Nossos Vídeos

terça-feira, 16 de março de 2010

OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO - PREMIAÇÃO SENAC

Medalha de ouro Serviço de Restaurante Senac-Salvador

Foram divulgados neste domingo, dia 14, durante a Cerimônia de Encerramento da Olimpíada do Conhecimento 2010, que aconteceu no Armazém 1 do Cais do Porto, Rio de Janeiro, os vencedores das cinco categorias que representam o Senac na competição de educação profissional mais importante das Américas.
Os vencedores dos dois primeiro lugares dos segmentos Cozinha, Serviços de Restaurante, Cabeleireiro, Maquiagem e Técnico de Enfermagem concorrem a uma vaga na próxima edição do Torneio Mundial de Formação Profissional (Worldskill), no ano que vem em Londres. Esses alunos passarão por um treinamento intensivo durante o ano e serão avaliados novamente. Aqueles que tiverem melhor habilidade técnica dentro cada categoria representarão o Brasil na competição internacional.

Medalha de ouro na categoria Cozinha, a soteropolitana Laysa Barretto de Menezes, 18, do Senac Bahia, treinou oito horas por dia durante três meses para a competição. “Estou muito feliz, muito gratificada. Se eu for pra Londres, vou dar o melhor de mim e que vença quem for o melhor”.
Vencedora da medalha de prata no segmento, a porto-alegrense Adriana Pedebos Ribeiro, 19, também treinou oito horas por dia durante três meses na Unidade do Senac em Porto Alegre para participar da Olimpíada no Rio de Janeiro e afirma que seu foco a partir de agora é conseguir uma vaga na disputa internacional. “É uma oportunidade única na minha vida. As portas se abriram para o mundo”, diz.
Depois de treinar nove horas por dia desde dezembro de 2009, a aluna do Senac Ceará Maria Karoliny Alves Vieira, 20, medalha de ouro na categoria Maquiagem, está ambiciosa. “Quero treinar mais e pegar o primeiro lugar em Londres”.
Segunda colocada da mesma categoria, a aluna do Senac RS Adriana Krieger, 20, é gaúcha de São Leopoldo e estuda na Unidade do Senac em Canoas. Depois de fazer o curso com duração de sete meses e treinar oito horas por dia durante três meses, ela se diz satisfeita. “Caso eu não ganhe uma vaga para Londres, tudo bem. Já vai ter sido algo muito grande pra mim a vitória de hoje”, explica.
Medalha de ouro na categoria Cabeleireiro, Daniela Silva de Melo, 20, também aluna da Unidade Canoas, do Senac RS, terminou o curso há um ano e já trabalha profissionalmente em um salão de beleza, mas há cinco meses largou tudo para se dedicar exclusivamente aos treinamentos no Senac. Na expectativa de participar da Worldskills em Londres, planeja reforçar os treinos. “Eu espero ter um treinamento ainda mais forte, para me preparar ainda mais.” Ganhador da medalha de prata na categoria, Raysson Denis dos Santos Dias, 20, do Senac Ceará, disse estar orgulhoso por representar o seu estado na mais importante competição de estudantes da América Latina. “Eu saí de Crato, no interior do Ceará, para isso. Estou muito feliz”, conta ele, que treinou de oito a dez horas por dia na Unidade do Senac de Crato para participar do evento.
Hemilton Heverton Oliveira dos Santos, 21, aluno do Senac Bahia, que ficou em primeiro lugar em Serviços de Restaurante, falou sobre a superação e dedicação exigidas durante o processo de preparo. “Estou muito emocionado, porque foi uma luta intensa para chegar até aqui. Queria poder retribuir o carinho que todos os professores e orientadores do Senac tiveram por mim”.
Segmento avaliado em dupla, Técnico de Enfermagem teve duas meninas como primeiro lugar. Yara Cristina de Lima, 19, e Amanda Silva de Souza 18, estudam na Unidade Itaquera, do Senac São Paulo, e treinaram quatro horas por dia durante quatro meses. “É muito gratificante, mas o orgulho de representar o estado de São Paulo é enorme. Vamos fazer de tudo para representar o Brasil em Londres”, afirma Yara. Além da preparação e do nervosismo para a Olimpíada, as duas meninas ainda precisaram lidar com as dificuldades que envolvem um trabalho em grupo. “Ás vezes, nós discordamos uma da outra. Mas é bom, porque dividimos as tarefas. É mais difícil, mas é melhor porque a gente se ajuda”, diz Amanda. Classificada em segundo lugar, a dupla de Porto Alegre Renata Araújo Machado, 20, e Jéssica Amaral, 20, treinou oito horas por dia durante três meses. “É uma expectativa muito boa. Um grande incentivo para treinar cada vez mais”, disseram elas, que nunca viajaram para o exterior. “É uma oportunidade enorme para dar um impulso na nossa carreira”, afirmam em coro.
Estiveram presentes na Cerimônia de Encerramento da Olimpíada, no Armazém 1 do Cais do Porto, representando o diretor-geral do Senac, Sidney Cunha, o diretor da Divisão Técnica do Senac Nacional, Valter Rodrigues; a diretora de Educação Profissional do Senac Nacional, Léa Viveiros de Castro; o diretor regional do Senac Rio Grande do Sul, José Paulo da Rosa; a coordenadora do Centro Técnico-Pedagógico do Senac Nacional, Shirley Moraes; e os técnicos Ana Lúcia Jesuíno, Andréa Estrella, Danielle Lordello, Máslova Valença e Paulo Bruno. Todos os representantes se dividiram na entrega das medalhas aos alunos.
Além de disputarem uma vaga para o Torneio Mundial de Formação Profissional, os participantes da Olimpíada do Conhecimento tiveram a chance de mostrar seus conhecimentos e habilidades técnicas para profissionais do ramo da indústria e do comércio que estiveram no evento, que aconteceu no Riocentro. Essa é a segunda participação do Senac na Olimpíada, que acontece a cada dois anos. A instituição foi representada por 62 competidores de 18 estados do Brasil, sendo que o número de categorias voltadas para ocupações comerciais aumentou, e o número de alunos participantes quadruplicou em relação à edição de 2008.

