultural. Entre elas, destacam-se: Nós do Morro, Boca de Filmes, Cavídeo, Cinema Nosso, Tela Brasil, Kinoforum, Projeto Arrastão, AnimaTV, Instituto Querô, Telinha de Cinema, Favela É Isso Aí, Cine Clube Clã Periférico, Cine Kbça e outros realizadores independentes.

Em cinco anos ininterruptos, o Festival já atraiu mais de 8.500 espectadores, exibiu mais de 95 títulos de filmes periféricos, beneficiou mais de 160 jovens em oficinas de cinema e distribuiu mais de R$ 16.000,00 em prêmios. Desde 2009, o projeto tem à sua frente o gestor cultural Daniel Gaggini, responsável pela reestruturação do Cine Favela, que, a partir deste ano, se transforma em um Ponto de Cultura do Governo do Estado de São Paulo e tem orçamento garantido até 2012 para desenvolver atividades ligadas à Sétima Arte.

Trata-se de uma iniciativa sem precedentes, e a efervescência cultural que vem ocorrendo na região só mostra que Heliópolis é um terreno fértil com grande potencial de expansão. Com mais de 130 mil habitantes distribuídos em mais de 1.000.000 m2,na sua maioria composta por jovens, é uma das maiores comunidades carentes do mundo. Associações e ONGs (nacionais e internacionais), junto com a iniciativa pública e privada, vêm realizando, ao longo de anos, parcerias bem sucedidas em projetos ligados à inclusão social. É este também o intuito do Cine Favela, projeto que, desde 2004, insere o jovem tanto social como culturalmente por meio do cinema. O diferencial do Festival Cine Favela de Curta-Metragem, além do seu pioneirismo, é o de ser realizado dentro de uma das maiores comunidades da América do Sul e comprovar que ações desenvolvidas em camadas com baixa oferta de atividades culturais obtêm grande êxito de público e de resultados, além de contribuir para a integração social e cultural.

Infância
Dia das Crianças
O Primitivo
Quando cai a parede
Sonhos Roubados

Serviço:
V Festival Cine Favela de Curta-Metragem
De 2 de abril a 8 de maio de 2010
Programação gratuita
Cine Favela - Rua da Alegria Popular, 63 C – Heliópolis/SP
SESC Santana - Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Santana/SP
Direção geral: Daniel Gaggini
Coordenação: Reginaldo de Túlio
Patrocínio: Petrobras
Co-realização: SESC São Paulo

Cronograma resumido - V Festival Cine Favela de Curta-Metragem

Programação completa disponível no hotsite do Festival: www.cinefavela.org.br/festival

• Lançamento do V Festival Cine Favela de Curta-metragem
Data: 2 de abril - sexta-feira – às 20 horas
Local: Cine Favela
Programação: exibição do longa convidado Sonhos Roubados (Brasil, 2009, 85’) – de Sandra Werneck, com Nanda Costa, Amanda Diniz, Kika Farias, Marieta Severo, Nelson Xavier, Daniel Dantas, MV Bill e outros.
Duração da sessão: 85 min.

• Oficina de Cinema
Ministrante: Luiz Adriano Daminello
Palestrantes: Braulio Mantovani, Thais Canjani, Monica Palazzo, Luciana Canton e Kira Pereira.
Datas: 3 a 18 de abril – sábado e domingos (aulas são ministradas, alternadamente, no Cine Favela e SESC Santana).
Datas / SESC Santana: 3 e 10 e de abril - sábados – das 14h às 18h
Datas / Cine Favela: 4 e 11 de abril - domingos - das 14h às 18h
Filmagens / SESC Santana: 17 de abril – sábado – das 10h às 18h
Filmagens / Cine Favela: 18 de abril – domingo – das 10h às 18h

• Abertura oficial do Festival Cine Favela de Curta-metragem
Data: 6 de abril - terça- feira – às 19 horas
Local: SESC Santana
Programação: pré-estreia da última produção do Projeto Cine Favela, Se Não Acontecesse (SP, 2010, 20’); exibição do curta convidado Carolina (SP, 2003, 15’), de Jeferson De, com Zezé Motta e Gabrielly de Abreu; show com o rapper Lui MR e participação de Silvana Silva e Jeane Tauvares.
Duração da sessão de cinema: 35 min.

• Retrospectiva Festival Cine Favela
Data: 13 de abril – terça-feira – às 20 horas
Local: SESC Santana
Programação (exibição dos vencedores das quatro últimas edições do Festival na categoria melhor filme): Dois em Um (SP, 2003, 10’), de Luís Carlos Soares, com Gustavo Dias, Juliana Mesquita e Paula Lopes; Pele Negra Máscara Branca (SP, 2003, 19’), documentário de Conrado Krainer; 5 Minutos de Rádio Heliópolis (SP, 2007, 5’), documentário de Gildivan Felix; O Fim da Arrogância (SP, 2008, 5’), de Raimundo B. Fernandes.
Duração da sessão: 39 min.

