Nossos Vídeos

domingo, 4 de julho de 2010

Dengue: conheça os exames que detectam a doença

Grupo BIOFAST orienta população brasileira sobre exames que devem ser realizados para detectar dengue
Após um surto de dengue em diversas regiões do País, a Secretaria da Saúde de algumas regiões do Brasil, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Distrito Federal, já detectaram uma queda nos casos. Mesmo com os levantamentos positivos, que podem indicar uma situação favorável, a prevenção continua sendo extremamente importante.
A população deve estar atenta aos sintomas da doença, principalmente, quando a cidade onde vive estiver em estado de alerta. Normalmente, os sintomas apresentados são: febre; dor muscular, de cabeça, nas articulações e atrás dos olhos; e manchas vermelhas na pele.
O Grupo BIOFAST, uma das principais redes de laboratórios de análises clínicas do País, alerta a sociedade sobre a importância da realização dos exames para detectar a dengue. De acordo com o Dr. Wilson Rodrigues, farmacêutico da empresa, o primeiro passo é procurar o serviço de saúde o mais breve possível. “O médico irá realizar perguntas sobre os sintomas e a saúde do paciente, pois precisa saber se a pessoa não está com outra doença que pode ser tratada com medicamentos que possam complicar mais ainda o diagnostico da Dengue. Após este procedimento, poderão ser solicitados exames para confirmar a doença”, explica.
O diagnóstico para detectar o problema é laboratorial. Pode ser obtido por meio de exames de sangue, como hemograma completo, que apresenta a contagem das plaquetas, e testes sorológicos para detectar anticorpos contra o vírus. “Muitas pessoas têm dengue e não sabem. O exame laboratorial fecha a hipótese diagnóstica se colhido sua sorologia no quinto dia de febre. A realização do exame sorológico traz maior segurança e tranquilidade ao paciente, que não ficará em dúvida sobre o seu diagnóstico. Além disso, do ponto de vista epidemiológico, o exame laboratorial é fundamental para as autoridades sanitárias”, afirma o especialista.
O Grupo BIOFAST oferece os exames em suas unidades de coleta em São Paulo, Taubaté, Rio de Janeiro, Brasília, Caraguatatuba e Praia Grande. Além disso, o diagnóstico pode ser realizado no Vapt Vupt Saúde, laboratório que realiza exames com preço até 50% inferior aos do mercado, onde os resultados dos exames são entregues em 24 horas e também podem ser conferidos pela Internet, por meio do site www.vaptvuptsaude.com.br.
Sobre o Grupo BIOFAST
Fundado em 2002, o Grupo BIOFAST é uma das principais redes de laboratórios de análises clínicas do País. Em 2007, o empresário Rogério Saladino assumiu a presidência do Grupo e a missão de prestar serviços acessíveis em medicina diagnóstica. Sinônimo de cordialidade, respeito e boa vontade, o Grupo BIOFAST tem como missão prestar serviços laboratoriais de forma precisa e ágil, unindo excelência na qualidade e preços acessíveis.
Desde sua criação, a empresa vem conquistando experiência, reconhecimento e uma estrutura cada vez mais equipada para atender seus clientes nos setores público e privado. O Grupo BIOFAST tem a sua excelência comprovada pelos principais institutos e organizações da área de saúde, como o Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (PALC) e a Organização Nacional de Acreditação (ONA). Além disso, a empresa possui os selos nacionais de controle externo da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).