Nossos Vídeos

domingo, 11 de julho de 2010

ALIMENTAÇÃO BALANCEADA: UM DESAFIO PARA A MAIORIA DA POPULAÇÃO

Hoje em dia, ter uma alimentação balanceada é um desafio para a maioria da população. Devido a correria frenética do dia a dia, a alimentação, muitas vezes, acaba ficando em segundo plano, o que pode gerar diversos problemas de saúde pela deficiência nutricional. E quando pensamos no consumo de frutas e verduras, a situação é ainda mais crítica.
Autoridades de saúde norte americana recomendam no mínimo cinco porções de frutas e verduras por dia/individuo para reduzir, com auxílio de uma alimentação de qualidade, as doenças cronicas. Uma investigação realizada na Noruega foi feita para verificar se este consumo das cinco porções entre a população, o que corresponderia à 750g de frutas e verduras/dia, era respeitado diariamente e foi constatado que apenas 8% das mulheres e 10% dos homens consumiam esta quantidade sistematicamente".
No Brasil não é diferente, uma pequena encomendada pelo Ministério da Saúde revela que o Brasileiro está longe de ter um estilo de vida saudável.
Três em cada dez brasileiros adultos não fazem nenhum tipo de exercício. Em cada grupo de dez adultos, quatro tem excesso de peso e outros quatro consomem carnes gordas. Ao mesmo tempo, poucos são os que adotam uma alimentação saudável, rica em frutas e verduras. Para se ter uma idéia, a capital campeã no consumo de frutas e verduras é Porto Alegre.
O posto foi conquistado com percentual bem aquém do que seria considerado ideal: menos de 35% incluem esses itens rotineiramente no cardápio".
Outro estudo realizado com 724 adolescentes, de ambos sexos, na cidade de São Paulo, provenientes de escolas públicas e privadas, comparou o consumo de vegetais com o recomendado pelo Guia da Pirâmide Alimentar, publicado em 1992 pelo USDA. Os resultados provaram que em escolas públicas o consumo era de 31,8% para o sexo feminino e 29,7% para o sexo masculino. Já em escolas privadas a freqüencia do consumo era de 24,75 e 38,9% respectivamente, para sexos feminino e masculino. Observou-se então com o estudo que apesar dos vegetais estarem presentes na alimentação dos adolescentes, a quantidade ingerida não é adequada para suprir as necessidades diárias de micronutrientes provenientes de fontes vegetais.
A empresa Idealfarma, lançou no mercado na última feira de Farmacologia realizada em São Paulo, um complemento alimentar, composto por vegetais como cenoura, brócolis, couve e espinafre.
Segundo Elza Martins, gerente de vendas da empresa, o Maxvegg Complement, tem sua origem em fontes vegetais isentos de agrotoxicos, sem corantes artificiais, o que garante um produto com ótimas propriedades nutricionais, segurança e tranquilidade de uso.

Informações Nutricionais:

Fósforo:
Macroelemento, que possui entre outras funções essenciais no organismo, as funções de ser um cofator de múltiplos sistemas enzimáticos do metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas, e componente do ATP (fosfato de alta energia), ácidos nucléicos e fosfolípides.

Magnésio:
Macroelemento, ativador de sistemas enzimáticos que controlam o metabolismo de carboidratos, gorduras, proteinas e eletrófitos. Cofator da fosforilação oxidativa, influência e integridade e transporte da membrana celular. Media as contrações musculares e transmissões de impulsos nervosos.

Zinco:
Microelemento ou elemento traço que exerce funções específicas atuando no crescimento e replicação celular, função fagocitária, imunitária celular e humoral, maturação sexual, fertilidade e reprodução. Além de atuar em processos celulares e em um sistema antioxidante.

Ferro:
É essencial para várias funções metabólicas dos seres vivos. Participa no transporte de oxigênio, síntese de DNA, reações redox na cadeia de transporte de elétrons, além de fazer parte da estrutura molecular de diversas proteínas e enzimas.

Vitaminas C e A:
O ácido ascórbico (Vit. C) e o retinol (Vit. A) podem reagir diretamente com o peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e transformá-lo em moléculas de água inofensivas para o organismo, em vez de perigosos radicais livres. Além desta função antioxidante, essas vitaminas também agem estimulando a resistência às infecções por meio da atividade imunológica e leucócitos. Ela aumenta a produção dessas células de defesa, que tem efeito direto sobre bactérias e vírus, elevando a resistência a infecções.

Fibras:
As fibras auxiliam na melhora da função intestinal, podendo reduzir o risco de doenças e outras perturbações no intestino. Além disso, pode retardar a digestão e a absorção dos hidratos de carbono reduzindo, desta forma, o aumento da glicose sanguínea, que ocorre após a refeição, o que pode auxiliar pessoas diabéticas em um melhor controle do nível de aç~ucar no sangue.
A consistência viscosa das fibras, como a pectina, reduz também os valores séricos de colesterol total e de colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade ou "mau" colesterol), o que pode contribuir também para proteção contra doenças coronárias".

Fonte: Idealfarma - http://www.idealfarma.com.br/