Nossos Vídeos

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Projeto Futarte revela craques e ajuda na educação de jovens

Equipes do projeto vencem três campeonatos, em diferentes categorias

O futebol está sendo uma das ferramentas para tirar centenas de crianças e adolescentes das ruas de Lorena. A paixão nacional tem atraído à atenção da garotada, por meio do projeto “Futarte”. Criado em 2005 e mantido com a colaboração de moradores do município, o projeto já atendeu cerca de mil jovens, atualmente são 110 garotos, que participam das atividades.

Nos treinos realizados diariamente no Campo do União Operário, sempre no período da tarde,além de muita bola no pé e dribles,as crianças aprendem noções de cidadania. “Aqui os jovens não aprendem somente a se tornar um jogador dos grandes clubes do futebol brasileiro, mas também buscamos a formação do caráter de cada um deles”, explica Luís Eduardo Nunes Cardoso, conhecido como Dudu, um dos coordenadores do projeto.

Os bons resultados estão aparecendo com o tempo. No último sábado (11/07), o projeto venceu três categorias do Campeonato Municipal de Futebol da cidade, a sub-12,14 e 16. Agora, eles irão representar Lorena no Campeonato Estadual, no próximo mês de agosto.

Eleito o melhor craque da competição municipal, o volante Fabrício Marco Pereira, 14 anos, adora treinar. “Percebi que tenho mais contração em sala de aula depois que comecei a freqüentar os treinos”. Fabrício como outros jovens também buscam jogar em um clube do futebol paulista.

Um dos exemplos de luta e perseverança é de Luciano Willian Gomes da Silva, conhecido como “Pit bull”.Com apenas 13 anos, o meia já está defendendo o time do Santos, ganhando salário e é uma das futuras promessas do elenco da Vila Belmiro . O jogador foi uma das descobertas do “Futarte”. “O exemplo de dedicação e de trabalho do Willian é absorvido pelas nossas crianças”, acredita o coordenador Dudu.


De férias em Lorena, o jogador atribuiu o sucesso aos ensinamentos aprendidos no projeto. “Já jogava bola desde criança, mas aprendi muitas técnicas e respeito ao próximo no Futarte”, conta Willian (Pit bull). Em agosto, ele volta a defender o peixe no Campeonato Paulista Mirim. “O primeiro jogo na segunda fase da competição é contra o Corinthians, vou ajudar a manter o Santos na liderança”.

Nos encontros, os participantes recebem lanche e palestras educativas gratuitamente. Os interessados em participar podem ir diretamente ao Futarte.

Serviço:
Futarte-Campo de Futebol do União Operário
Endereço: Rua: Coronel Bráulio
Bairro: Cabelinha
Horário: 14h30 às 17h
Dias: de segunda a sexta-feira
*
*
*
Publicidade
Preços e estoque por tempo limitado: