Nossos Vídeos

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Novos projetos vão encantar os visitantes do Parque Villa- Lobos

Na tenda "Novidades no Parque" os freqüentadores poderão conferir as novas opções

A partir desta quinta-feira, 23.07, os freqüentadores do Parque Villa - Lobos poderão descobrir quais são as novidades implantadas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA. O visitante poderá ir até a tenda "Novidades no Parque" e ver quais os novos projetos e as opções de lazer oferecidas no local.
Além disso, o Villa Ambiental, que integra o projeto Criança Ecológica da SMA, ficará aberto ao público em geral. O espaço se destaca por abordar todas as agendas ambientais - água, fauna, flora, poluição e aquecimento global - em atividades divertidas e educativas, informando para as crianças a importância de proteger o meio ambiente. No local a criançada aprende, por exemplo, a quantidade de água gasta nas atividades diárias, o habitat de diferentes animais, os problemas causados pela poluição, as mudanças no clima, tudo de maneira muito leve, parecendo brincadeira.
As visitas ao Villa Ambiental acontecem em sete horários durante o período diurno. O visitante deve retirar uma senha na tenda "Novidades no Parque" pelo menos 10 minutos antes do início do passeio. Na tenda também será possível assistir a uma animação do Projeto Criança Ecológica e conhecer toda a turma de defensores do meio ambiente. A tenda funcionará até dia 02.08.

Novidades do Parque
Ouvillas
Um espaço agradável, ao ar livre, e com música à vontade. Esse será o "Ouvillas", área do Parque onde as pessoas poderão sentar e relaxar em taludes e espreguiçadeiras ao som das obras de Heitor Villa-Lobos, compositor brasileiro que dá nome ao Parque. O repertório será cedido e selecionado pela Rádio Cultura.O "Ouvillas" está previsto para ser inaugurado em setembro de 2009.

Circuito das Árvores
Todos os visitantes do Parque Villa-Lobos terão o privilégio de andar junto com os pássaros ao conhecer o "Circuito das Árvores". A passarela elevada, que ficará em uma área próxima às quadras de tênis, chegará até 5 metros de altura, possibilitando a observação da fauna e flora que normalmente não vemos. As espécies de árvores e aves serão identificadas ao longo do caminho, que possuirá acesso para portadores de mobilidade reduzida. A inauguração do "Circuito das Árvores" está prevista para setembro de 2009.

Vai pela sombra
As árvores e plantas ajudam a manter o ambiente mais fresco e menos poluído. Com a intenção de permitir que os visitantes do Parque Villa-Lobos possam aproveitar mais a sombra e outros benefícios da vegetação, foi criada a trilha "Vai pela Sombra". A trilha é feita de pedriscos, uma boa opção para quem faz caminhada ou corre, pois reduz o impacto nas articulações. Pelo caminho placas indicativas mostrarão as principais espécies de flora presentes na trilha e suas origens. O "Vai pela Sombra" foi finalizado em janeiro de 2009.

Espaço Villa Ambiental
As crianças de 8 a 10 anos que visitam o Parque agora têm um lugar especial para aprender sobre o meio ambiente: o Villa Ambiental, um dos espaços do Criança Ecológica, projeto de educação ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. As escolas podem participar agendando uma visita ao Villa Ambiental ou a um dos outros espaços do projeto - Verde Vivo, Bicho Legal, Água Amiga e Floresta Legal. Mais informações no site www.criancaecologica.sp.gov.br , ou pelo telefone (11) 3023-2229 / 0316. O Villa Ambiental foi inaugurado no dia 19 de março de 2009.

Orquidário Ruth Cardoso
As orquídeas possuem flores belas e delicadas que, com muito cuidado e um pouco de sorte, florescem uma vez ao ano. Os visitantes do Parque Villa-Lobos poderão acompanhar de perto as belezas dessa espécie com a inauguração do Orquidário Ruth Cardoso, que leva o nome da antropóloga como uma homenagem da SMA à ex-primeira dama. Com um belíssimo espelho d'água em volta, o Orquidário será a nova sede das oficinas de orquídeas, que ocorrem todos os meses no Parque, e oferecerá informações para os visitantes sobre os cuidados que devem ter com a planta. A inauguração do Orquidário Ruth Cardoso está prevista para novembro de 2009.

Coleta de Recicláveis
Com a idéia de possibilitar que todos cuidem melhor do meio ambiente, o Parque Villa-Lobos terá locais específicos para a coleta de recicláveis e óleo de cozinha usado. Os coletores ficarão em cada entrada do Parque para facilitar o acesso dos visitantes que desejarem fazer reciclagem, assim evitando que esse lixo polua as águas e o solo. Os cocos também contarão com uma maneira especial de serem descartados no Parque. Como uma brincadeira, basta colocar o coco no recipiente, começar a pedalar e ver o coco vazio fazer seu percurso até o lixo adequado. Todos os cocos jogados fora serão reciclados. A Coleta de Recicláveis está prevista para ser iniciada em outubro de 2009.

Centro de Referência em Educação Ambiental (CEREA)
A Educação Ambiental já pode ser considerada prioridade no Villa-Lobos. Além das atividades já desenvolvidas pelo Parque, ele terá também um Centro de Referência em Educação Ambiental - CEREA. Livros, revistas e DVDs sobre meio ambiente estarão disponíveis no novo espaço. O CEREA contará também com um anfiteatro para palestras e congressos, além de salas para reuniões e exposições. O ambiente de 3.150 m2 estará aberto ao público em geral para a realização de pesquisas e visitas. A inauguração do CEREA está prevista para abril de 2010.

Nova Sinalização
A identidade visual do Villa-Lobos será renovada e ampliada para dar conta de suas novidades. As indicações de quilometragem nas pistas de corrida e na ciclovia serão melhores enumeradas, facilitando a prática de esportes. Também passará a ser indicada uma área de Observatório de Pássaros, onde haverá placas mostrando as espécies de aves que podem ser vistas no Parque. A implantação da nova identidade visual do Parque está prevista para setembro de 2009.

Nova sede da Polícia Militar
A atual gestão da SMA viabilizou uma nova sede permanente para o efetivo de 160 homens da Polícia Militar. O espaço de 425 m2 está localizado entre as duas entradas principais da Av. Prof. Fonseca Rodrigues e possui salas para atendimento, cozinha, vestiário e até um minianfiteatro. A nova sede da Polícia Militar está prevista para ser inaugurada em agosto de 2009.

Nova sede da administração do Parque
A mais nova sede administrativa do Villa-Lobos ficará no espaço próximo à lanchonete, perto da entrada que dá acesso às quadras de tênis. Com 770 m2, a administração possuirá depósito, oficina, cozinha, refeitório e vestiário para funcionários do Parque. A nova administração será inaugurada em setembro de 2009.
**
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt