Nossos Vídeos

terça-feira, 16 de março de 2010

Campanha Museu do Bixiga 30 Anos

MUSEU MEMÓRIA DO BIXIGA INICIA CAMPANHA DE REVITALIZAÇÃO

No dia 18 de março será apresentada a campanha “Museu do Bixiga 30 Anos”, que tem por objetivo a revitalização do Museu Memória do Bixiga pela nova diretoria – constituída no início de 2010 –, que está empenhada em captar recursos para viabilizar a recuperação da instituição.

Para isso, foram selecionadas as principais metas a serem alcançadas: restauro da casa (fachada, telhado e interior) e do acervo (objetos, fotos e documentos); aquisição de equipamentos de informática; digitalização do acervo (fotos e documentos); implantação de cantina-escola (cursos de gourmet); elaboração de cursos de museologia, restauração, literatura e vídeo; instalação de loja de souvenires; criação de site; desenvolvimento de um livro/catálogo contando a história do museu e do acervo; criação da Associação Amigos do Museu Memória do Bixiga.

Em 2011, o Museu Memória do Bixiga completa 30 anos de existência, justamente quando será comemorado o “Ano da Itália no Brasil”. Portanto, essa é uma prioridade à recuperação do único local dedicado à memória da imigração italiana em São Paulo.

O lançamento da campanha “Museu do Bixiga 30 Anos” será na quinta-feira (18), no próprio museu, durante café da manhã, das 9h às 11h.

História

Fundado em 1981 por Armando Puglisi (o Armandinho do Bixiga) e Paulo Santiago, o Museu Memória do Bixiga é considerado o primeiro museu de bairro da capital paulista. Localizado na Rua dos Ingleses, a sede é tombada pelo Patrimônio Histórico e guarda um rico acervo de fotos e documentos que registram boa parte da história da imigração italiana no Bixiga, além de uma grande variedade de objetos utilitários, rádios antigos e brinquedos que pertenceram aos primeiros moradores do bairro. Inclusive, há uma pequena coleção de objetos pessoais de Adoniran Barbosa, doados pela família.

Após o falecimento de Armandinho, seu idealizador, o museu passou a enfrentar sérias dificuldades, até fechar as portas em 2008. Com o processo de deterioração do imóvel e do acervo, um grupo de moradores e simpatizantes do bairro sugeriu a formação de uma nova diretoria, que assumiu em dezembro de 2009, com o objetivo de ajudar na recuperação do patrimônio cultural deixado por Armandinho, sua mulher dona Lela e a filha Maria Paula.

Outras ações

No dia 27 haverá a abertura da exposição “Memória do Bixiga”, com parte do acervo do museu. A organização é do escritório de arquitetura de Julio Abe, que em 2009 realizou o evento “Museu de Rua do Bixiga”. A exposição é no Espaço Cultural Novolhar, na Rua 13 de Maio, 361.

Dia 29 é a vez do Gnocchi da Sorte, quando será apresentada a nova diretoria, criação da Associação Amigos do Museu Memória do Bixiga e sorteios. O jantar, a partir das 20h, acontece na Cantina Roperto (Rua 13 de Maio, 634, Bela Vista). O convite custa R$ 100,00 por pessoa com direito ao jantar e uma camiseta/convite. As adesões podem ser feitas pelos telefones (011) 3253-9338 / 9942-8796 / 2894-5782 / 8034-5134.


Serviço:

Campanha “Museu do Bixiga 30 Anos” – Revitalização do Museu Memória do Bixiga
Dia: 18 de março de 2010, das 9h às 11h (café da manhã)
Local: Museu Memória do Bixiga
Rua dos Ingleses, 118
Bela Vista