Nossos Vídeos

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Encontro reúne Escolas dos Tribunais de Contas de todo o País em Campo Grande, MS

Professor Sebastião Guimarães
Nos dias 11, 12 e 13 de agosto acontece, nas dependências da Escola Superior de Controle Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande (Escoex/MS) o 1º Encontro Técnico de Educação Corporativa dos Tribunais de Contas. A expectativa é de participação dos servidores vinculados às unidades de ensino ou aos setores de treinamento de todos os Tribunais de Contas do País.
O evento tem por objetivo propiciar o compartilhamento de conhecimentos e informações acerca do processo de treinamento e desenvolvimento promovido pelos Tribunais de Contas, mediante a realização de uma oficina sobre a norma NBR-ISO 10015 e a apresentação e discussão de experiências práticas.

A organização do Encontro está a cargo do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul (TCE/MS) e do Grupo Temático de Educação Corporativa – GEC/Promoex, com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), e se insere no âmbito do Componente Nacional 1.3 (compartilhamento de soluções) do Promoex.

A programação preliminar prevê a abertura do encontro no dia 11 às 8h30 no auditório da Escoex e logo, a seguir, às 9 horas, a realização da Oficina “Treinamento e Desenvolvimento: a abordagem da NBR – ISO 10015”, tendo como conteúdo a definição das necessidades de treinamento; projeto e planejamento do treinamento; execução do treinamento e monitoração e melhoria do processo treinamento

Às 13h30 a oficina tem continuidade com os temas: avaliação dos resultados de treinamento; avaliação de reação; avaliação de aprendizagem; avaliação de mudança de comportamento; avaliação de resultados qualitativos e quantitativos; avaliação do retorno do investimento em treinamento; indicadores para avaliar resultados, ROI – Retorno do Investimento e Relatório de Avaliação.

No dia 12 de agosto, também no Auditório Escoex, as oficinas têm continuidade com os temas: Elaboração de Formulários de Avaliação; ISO 10015 como auxiliar do sistema de Gestão da Organização; Estratégia e Processo de implementação da Norma ISO 10015; Estratégia e Processo de implementação da Norma ISO 10015 e Avaliação de Resultados.

O facilitador da oficina será o Consultor da T&G Treinamento, Sebastião Guimarães, autor de diversos livros didáticos e técnicos e que apresenta em seu currículo vivência profissional como professor de curso de pós-graduação da Universidade São Judas; professor convidado da Fea/Unicamp; orientador de ensino do SENAC-SP; coordenador de treinamento empresarial do CCESP; gerente de Divisão de Treinamento da Mercedes Benz do Brasil, gerente do Programa de Gestão da Qualidade Total do SEBRAE – SP

O dia 13 de agosto está reservado para a realização de Painéis sobre Educação Corporativa - A prática dos Tribunais de Contas. De acordo com os organizadores os painéis são apresentações que deverão versar sobre projetos concluídos (pelo menos uma edição realizada e avaliada) e que tenham relação direta com o aprimoramento da gestão pública, mediante o fortalecimento do controle externo e do controle social. Às 11h30 haverá apresentação do Planejamento do Instituto Rui Barbosa e às 12h30 almoço de encerramento

A confirmação de participação pode ser feita pelo e-mail escoex@tce.ms.gov.br . Já as inscrições devem ser feitas a partir da próxima quarta-feira (14/07) clicando no link do evento nos sites: www.controlepublico.org.br e no http://www.tce.ms.gov.br/.

Assista entrevista com o Professor Sebastião Guimarães, sobre ISO 10015 no Youtube



Dúvidas sobre o tema poderão ser enviadas para o e-mail tgtreinamento@hotmail.com