Nossos Vídeos

quarta-feira, 3 de março de 2010

O desafio dos estudantes no mercado de trabalho

Na dificuldade de encontrar uma colocação profissional, jovens contam com o estágio como aliado

A maioria dos estudantes tem enfrentado dificuldades para entrar no mercado de trabalho. Segundo pesquisa realizada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), entre os jovens de 18 a 24 anos, 50% trabalham sem carteira assinada, enquanto na população de 25 a 29 anos, o índice é de 30%. Como mudar essa situação? O estágio é um grande aliado para quem está em busca de uma colocação profissional.

De acordo com levantamentos realizados também pelo Ipea, de cada dois desempregados, um é jovem e tem entre 15 e 24 anos. Além disso, dos 13,4 milhões de matriculados no ensino médio, técnico e superior, somente 6,7% conseguem estagiar. "Os estudantes podem e devem iniciar a busca por um estágio logo nos primeiros semestres do curso. Dessa forma, é possível conhecer a área na qual deseja seguir carreira, as necessidades do mercado e desenvolver competências comportamentais indispensáveis ao profissional globalizado", afirma a gerente de treinamento do Núcleo Brasileiro de Estágios - Nube, Carmen Alonso.

Os motivos da dificuldade de conseguir uma vaga são diversos, entre eles a falta de domínio da língua portuguesa, de ferramentas de informática e postura inadequada. Na opinião da analista de RH do Centro de Desenvolvimento Profissional - Cedep, Anessa Trassi, os futuros talentos precisam se preparar para enfrentar o mercado de trabalho. Não basta se contentar com os conhecimentos da escola ou da faculdade, por exemplo. "Durante uma entrevista, os candidatos devem evitar alguns erros mais comuns como fazer comentários negativos sobre o antigo estágio, manter conversas paralelas ou entrar mudo e sair calado", ressalta Trassi.

Fica uma dica para os estudantes: a Temporada de Estágios 2010 não terminou, então, há tempo dos interessados conseguirem uma colocação ainda no primeiro trimestre do ano. O Nube disponibiliza mais de 2.500 vagas semanalmente. Os estudantes podem consultar as oportunidades diretamente no site www.nube.com.br


A gerente de treinamento do Nube, Carmen Alonso e a analista de RH do Cedep, Anessa Trassi, estão disponíveis para falar sobre o tema e assuntos relacionados ao mercado de trabalho e processo seletivo.

Sobre o Nube
Há 11 anos no mercado, o Nube é um agente de integração responsável pelo processo de estágio desde o cadastramento do estudante até a sua efetivação pela empresa. Também administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário por meio de relatórios de atividades semestrais. Possui 5 mil empresas clientes, 8,5 mil instituições de ensino conveniadas em todo o país e já colocou mais de 220 mil estagiários no mercado de trabalho. Anualmente, são realizadas 6 milhões de ligações, enviados 1,2 milhão de SMS e 360 mil encaminhamentos de candidatos. O banco de dados conta com 2 milhões de estudantes cadastrados, que podem concorrer às milhares de oportunidades de estágio oferecidas mensalmente. O cadastro é GRATUITO e pode ser feito no site http://www.nube.com.br/