Vários recursos são utilizados para depilação, como lâminas, ceras, pinças e aparelhos, mas sempre ocorre o problema do retorno breve do pêlo.
Num país tropical como o nosso, já é natural que as mulheres estejam sempre em dia com a depilação. Um dos incômodos resultantes da depilação é a foliculite, conhecida popularmente como pêlos encravados que mancham a pele e causam irritação.
"Foliculite é uma inflamação do folículo pilo-sebáceo (orifício de onde originam o pêlo e o sebo que protege naturalmente a pele). Essa inflamação pode ocorrer devido a vários fatores, por exemplo: queratose - um excesso de queratina (proteína que compõe a pele) e não deixa que o pêlo e o sebo 'subam' naturalmente à superfície da pele", explica Orlando Sanches, esteticista e especialista em pré e pós-operatório, laser e drenagem linfática.
Existe uma maior tendência nos asiáticos e negros, nos quais a formação de queratina é um pouco maior que nos caucasianos. Porém, todos os tipos de pele podem ter. "Se a pele sofrer renovação constante esse problema poderá ser minimizado", comenta Orlando Sanches.
Por isso é importante que se faça uma esfoliação, pois renova a pele, estimula a circulação e clareia manchas.
O afinamento da pele através de peelings ou esfoliações constantes, reduz o problema. Os esfoliantes cosméticos podem ser utilizados diariamente no início do tratamento. Quando a pele já não apresentar mais a foliculite, os esfoliantes devem ser aplicados semanalmente. Após a esfoliação é muito importante que se use um bom hidratante na região esfoliada.
Para quem quer fazer uma esfoliação caseira, a receita de mel com açúcar ou de fubá com água são indicadas. Esta última pode ser feita adicionando-se água a uma pequena quantidade de fubá até que se obtenha uma pasta. Deve-se aplicar uma fina camada da pasta sobre a região a ser tratada, aguardar alguns minutos até que a água evapore e com movimentos de massagem circular, remover a pasta, proporcionando uma pequena esfoliação local. Inicialmente essa esfoliação caseira deve ser feita em dias alternados. Após a melhora da pele é necessária apenas uma vez por semana.
Orlando Sanches frisa os cuidados na esfoliação: "A pessoa não deve se expor ao Sol nem antes ou depois de executar esse tratamento, pois a região da foliculite pode manchar mais facilmente, justamente pela quantidade de sangue que há no local, pois acelera o funcionamento dos melanócitos (células que produzem a melanina, que é o pigmento que dá cor à pele e também que causa as manchas). A pele tratada somente poderá sofrer exposição solar quando estiver totalmente sem inflamação."
Pós-Op - Sistema de Pós-Operatório Especializado
Orlando Sanches Cosmetólogo e Esteticista
Endereço: Rua Pais de Araújo, 29 - cj. 25 - Itaim Bibi - Fone/Fax (11) 2867-6966