• Cine Recreio
Data: 14 de abril – quarta-feira – em Santana

Escolas: Emei José Bonifácio de Andrade Silva, Emei Anchieta e Emei Arthur Etzel.

Data: 15 de abril – quinta-feira – Heliópolis

Escolas: Emef Luiz Gonzaga Do Nascimento, Emef Péricles Eugênio da Silva Ramos e Emei Batista Cepelos.


Data: 16 de abril – sexta-feira – em Heliópolis
Escolas: Escola Manuela Lacerda Vergueiro, Creche Pré-Escola Zezinho e Emei Emílio Carlos.
Horário: das 8h às 12h – Duração da sessão: 22 minutos
Filmes: Alma Carioca - Um Choro De Menino (RJ, 2002, 7 min.), de William Côgo; Tem Um Dragão no Meu Baú (RJ, 2005, 1’25”), de Rosaria; Disfarce Explosivo (SP, 2000, 6’), de Mário Galindo; Maria Flor (DF, 2008, 3’), de Camila Carrossine; O Esquilo Faminto (Gopher Broke, EUA, 2004, 4’20”), de Jeff Fowler.

• Mostra Projeto Cine Favela.
Data: 20 de abril – terça-feira – às 20 horas
Local: SESC Santana
Filmes: A Vida Por Um Pipa (SP, ficção, 6’), de Rafael Aragão de Túlio; A Casa Caiu (SP, ficção, 15’), de Marcos Pontes; O Grande Vencedor (SP, ficção, 15’), de Jucélio Santos; A Vítima (SP, ficção, 5’), de Jucélio Santos.
Duração da sessão: 41 min.

• Mostra Itinerante
Data: 23 de abril – sexta-feira – às 20 horas
Local: Associação dos Moradores – Cohab Heliópolis – Quadra do Cingapura
Data: 24 de abril – sábado – às 20 horas
Local: Final da Estrada das Lágrimas / início da Avenida Juntas Provisórias
Data: 25 de abril – domingo – 20 horas
Local: Praça Nova Heliópolis - Quadra do Morro

Programação (filmes consagrados pelo público, premiados em festivais na categoria popular): Roubada! (RJ, 2000, 3’40”), de Maurício Vidal, Renan de Morais e Sérgio Yamasaki; Mauro Shampoo (RJ/PE, 2000, 22’), de Leonardo Cunha Lima E Paulo Henrique Fontenelle; Fast Food (RS, 1998, 1’), de Diego de Godoy e Rodrigo Pesavendo; Os Filmes Que Não Fiz (MG, 2008, 16’), de Gilberto Scarpa; Batalha – A Guerra do Vinil (SP, 2007, 16’), do Estúdio Terpins Greco.
Duração da sessão: 59 minutos
Ainda: shows com bandas locais e distribuição de brindes.

• Mostra Itinerante de Filmes Periféricos
Data: 27 de abril – terça-feira – às 20 horas
Local: SESC Santana
Duração da sessão: 67 minutos

Programação (filmes periféricos que não estão na Mostra Competitiva): Maria Sem Graça (SP, ficção, 7’37”), de Leandro Goddinho, do Projeto Independente; Maria Capacete (SP, doc., 21’), de Eduardo Bezerra e Victor Luiz Dos Santos, Oficinas Querô; Até Quando (RJ, anim., 3’46”), criação coletiva do projeto Cinema Nosso; O Filme do Filme Roubado (RJ, ficção, 6’46”), de Marcelo Yuka, Júlio Pecly e Paulo Silva, da Companhia Brasileira de Cinema Barato; Osvaldo (SP, ficção, 9’17”), de Nildo Ferreira, do Oficinas Querô; O Saci No Morrinho (RJ, anim., 4’), de Fabio Galvão, José Carlos Junior, Nelcirlan Souza e Renato Dias, TV Morrinho; De Velha Basta Eu (SP, ficção, 8’40”), de Victor Luiz dos Santos, Oficinas Querô); A Mentira (TO, ficção, 2’44”), de Neily Sara, Projeto Telinha de Cinema; Defina-se (SP, doc., 4’54”), de Kelly Regina Alves, das Oficinas Kinoforum.

• Mostra Competitiva – 1º dia
Data: 30 de abril – sexta-feira – às 20 horas
Local: Cine Favela
Duração da sessão: 75 minutos.

