Nossos Vídeos

domingo, 5 de julho de 2009

3.200 alunos da rede pública ganharão óculos

Dobra número de alunos que irão ganhar óculos do programa Visão do Futuro
Cerca de 3.200 alunos serão beneficiados pela iniciativa

Em apenas duas semanas, saltou para 3.200 o número de crianças que irão ganhar óculos do programa Visão do Futuro. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Cultural e Social do Estado de São Paulo (FUSSESP) e a Secretaria de Estado da Educação. Até o último dia 20, cerca de 1.800 alunos haviam sido beneficiados com a doação dos óculos.
O programa pioneiro no Estado ainda vai encaminhar outros 46 mil estudantes aos exames médicos ambulatoriais que acontecem todos os sábados, até o dia 15 de agosto, em grandes hospitais da cidade. Todos os alunos tiveram problemas de visão detectados durante a triagem feita nas escolas da rede.
A parceria capacitou 4.800 professores que realizaram nas salas de aulas a primeira etapa do programa. Por meio dos testes de acuidade visual, aplicados pelos docentes, foi possível identificar os alunos com sintomas que denunciem a existência de algum problema de visão. Ao todo, 133 mil alunos entre 6 e 8 anos matriculados na 1ª série do Ensino Fundamental foram avaliados.
Além da doação dos óculos, o programa irá cuidar também daqueles que tiverem problemas mais graves encontrados, com necessidade de cirurgia ou de transplante.
“Problemas de visão podem atrapalhar o desenvolvimento da criança. Cuidar da saúde de nossos alunos é cuidar para que aprendam e absorvam ao máximo o conteúdo em sala de aula”, afirma o secretário Paulo Renato Souza.

Visão do Futuro
O programa Visão do Futuro também conta com a parceria de outras entidades como a Santa Casa de Misericórdia, Unifesp e com a Secretaria de Estado da Saúde e as secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social. Outro importante apoio vem da Associação das Consulesas (Aconsp), que doa os óculos para as crianças.
Além do diagnóstico e suporte aos alunos com problemas de visão, o programa irá realizar um estudo sobre a saúde visual das crianças com base nos resultados.
*
*
*
*
*
*
Publicidade: