Nossos Vídeos

terça-feira, 16 de março de 2010

INSTITUTO INTERNATIONAL PAPER INVESTE NA FORMAÇÃO DE JOVENS

Em parceria com a Fundação Iochpe, o Instituto International Paper iniciou a capacitação de jovens para o primeiro emprego e para o exercício da cidadania.

"Transformar a vida das pessoas", com esse ideal, o Instituto International Paper (IIP) iniciou a Escola Formare, que tem o objetivo de proporcionar qualificação e especialização de jovens de baixa renda para auxiliá-los na obtenção do primeiro emprego e prepará-los para o exercício da cidadania. No início deste mês, foi realizada a aula inaugural do projeto Escola Formare, na fábrica da International Paper em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. Durante toda a semana, os 20 alunos da Escola Formare, que passaram por uma rigorosa seleção, tiveram o primeiro contato com os educadores voluntários (profissionais da empresa), com o presidente da International Paper para América Latina, Jean-Michel Ribieras, entre outros líderes.

Para o Presidente do Instituto International Paper e Diretor Jurídico e de Assuntos Corporativos da companhia, Ricardo C. Zangirolami, que também visitou os alunos, é uma grande realização inaugurar a Escola Formare na IP: "Como presidente do Instituto International Paper, estou realmente muito feliz e realizado por termos trazido a Escola Formare para a IP. Não somente por se tratar de um projeto vencedor, que já impactou positivamente a vida de milhares de jovens, preparando-os e integrando-os ao mercado de trabalho, mas, principalmente, porque ele reflete a nossa crença de que a educação - não somente a formal, mas também aquela que engloba reflexões quanto aos valores morais e éticos - é a mola propulsora e fator imprescindível para o desenvolvimento e evolução de nosso País. Junte-se a isso o envolvimento efetivo e sincero de nossos profissionais, que se tornam educadores voluntários, e temos aqui um verdadeiro círculo virtuoso", relata.

O curso, com duração de 10 meses, inclui disciplinas como: medição e desenho mecânico, organização industrial e comercial, inglês, meio ambiente e processo industrial de papel e celulose, finanças, ética e noções de cidadania, entre outros. No final do ano, os alunos receberão um certificado de iniciação profissional reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), além da formação de "Assistente de Operações Industriais.

Os estudantes têm aulas ministradas por profissionais voluntários da empresa e receberão, além da Bolsa de Estudos, o direito a benefícios oferecidos pela International Paper, instalada no município. "Para a IP o Projeto Formare significa a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento de jovens de Mogi Guaçu. Para os profissionais da International Paper esta será uma ótima oportunidade de exercer o trabalho voluntário, já que poderão participar do projeto como instrutores dos cursos oferecidos", diz o gerente geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais e diretor do IIP, Luís Fernando Madella.

Sobre a IP - A International Paper, fundada em 1898, é líder de mercado na produção de papéis não revestidos e embalagens, com atuação global e presença em mercados na América do Norte, Europa, Rússia, América Latina, Ásia e norte da África. Seus negócios também incluem a Xpedx, a maior distribuidora de papéis para impressão, suprimentos e equipamentos gráficos da América do Norte. Com sede nos Estados Unidos, a International Paper emprega aproximadamente 61.500 pessoas em mais de 20 países, e atende clientes em todo o mundo. Em 2009, o total de vendas da companhia foi cerca de US$ 23,4 bilhões. No Brasil, a International Paper emprega 2.600 profissionais e possui três fábricas: duas no Estado de São Paulo e uma no Mato Grosso do Sul. Seus produtos, as linhas de papéis para imprimir e escrever Chamex e Chamequinho e a linha gráfica de papéis Chambril, são produzidos a partir de florestas 100% plantadas e renováveis, certificadas pelo Cerflor, sistema brasileiro de certificação florestal gerenciado pelo Inmetro e reconhecido internacionalmente pelo PEFC (Program for Endorsement on Forestry Certification).

Para saber mais sobre a International Paper, seus produtos e seu compromisso com a sustentabilidade econômica, social e ambiental, acesse: www.internationalpaper.com.br.