Nossos Vídeos

domingo, 9 de agosto de 2009

As 14 pressuposições da Programação Neurolinguística

*Márcia Dolores Rezende

Médicos, arquitetos, administradores de empresas, freelancers, modelos e donas-de-casa. Nunca uma mesma metodologia foi tão comum aos mais variados tipos de profissão e estilos de vida: a Programação Neurolinguística, também conhecida como PNL. A técnica tem como objetivo reprogramar o cérebro para utilizar um potencial que está inativo, ou foi reduzido devido a alguma experiência negativa e marcante.

No ambiento corporativo, o desconhecimento da PNL torna-se evidente quando grandes executivos manifestam falta de aptidão em liderar equipe, gerenciar demandas e cumprir metas. Essas situações ocorrem também com aqueles que possuem inúmeras especializações e títulos, porque falta o aprimoramento da técnica. É preciso treino e dedicação, afinal não é fácil conquistar o autoconhecimento. Se você se perde, não tem controle, não sabe ouvir, não absorve informação, torna qualquer esforço para atingir o que deseja totalmente ineficiente.

Em um mundo cada vez mais competitivo, é vital saber estabelecer parcerias, compartilhar informações, compreender diferentes pontos de vista e atuar. Dessa forma construímos relações saudáveis, motivadoras e adquirimos qualidade de vida. Você pode desenvolver este potencial para descobrir "como" atuar diante das diferentes situações que compõem sua vida e ter sucesso.

Para esses que desejam virar a página e ter mais criatividade, aprimorando a comunicação, sabendo lidar com conflitos, existe o coaching eficaz, processo que também tem como base a PNL. O método usa a neurologia e a linguagem para direciona o potencial de um profissional ou equipe, maximizando o desenvolvimento de Lideranças Servidoras afinadas com o propósito do negócio. Assim, é possível atingir metas e mudar o comportamento apenas transformando a mente.

A metodologia usada tem como premissa tornar o aprendizado uma atividade divertida e profunda, utilizando com seriedade A PNL, Hipnose Ericksoniana e a Psicologia Transformacional. Desenvolvendo táticas que direcionem o cliente ao que se almeja, seja no setor pessoal ou profissional, de forma estruturada que permita o acompanhamento da sua evolução, afinal toda mudança pode ser mensurada e validada. As ações voltadas para a negociação colaboram para que as pessoas criem uma flexibilidade para lidar com conflitos, utilizando de empatia e emoções favoravelmente.

Com a PNL, há oportunidade constante de aprender novas habilidades, como as 14 pressuposições que podem ser aplicadas no cotidiano

Confira quais são:


1 O MAPA É DIFERENTE DO TERRITÓRIO - Ação : O que pode ser bom para você, pode não ser bom para os outros.

2 TER ESCOLHAS É A MELHOR ESCOLHA SEMPRE - Ação : Agir sempre a fim de aumentar sua própria escolha e para dar mais escolhas a outros.

3 AS PESSOAS FAZEM A MELHOR ESCOLHA QUE PODEM NO MOMENTO,DE ACORDO COM SEU MODELO DE MUNDO.- Ação : respeitar as suas ações e das outras pessoas como sendo a melhor no momento, compreender que você não é melhor que o outro e que o outro não é melhor do que você.

4 NÓS TEMOS TODOS OS RECURSOS DE QUE NECESSITAMOS - Ação : Confiar que você e os outros possuem os recursos e que muitas vezes ainda não sabemos que eles estão disponíveis.

5 TODO COMPORTAMENTO POSSUI UMA INTEÇÃO PRODUTIVA PARA QUEM DESENVOLVE O COMPORTAMENTO - Ação : reconhecer a intenção positiva das suas ações mesmo a ação que não seja a desejada. Reconhecer que o outro também tem uma ação produtiva.

