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terça-feira, 27 de julho de 2010

São Paulo testa ônibus movidos a diesel de cana-de-açúcar para reduzir poluição do ar

O prefeito de São Paulo apresentou ontem os três ônibus que participarão dos testes do novo diesel de cana-de-açúcar, que reduz de maneira significativa a emissão de poluentes na atmosfera. O lançamento ocorreu na garagem da Viação Santa Brígida, Zona Oeste da Cidade, e contou com as presenças do secretário municipal de Transportes e presidente da CET, e do secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente. O novo combustível será testado no transporte público da Cidade durante seis meses.
"É mais uma iniciativa para melhorar a qualidade de vida na cidade de São Paulo, reduzindo a poluição do ar. Estamos agregando este novo combustível à matriz energética do transporte público, ampliando a utilização de combustível renovável da nossa frota", explicou o prefeito.
O teste é uma parceria da SPTrans com a Amyris Brasil, Mercedes-Benz do Brasil, Petrobrás Distribuidora e a Viação Santa Brígida. Durante um semestre, três veículos rodarão com 90% de diesel comercial (B5 S-50) com adição de 10% de diesel de cana, enquanto outros três ônibus circularão apenas com o combustível comum, para efeito de comparação.
"Se a mistura fosse aplicada em toda a frota, haveria uma diminuição de 5% de todo o material particulado e uma diminuição de 90% de emissão de gases de efeito estufa", esclareceu o secretário do Verde e do Meio Ambiente. Ele acrescentou que a adoção de novos combustíveis faz parte de um conjunto de iniciativas da administração municipal para combater o aquecimento global, que envolve ainda investimentos na ampliação da malha metroviária e revitalização das linhas de trólebus.
"A nossa intenção é até o final da gestão termos 14% do nosso combustível renovável, ou com etanol ou com diesel de cana-de-açúcar ou com biodiesel. Ainda no ano que vem pretendemos ter 200 ônibus movidos a etanol na Cidade", anunciou o prefeito de São Paulo.

Tecnologia avançada



O diesel a ser testado é produzido a partir da fermentação do caldo de cana. A ausência de enxofre na composição química do combustível também contribui para a redução da poluição. Por utilizar leveduras e fermentadores modificados, o produto possui propriedades semelhantes ao diesel fóssil. "É uma tecnologia bastante avançada porque possibilita que veículos a diesel funcionem com um derivado de cana-de-açúcar: é um combustível novo completamente sustentável movendo os motores já existentes nos ônibus de todas as empresas que operam na Cidade", afirmou o secretário de Transportes.
Os ônibus movidos a diesel de cana operarão nas linhas 917H Terminal Pirituba-Metrô Vila Mariana (dois veículos) e 958P Jardim Nardini-Itaim Bibi. Além dos veículos movidos a diesel de cana-de-açúcar, a SPTrans está testando, desde dezembro de 2009, um ônibus movido a álcool. O veículo está operando na linha 875H Terminal Lapa-Vila Mariana.
Desde janeiro de 2009, todos os veículos da frota da cidade de São Paulo são movidos a diesel S-50 mais 5% de biodiesel. Essa mistura é menos poluente que a vendida normalmente nos postos. São Paulo é o único município do País onde toda a frota de 15 mil veículos que atendem o transporte público roda com esse tipo de combustível.