Ranking das categorias

Serviços de Restaurante
1º lugar – Hemilton Heverton Oliveira dos Santos (Salvador, Bahia).
2º lugar – Bruno Rodrigues Gomes (Campos do Jordão, São Paulo).
3º lugar – Jéssica Santana da Silva (Recife, Pernambuco).

Cozinha
1º lugar – Laysa Barretto de Menezes (Salvador, Bahia).
2º lugar – Adriana Pedebos Ribeiro (Porto Alegre, Rio Grande do Sul).
3º lugar – Elias David de Oliveira Teixeira (Tiradentes, Minas Gerais).
3º lugar - Rayana Peregrino de Almeida Viana (Olinda, Pernambuco).
3º lugar - Kiviha de Oliveira (Vila Velha, Espírito Santo).

Cabeleireiro
1º lugar – Daniela Silva de Melo (Canoas, Rio Grande do Sul).
2º lugar – Raysson Denis dos Santos Dias (Crato, Ceará).
3º lugar – Amanda Santos Lira (Recife, Pernambuco).

Maquiagem
1º lugar – Maria Karoliny Alves Vieira (Fortaleza, Ceará).
2º lugar – Adriana Krieger (São Leopoldo, Rio Grande do Sul – estudante do Senac de Canos, RS).
3º lugar – Marina Pelli Ferreira Lara (Belo Horizonte, Minas Gerais).

Técnico de Enfermagem
1º lugar – Yara Cristina de Lima e Amanda Silva de Souza (São Paulo, São Paulo).
2º lugar – Renata Araújo Machado e Jéssica Amaral (Porto Alegre, Rio Grande do Sul).

Mais informações sobre a participação do SENAC na Olimpíada do Conhecimento 2010: http://www.olimpiadadoconhecimento.senac.br/

Olimpíada do Conhecimento 2010
Senac – 62 competidores dos estados: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe.
http://www.olimpiadasenai.com.br