Pré-estreia: Efeito Social (SP, ficção, 15’16”), de Janf José Nunes. Projeto: Independente.
Filmes / Competitiva 1: Iraque – Terra Da Esperança (AL, doc., 11’57”), de Douglas Nogueira (Coletivo Os Saudáveis Subversivos); Máicou Diéquison (ES, ficção, 8’50”), de Ramon Zagoto e Natanael de Souza (Cine Clube Kbça); Entrelinha (SP, ficção, 4’38), de Ariel Schvartzman e Pepe Mendes (Projeto Independente); Neguinho e Kika (RJ, ficção, 17’), de Luciano Vidigal (Nós do Morro e Cavídeo); D.O.R. (SP, experimental, 3’56”), de Leandro Goddinho (Cia de Teatro Os Crespos); Infância (RJ, anim., 3’), criação coletiva (Cinema Nosso); Sete Minutos (RJ, ficção, 7’), de Cavi Borges, Julio Pecly e Paulo Silva (Projeto Cavídeo).

• Mostra Competitiva – 2º dia
Data: 1º de maio – sábado – às 20 horas
Local: Cine Favela
Duração da sessão: 78 minutos.

Filmes / Competitiva 2: Desmemórias Do Sr. D. (SP, ficção, 11’50”), de Bruno Peixoto (Projeto Independente); O Melhor Lugar (SP, ficção, 12’53”), de Nildo Ferreira e Jefferson Paulino (Oficinas Querô); Bin Laden (MG, doc., 06’37”), de Arthur B. Senra e Edmar P. da Cruz (Favela é Isso Aí); Além do Olhar (Senegal, ficção, 05’24”), criação coletiva (Cinema Nosso); Quando a Parede Cai (MG, doc., 3’), de Marcelo Reis, Nilo Augusto e Patrícia Vieira (Audivisual Cufa BH); A Distração de Ivan (RJ, ficção, 16’), de Cavi Borges e Gustavo Melo (Cavídeo e Nós No Morro); Enchente – Reflexão dos Seus Atos (SP, doc., 04’), de Magda Gonçalves, Michael de Jesus, Paulo Cardoso e William Nunes (Oficinas Kinoforum); Tem Gente! (RS, ficção, 17’), de Evandro Berlesi (Alvoroço Nas Escolas).

• Mostra Competitiva – 3º dia
Data: 2 de maio – domingo – às 19 horas
Local: Cine Favela
Duração da sessão: 76 minutos.

Filmes / Competitiva 3: Cuidado! Palhaços. (DF, doc., 14’30”), de Pablo Peixoto (Produção Independente); Nymphalidae (RJ, experimental, 2’40”), de Felippe Xyu (projeto CIEM.H2); O Primitivo (RJ, ficção, 6’31”), de criação coletiva (Cinema Nosso); Um Dia A Mais (RN, ficção, 07’39”), de criação coletiva (Oficina de Vídeo Tela-Brasil); Picolé, Pintinho e Pipa (RJ, ficção, 14’), de Gustavo Melo (Nós do Morro e Cavídeo); Umburei (PE, ficção, 12’), de Fausto Filho (Projeto Independente); Dia Das Crianças (RJ, doc., 5’), de Cavi Borges (Projeto Cavídeo); João e Genésia (SP, doc., 14’), de André Ferezini e Gildivan Felix (Projeto UNAS).

• Premiação
Data: 08 de maio - sábado – às 20 horas
Local: Cine Favela
Programação: Pré-estreia do curta-metragem realizado pelos alunos da Oficina de Cinema do Festival. Divulgação e premiação do Melhor Filme do V Festival Cine Favela de Curta- Metragem, escolhido pelo voto popular.

Ficha Técnica
V Festival Cine Favela De Curta-Metragem
Direção geral: Daniel Gaggini
Coordenação: Reginaldo de Túlio
Curadoria / Mostra Competitiva: William Hinestrosa e Daniel Gaggini; colaboração de Maria Cristina Villas Boas e Flávia Tonalezi.
Curadoria / Mostra Itinerante, Cine Recreio e Mostra Cine Favela : Daniel Gaggini
Direção de produção: Flávia Tonalezi
Assistentes de produção: Rebecca Salles, Liu Mr e Donizete Bomfim
Secretária: Geneci Ledo de Túlio
Diretor de arte: David Galasse
Vinhetas: Igor Sales e Leo Defenteo
Produção Gráfica: Camila Prado
Hotsite: BMGV
Consultora Internacional: Luciana Rossi
Promotores/Monitores: Jeane Tauvares, Silvana Silva, Rita Andrade, Jucélio Santos e Fabíola Santos.
Patrocínio: Petrobras
Co-realização: SESC São Paulo