Nossos Vídeos

terça-feira, 27 de julho de 2010

Márcio Souza e Ana Miranda na 1ª Bienal do Livro Paraná

Autores de destaque nacional e internacional participarão do evento

Dois grandes nomes da literatura brasileira, o amazonense Márcio Souza e a cearense Ana Miranda, estarão na 1ª Bienal do Livro Paraná. No dia três de outubro, às 14h, a dupla participa do Café Literário com o tema Quando a vida vira ficção. De acordo com o curador, jornalista e escritor, Rogério Pereira, eles falarão sobre o quanto é comum personagens históricos se transformarem em ficcionais. Em romances, contos e novelas, vida real e ficção se fundem na construção de uma obra híbrida. E quais os limites entre realidade e ficção? Como manter o equilíbrio na criação ficcional?

Para Ana Miranda, a literatura é a própria vida. “Registra em palavras o uso de qualquer linguagem, a maneira de cada ser se expressar, seja por um gesto, seja por um verso, seja pela simples presença física ou abstrata, a presença onírica, ou até mesmo a ausência. A literatura é vida porque está em tudo, e tudo tem sua linguagem”, diz a autora.

A 1ª Bienal do Livro Paraná acontece entre os dias 1º e 10 de outubro, no Estação Convention Center, em Curitiba. Considerado um dos principais eventos literários do país, inclui uma programação completa com: Café Literário, Atividades Infantis e Sessões de Autógrafos. A expectativa da organização é atrair um público de 200 mil visitantes. A Bienal do Livro Paraná contará com 60 expositores, aproximadamente 40 autores e mais de 80 sessões na Programação Cultural.

O evento conta com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), do Grupo RPC (Jornal Gazeta do Povo, Rádio Mundo Livre FM e RPCTV – Afiliada à Rede Globo), Sinepe PR (Sindicato das Escolas Particulares do Paraná) e Curitiba Convention & Visitors Bureau. Mais informações no site http://www.bienaldolivroparana.com.br/

Sobre Márcio Souza
Nascido em 1946, em Manaus, Estado do Amazonas. Seu primeiro romance, Galvez, Imperador do Acre, lançado em 1976, alcançou enorme sucesso de crítica e público, e foi traduzido para o inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, grego, holandês e japonês. Seus outros romances, como A Ordem do Dia, A Condolência e O Brasileiro Voador, também foram largamente traduzidos. Seu romance Mad Maria foi transformado em mini-série pela Rede Globo de Televisão em 2005. Atualmente, trabalha na tetralogia Crônicas do Grão-Pará e Rio Negro, tendo já publicado três volumes: Lealdade, Desordem e Revolta. O quarto volume, Derrota, está em processo de criação. É membro efetivo da Academia Amazonense de Letras e dirige o TESC – Teatro Experimental do SESC do Amazonas.


Sobre Ana Miranda
Nasceu no Ceará, em 1951, onde vive atualmente. Voltada para a linguagem, dotada de um brasilianismo intenso, realiza um trabalho de redescoberta e valorização do nosso tesouro literário, que a leva a dialogar com obras e autores de nossa literatura, em uma época em que as culturas delicadas são ameaçadas pela força de uma cultura universal. Recebeu alguns prêmios, como Jabuti e da Academia Brasileira de Letras e teve sua obra traduzida em cerca de vinte países. Consagrou-se pela inclusão de seu Boca do Inferno no cânon dos cem maiores romances em Língua Portuguesa do século 20, elaborado por estudiosos da literatura, brasileiros e portugueses. Seus principais romances são: Boca do Inferno, 1989; A última quimera, 1995; Desmundo, 1996; Amrik, 1998; Dias & Dias, 2002; Yuxin, 2009. Todos editados pela Companhia das Letras.

Serviço

1ª Bienal do Livro Paraná
Data: 1º a 10 de outubro de 2010
Horário: Dias de semana: das 9h às 22h e Fins de semana: das 10h às 22h
Local: Estação Convention Center (Avenida Sete de Setembro, 2.775 - Curitiba – Paraná)
Site: http://www.bienaldolivroparana.com.br/  
Todo professor, bibliotecário e profissional do livro terá acesso gratuito à Bienal.



Sobre a Fagga | GL events
A Fagga | GL events é uma das principais empresas brasileiras especializadas na organização e promoção de eventos nacionais e internacionais. Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador, a Fagga é associada, desde 2006, à francesa GL events, mundialmente conhecida nesse segmento. Em seu portfólio estão recordes nacionais de público, como o da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, o Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA, a Rio 92 e o Fórum Global. A Fagga | GL events já realizou mais de 2.600 eventos no Brasil e cerca de 250 no exterior. Em 2010, a empresa vai realizar 20 feiras.

A Fagga | GL events oferece um conjunto completo de serviços para planejamento, criação, produção, administração e logística de eventos. Desde uma reunião executiva para 5 participantes até grandes feiras setoriais que atingem a visitação de mais de 500.000 pessoas. A empresa conta com profissionais especializados em diferentes áreas, como marketing e comunicação; viagens e turismo; arquitetura promocional; design e comunicação visual; internet e informática, que são envolvidos em cada etapa dos projetos.
http://www.fagga.com.br/ 

Sobre o Grupo GL events
Com sede em Lyon, na França, o Grupo GL events é considerado um dos maiores conglomerados mundiais no competitivo segmento de eventos e exposições, atuando em organização de feiras, congressos e convenções, gestão de centros de convenções e salões de exposição, além de grandes eventos corporativos, através de sua associada, Market Place.

O Grupo GL events conta com 3.500 colaboradores diretos e administra 80 operações e negócios, como a gestão de 34 centros de convenções e exposições em 13 diferentes países, entre eles, o Brasil.

http://www.gl-events.com/
http://www.gleventsbrasil.com.br/