Nossos Vídeos

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Curso propõe formação crítica acerca das questões socioambientais

Questões envolvendo sustentabilidade, preservação da biodiversidade e recursos naturais do planeta, além de dilemas como o da correta destinação dos resíduos sólidos, são assuntos cada vez mais presentes na sociedade e na agenda dos meios de comunicação. O debate sobre o consumo excessivo e economia globalizada tem sido cada vez mais importantes nos diversos setores da economia e da política

Neste sentido, o curso de pós-graduação lato sensu em "Meio Ambiente e Sociedade" da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) aprofunda o debate sobre este e outros temas, estudando não apenas questões ligadas diretamente ao meio ambiente, como também sobre o comportamento da sociedade, as questões políticas e econômicas envolvidas nestes processos; bem como, a responsabilidade inerente ao poder público, à iniciativa privada e à sociedade civil no complexo processo de tomada de decisões.

Sob coordenação da bióloga Maria Cláudia Mibielli Kohler, que é mestre em Saúde Pública, o curso é indicado para profissionais das mais diversas áreas que se interessem pelo estudo da relação meio ambiente-sociedade, além daqueles que queiram se preparar para ingressar em cursos de mestrado ou doutorado na área, ou ainda membros de ONGs e movimentos pró meio ambiente.

O objetivo é o de proporcionar, através de uma visão multidisciplinar da questão ambiental, instrumentos que permitam analisar e diagnosticar a realidade socioambiental, além de elaborar projetos para a promoção do desenvolvimento sustentável.

O curso tem a duração de um ano e meio e as aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 19h00 às 22h30, na unidade FESPSP localizada à Rua Dr. Cesário Mota Jr., 262, na Vila Buarque, próxima às estações República e Santa Cecília do metrô.

A instituição está com matrículas abertas para este e mais 11 cursos de pós-graduação ligados às áreas de Administração, Biblioteconomia e Ciência da Informação e Sociologia e Política. Para mais informações entre em contato pelo telefone (11) 3123-7816 ou pelo site www.fespsp.org.br/pos


Fundamentos Filosóficos da Relação Ser Humano Natureza (32 horas)
Estado, Movimentos Sociais e Lutas Ambientais (32 horas)
Recursos Naturais (32 horas)
Território, Paisagem e Diversidade Cultural (32horas)
Educação socioambiental para o exercício da cidadania - (32 horas)
Direito Ambiental (32 horas)
Políticas Públicas e Ambientais (32 horas)
Comunicação e Meio Ambiente (32 horas)
Desenvolvimento Sustentável (32 horas)
Metodologia de Pesquisa (32 horas)
Instrumentos de Gestão: Águas, Resíduos e Ar (64 horas)
*
Módulo Didático PedagógicoAlunos interessados no Magistério Superior deverão inscrever-se, separadamente, no Módulo Didático Pedagógico. Informações no telefone (11) 3123 7800 (ramal 816).

FESPSP: 76 anos de tradição, pioneirismo e inovação

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, cujo fim é a manutenção de escolas voltadas ao ensino e à pesquisa em nível superior. Criada em 27 de abril de 1933, por iniciativa de pouco mais de uma centena de figuras eminentes da sociedade paulistana, dentre as quais se destacam os dirigentes das principais entidades de ensino de São Paulo. A FESPSP é orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade.

Hoje, a FESPSP mantém a Escola de Sociologia e Política (ESP), a Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FaBCI), a Faculdade de Administração (FAD) e a Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais (EPG). O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino e à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos projetos desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.
**
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt