Nossos Vídeos

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Rinoplastia: cirurgia conhecida e bem realizada, exige técnicas e cuidados específicos para preservar a naturalidade da face

Dr. Marco Cassol, cirurgião plástico especialista em Rinoplastia, consiste na modificação da forma do nariz, é um dos procedimentos mais comuns em Cirurgia Plástica. Com este procedimento é possível diminuir ou aumentar o tamanho do nariz, mudar abaulamentos e a forma da ponta, além de corrigir, se necessário, alterações da respiração por um problema interno.
Segundo Dr Cassol "é importante manter o equilíbrio estético entre a face e o nariz, equilíbrio que o cirurgião pode observar, preservando a naturalidade e autenticidade da face, além do que cirurgião e paciente deverão estar de comum acordo com o resultado possível de se obter".

A Rinoplastia pode melhorar a aparência e a autoconfiança das pessoas. Ela pode ser executada com intenções estéticas ou para corrigir defeitos de nascimento ou de respiração. Os melhores candidatos para a cirurgia são pacientes que procuram melhoras. Devem ser fisicamente saudáveis, psicologicamente estáveis, e realistas em suas expectativas.

É aconselhável operar depois do término do crescimento, após os 14, 15 anos para as meninas e um pouco mais tarde para os meninos. Adultos também podem ter a correção do nariz estético.

Após a cirurgia podem aparecer vasos pequenos, avermelhados na região do nariz, que apesar de pequenos, podem ser permanentes, portanto o mais adequado é tratá-los para não incomodar esteticamente. As cicatrizes não são facilmente perceptíveis.

A consulta inicial com o cirurgião plástico é o mais importante, neste momento é que o médico, ouvindo a queixa, os anseios, enfim a história completa do paciente poderá avaliar o caso do ponto de vista cirúrgico e clínico.

A cirurgia poderá ser executada sob anestesia local ou anestesia geral, dependendo da extensão do procedimento. Com anestesia local, o paciente normalmente será ligeiramente sedado, e o seu nariz e a área adjacente serão anestesiados, a pessoa ficará acordada durante a cirurgia, mas relaxada e insensível à dor. Com anestesia geral, o paciente dormirá durante a operação sem sentir dor alguma, Dr. Marco Cassol explica que um dos diferenciais em rinoplastias que realiza, é o aconselhamento da anestesia, pois em muitos casos indica peridural superior, que não é muito aplicada em cirurgia de nariz, mas é extremamente eficaz e confortável para os pacientes.

A Rinoplastia normalmente leva cerca de uma a duas horas. Durante a cirurgia a pele do nariz é separada da estrutura óssea e da cartilagem, que é então esculpida na forma desejada. A natureza da escultura dependerá do problema e da técnica preferida do cirurgião, finalizando com readaptação da a pele sobre a nova estrutura.

Muitos cirurgiões plásticos executam a cirurgia por dentro do nariz, fazem sua incisão dentro das narinas. Outros preferem um procedimento "aberto", principalmente em casos mais complicados. Faz-se uma incisão pequena através da columela, a faixa vertical de tecido que separa as narinas.

Após a cirurgia uma tala será aplicada para ajudar o nariz a manter sua nova forma. Tampões nasais internos também são utilizados. Depois das vinte e quatro horas da cirurgia o rosto estará inchado, o nariz poderá doer um pouco e causar um certo desconforto, que podem diminuir com analgésicos receitados pelo médico. É importante ter repouso nos primeiros dias e manter a cabeça deitada. Compressas frias diminuem o inchaço e fazem o paciente se sentir melhor.

Em muitos casos a Rinoplastia visa melhorar as condições respiratórias do paciente, apesar de haver alguma dificuldade respiratória no pós-operatório imediato, isto se deve ao fato do "edema" também existir na parte interna do nariz, assim como o movimento de "válvula respiratória" fica prejudicado nesse período, por alteração da elasticidade das asas, que com o decorrer do tempo tendem a ficar normal.

A maioria dos pacientes que fazem Rinoplastia fica bem em dois dias, a volta ao trabalho e a escola ocorre na primeira semana. Exercícios físicos após algumas semanas. É importante manter visitas rotineiras ao cirurgião, que são pré programadas para o acompanhamento da evolução e orientação que dão segurança ao paciente.

Marco Cassol da Silveira, idealizador da Clínica Multi Esthétique, localizada em São Paulo no bairro de Pinheiros. É graduado pela Faculdade de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em Cirurgia Geral realizando residência no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e especialista em Cirurgia Plástica realizando residência no Hospital Ernesto Dornelles de Porto Alegre.
*
*
*
Publicidade:

FESTAS E EVENTOS:


LEMBRANCINHAS DE ANIVERSÁRIO, PASCOA, NATAL, ETC:
Imãs de geladeira, porta retratos, diplominhas...


RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS:
Removo manchas, marcas de expressão, sujeiras, fundos e pessoas. Restauro fotos antigas e faço montagens de fotos infantis para lembrancinhas de aniversário.


EDIÇÃO DE VÍDEOS PARA YOUTUBE E COMEMORAÇÕES
Edição de vídeos caseiros e montagem de vídeos com fotos para youtube ou apresentações em DVD.


www.kidbrinde.webnode.com.pt