Nossos Vídeos

terça-feira, 16 de março de 2010

Estante Virtual vai às universidades de todo o país e lança desafio

A Estante Virtual, www.estantevirtual.com.br , portal que reúne sebos de todo o país, promete mobilizar as universidades brasileiras com a campanha “sebos no campus”.

A CAMPANHA “SEBOS NO CAMPUS” LANÇA O DESAFIO A UNIVERSITÁRIOS DE 50 CIDADES DO PAÍS: ENCONTRAR UM LIVRO QUE NÃO ESTÁ NO ACERVO DO PORTAL

Depois da inusitada troca de livros que parou a Bienal do Livro no Rio de Janeiro, a Estante Virtual inova mais uma vez. O portal - que reúne acervos de mais de 1.600 sebos do país -, em ação conjunta com livreiros e leitores de todas as regiões do Brasil, desafia alunos e professores de 70 universidades a descobrirem um livro que não faça parte do acervo de mais de seis milhões de livros cadastrados no portal. O desafio faz parte da campanha “Sebos no campus” que de 22 a 26 de março levará o mundo dos sebos para dentro das universidades.
Nos estandes, os visitantes poderão experimentar o sistema de busca do portal, conhecer a dimensão do acervo da Estante Virtual e participar do desafio. Quem conseguir encontrar, em um minuto, um título que não esteja no site, preencherá um cupom eletrônico para concorrer a R$100,00 em livros por estande. O tempo será medido por uma ampulheta e cada participante poderá concorrer apenas uma vez. Para que a busca seja válida, o livro procurado precisa ter sido publicado há pelo menos dois meses. O nome dos ganhadores será divulgado no site da Estante Virtual no dia 31/03/2010.

O objetivo da campanha é mostrar à comunidade universitária que sebo não é lugar apenas de livros raros e esgotados. “Hoje os sebos têm de tudo: livros seminovos e até mesmo novos, comprados das pontas de estoque das editoras. Queremos mostrar isso para o público universitário, e nada melhor do que essa mobilização nacional que estamos coordenando em universidades de todos os estados do Brasil”, explica André Garcia, criador do portal.

A Estante Virtual vem se mostrando uma ferramenta decisiva no acesso ao conhecimento, tanto pelo custo reduzido, quanto pela variedade de títulos infinitamente maior à dos que os encontrados nas livrarias convencionais. Em pesquisa recente o portal registrou uma economia de até 77% nas listas de livros de vestibulares e cursos universitários de todo o país, comparando o preço dos livros nos sebos e nas livrarias convencionais. A economia média foi de 51%, chegando a 95% em alguns livros. A pesquisa completa está disponível no blog da Estante Virtual.

Mobilização rumo às universidades
Serão 70 estandes em universidades de 50 cidades de todos os estados. Em mais de 20 cidades onde não havia sebos próximos às universidades, quem apresentará o portal serão leitores que se prontificaram a ajudar na disseminação da campanha.
A lista de universidades que receberão o estande da campanha estará disponível no blog da Estante Virtual a partir de quinta-feira, dia 18 - http://www.estantevirtual.com.br/blogdaestante/
“Google” dos sebos – a revolução
A Estante Virtual, portal que foi ao ar há 4 anos com apenas 18 sebos online, reúne hoje 1,6 mil sebos e livreiros de todo o país, englobando um acervo de mais de 6 milhões de livros online e quase 18 milhões de livros offline (total dos acervos físicos de todos os sebos participantes). Os leitores cadastrados já ultrapassam os 500 mil, e respondem por uma movimentação intensa: mais de 12 buscas por segundo nos horários de maior procura e 5 mil livros vendidos diariamente. Em paralelo, para atender a tanta procura, a Estante mantém uma taxa de crescimento de um sebo a cada dia.
Por seu vasto catálogo, grande variedade de títulos e eficiente ferramenta de pesquisa o portal vem sendo chamado de "Google dos sebos", e já é referência na busca de livros nesse mercado. Ao facilitar o acesso de leitores ao acervo de sebos, livreiros e até de outros internautas (todos os usuários do portal podem cadastrar livros para venda), o site criou uma grande rede de comercialização de livros alternativa às livrarias tradicionais e mesmo às virtuais.
E isto vai muito além da venda de obras usadas e raras que o público atribui como papel dos sebos. Nos sebos da Estante, o leitor encontra também livros seminovos e novos – comprados em pontas de estoque das editoras. O processo de modernização veio na medida em que os sebos puderam passar a usufruir da internet a um custo muito baixo.
Para incentivar o crescimento desse mercado, a Estante Virtual desenvolveu um programa para auxiliar pequenos livreiros a catalogar seus livros e envia aos interessados kits do Sebrae para ajudar na criação de novos sebos. Além disso, faz também contato com leitores de cidades pequenas que se dizem interessados em montar o primeiro sebo da cidade.
Portal promove programa de trocas em âmbito nacional
A Estante Virtual lançou a ideia e vários sebos já aderiram ao Programa Nacional de Troca de Livros. Através dele, o leitor pode trocar exemplares seminovos de livros – em bom estado de conservação - por outros do acervo do livreiro ou receber um crédito virtual para ser usado em trocas posteriores através do portal. A relação dos 145 sebos participantes (com seus endereços físicos) está no site http://www.estantevirtual.com.br/programadetrocas
www.estantevirtual.com.br