6 O SIGNIFICADO DA COMUNICAÇÃO, A RESPOSTA QUE VOCÊ OBTÉM, PODE SER DIFERENTE DA QUE VOCÊ PRETENDE - Ação : Assumir a responsabilidade da comunicação, prestar a atenção no feedback da outra pessoa, lembre-se não há falha na comunicação, só respostas.

7 SE O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO TRAZ INSATISFAÇÃO, FAÇA ALGO DIFERENTE.- Ação: Criar novas possibilidades de inovar quando se deparar com um resultado indesejado, sendo flexível com você e com os outros.

8 MENTE E CORPO FORMAM UM ÚNICO SISTEMA, AQUILO QUE INFLUENCIA UM NATURAMENTE INFLUENCIA O OUTRO - Ação: Cuidar dos pensamentos, além de nossos corpos, desvinculando-se de pensamentos limitantes e estados limitadores, atuando com flexilbilidade

9 PROCESSAMOS TODAS AS INFORMAÇÕES POR MEIO DE NOSSOS SENTIDOS, QUANTO MAIS OS NOSSOS CANAIS ESTIVEREM ABERTOS E CLAROS, MELHOR A INFORMAÇÃO - Ação : Considerar que o limite do nosso é o limite dos nossos sentidos e atuar para ampliar e aguçar todos os sentidos.

10 SE UMA PESSOA PODE FAZER ALGO, TODOS PODEM APRENDER A FAZÊ-LO TAMBÉM - Ação : Buscar excelência para observar seus próprios momentos de excelência e modelar e aprender com todos os que passam pelo caminho.

11 O QUE EXISTEM SÃO RESULTADOS SEMPRE. EXISTEM FEDBACKS SEMPRE - Ação : Saber que toda ação traz um resultado e que podemos sempre com esse resultado, seja para melhorar ou modificar.

12 TODO COMPORTAMENTO É UTIL EM ALGUM CONTEXTO- Ação : Cada comportamento tem sua utilidade, então considere que el algum contexto você poderá utilizar o seu comportamento.

13 O VALOR DE UM INDIVIDUO É CONSTANTE ENQUANTO O SEU COMPORTAMENTO PODE MUDAR – Ação : reconhecer o seu valor e o das pessoas independentemente do comportamento, pois a identidade se mantém com todos os seus valores.

14 A RESISTÊNCIA É UM COMENTÁRIO A RESPEITO DA INFLEXIBILIDADE DOS COMUNICADOS – Ação : reconhecer que as pessoas só respondem ao que transmitimos, então sabemos que a resistência não existe é só uma informação.

*A psicóloga Márcia Dolores Rezende possui experiência profissional em desenvolvimento humano há 23 anos. Já a Programação Neurolingüística (PNL) passou a fazer parte da sua vida desde de 1989. A frente do Instituto Saber, empresa que é líder e inovadora no desenvolvimento de alta performance em recursos humanos tanto no Brasil como no exterior, desde que se tornou advanced trainer em PNL, a psicóloga passou a ensinar as pessoas a como criar e manter padrões de pensamento favoráveis à conquista de objetivos. Especializada em RH e T&D, com formação completa em PNL (NLP Health Certification Training), é Trainer Advanced em PNL. Possui a certificação do Internacional Coaching Certification Training e em Master Coaching - Integrated Coaching Institute.
*
*
*
Publicidade:

FESTAS E EVENTOS:


LEMBRANCINHAS DE ANIVERSÁRIO, PASCOA, NATAL, ETC:
Imãs de geladeira, porta retratos, diplominhas...


RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS:
Removo manchas, marcas de expressão, sujeiras, fundos e pessoas. Restauro fotos antigas e faço montagens de fotos infantis para lembrancinhas de aniversário.


EDIÇÃO DE VÍDEOS PARA YOUTUBE E COMEMORAÇÕES
Edição de vídeos caseiros e montagem de vídeos com fotos para youtube ou apresentações em DVD.


www.kidbrinde.webnode.com.pt