Nossos Vídeos

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A luta contra a obesidade ganha aliado

Com mais de 50% da população mundial acima do peso, profissionais da área de saúde começam a criar meios para lutar contra esse mal ainda cercado de tabus e preconceitos.
Com o número de obesos e de pessoas com transtornos alimentares de todas as ordens crescendo diariamente, a psicóloga especializada em Transtornos Alimentares e Obesidade, Laura Cavalcanti, resolveu criar o Grupo de Apoio "Emagrecer dói?". A equipe, que já atende pacientes com dificuldades relacionadas a autoimagem, emagrecimento, obesidade e transtornos alimentares, encontra no projeto idealizado pela especialista, uma inovação no processo terapêutico.
Segundo Laura, ao utilizar as técnicas do autoconhecimento para aprender a lidar com os mais diversos tipos de transtornos, ela vem alcançando resultados incríveis. "É um grupo de apoio emocional no qual muita gente emagrece, sim. Mas, não tratamos apenas da questão do emagrecimento e sim da visão que cada um tem de si mesmo. É autoconhecimento através de técnicas modernas da psicologia. Tem sido utilizado com sucesso entre todos os tipos de pacientes que atendemos, desde aqueles que querem perder 3, 10, 30 kilos até os bulímicos e anoréxicos, por exemplo. Claro que estes últimos contam, inclusive, com acompanhamento de outros tipos de especialistas, mas o Grupo de Apoio tem sido um diferencial no resultado de recuperação de cada paciente", festeja.
O tratamento, que é específico para pessoas com dificuldades em perder peso, mas atende bem a todas as pessoas com transtornos alimentares, defende a idéia de que cada um precisa se sentir livre e no comando de seu próprio corpo e de sua própria vida. Para a mentora do proejto os bons resultados se justificam graças ao direcionamento da terapia que é toda pautada em orientações e avaliações obtidas de cada um: "O paciente inicia o tratamento após mapeamento de seu histórico com conversas. Ele irá refletir temas importantes para dinamizar a adesão ao tratamento. O objetivo é fazer com que a pessoa tenha consciência do estado em que se encontra com os sentimentos explorados e distorcidos e tenha a mentalidade da evolução", comenta, alertando que este é um assunto que deve ser tratado com seriedade: "Existe muito tabu e preconceito com relação a obesidade e os transtornos alimentares. É uma questão séria. Tem gente que chega no meu consultório arrasado por ter perdido um emprego por conta da estética corporal que é fora do padrão. Muitas vezes, são pessoas obesas outras vezes estão apenas acima do peso. O caso é que o trauma que fica não é dimensionado pelos quilos. Muita gente acaba desenvolvendo problemas de transtornos alimentares seríssimos".
Com reuniões repletas de conquistas pessoais, Laura exlica que durante cada sessão os pacientes desenvolvem autonomia frente a diversos desafios ligados às questões que estão sendo ali trabalhadas: "Desta maneira é possível detectar pontos de dificuldade, que são levados por cada paciente para o final da terapia a fim de que tudo seja compartilhado com os demais do Grupo. Com as experiências expostas e compartilhadas se dá o fortalecimento da autonomia", conclui, que tem em si um exemplo vivo de que o trabalho deu certo."Já passei por esta experiência e desenvolvi o projeto a partir do autoconhecimento e das necessidades que encontrei e que percebi nas pessoas, acredito que esta é a maneira mais garantida de obter resultados positivos. A indicação mais verdadeira de que você está vencendo a batalha provém da maneira como passa seus dias”, reflete.
*
*
*
Publicidade:

FESTAS E EVENTOS:


LEMBRANCINHAS DE ANIVERSÁRIO, PASCOA, NATAL, ETC:
Imãs de geladeira, porta retratos, diplominhas...


RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS:
Removo manchas, marcas de expressão, sujeiras, fundos e pessoas. Restauro fotos antigas e faço montagens de fotos infantis para lembrancinhas de aniversário.


EDIÇÃO DE VÍDEOS PARA YOUTUBE E COMEMORAÇÕES
Edição de vídeos caseiros e montagem de vídeos com fotos para youtube ou apresentações em DVD.


www.kidbrinde.webnode.com.pt