Nossos Vídeos

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Ecoteca Cofre Mágico: A Biblioteca Ecológica

Diversos municípios do Estado de São Paulo já contam com equipamento inovador, que alia os melhores conceitos de sustentabilidade e cultura.
Fabricada a partir de materiais reciclados, dentro dos mais modernos conceitos de sustentabilidade, a ECOTECA COFRE MÁGICO abre um espaço fundamental para o encontro de crianças e adolescentes com o fascinante mundo dos livros e da literatura, e já está presente em diversas cidades do Estado de São Paulo.

Os municípios de São José do Rio Pardo, Caconde, Lins e Osasco estão entre aqueles que passam a contar com esse novo equipamento cultural, que faz do livro o seu principal protagonista e assume o compromisso de trabalhar sintonizado com as demandas da sala de aula.

Idealizada pela escritora e educadora Kátia Rocha, do Instituto Educare, a Ecoteca Cofre Mágico conta com um acervo inicial de 500 títulos literários e também funciona como um mini espaço cultural infanto-juvenil, onde são realizadas as mais diferentes atividades culturais: apresentação de teatro de fantoches, espaço para contação de histórias, saraus musicais e literários e apresentações infantis, entre outras.

Apresentada pelo Instituto Educare, uma organização que reúne especialistas na área de educação e cultura, para o de desenvolvimento de produtos inovadores na área de educação e cultura, a proposta rapidamente conquistou a adesão da AES Eletropaulo, que, por meio do Proac (Programa de Ação Cultural, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo), viabilizou o patrocínio para a implementação das unidades culturais.


Um novo conceito de Biblioteca acessível para comunidades
Mais do que um elemento estranho à comunidade, a ECOTECA COFRE MÁGICO se insere na paisagem da região de modo definitivo e inaugura um novo conceito biblioteca. Além de ser um espaço onde os jovens encontrarão uma grande variedade de títulos e atividades, a unidade apresenta um caráter ambiental, contribuindo para a difusão do conceito de sustentabilidade, que hoje se coloca como um tema fundamental em todas as iniciativas sócio-culturais.

Dentro de sua proposta de interatividade, a nova BIBLIOTECA ECOLÓGICA oferece possibilidades diferentes de entretenimento, com o foco em leitura. Algumas delas são:
• Mini biblioteca infanto-juvenil - oferecerá empréstimo de livros à comunidade.
• Palco para apresentação de fantoches - serão realizadas peças de bonecos de fantoche.
• Saraus musicais - possibilidade de apresentações de artistas locais.
• Saraus literários - apresentação de pessoas da comunidade, concursos literários.

Um acervo montado para cada público

Para atender a especificidade de cada equipamento, a escolha do acervo é realizada por uma equipe pedagógica formada pelos professores da comunidade do entorno da ECOTECA. Esse cuidado tem por objetivo garantir que cada unidade possa dispor de um acervo particular, diretamente relacionado com os interesses e necessidades da comunidade. A preocupação é que os livros expostos sejam o mais próximo possível da realidade daqueles que irão se utilizar deles.

Além disso, cada ECOTECA conta ainda com uma equipe de profissionais da área da educação, arte-educação e “contação” de histórias, que atua junto à comunidade receptora do projeto durante três meses, a fim de instrumentalizá-la ao uso do equipamento. Ao final deste período, cada unidade será a responsável por sua própria gestão e programação de atividades.

Praticidade e participação da comunidade

Para fazer uso da ECOTECA COFRE MÁGICO como uma biblioteca, o usuário deverá apenas se cadastrar na própria unidade, recebendo uma carteirinha de sócio leitor, com a qual poderá, então, fazer empréstimo de livros. O acervo contemplará crianças, jovens e até adultos.

Projetadas para ficar em áreas de fácil acesso e de grande circulação de pessoas, as ECOTECAS terminam por se transformar em centros irradiadores de cultura nas comunidades onde se inserem, caracterizando-se como uma efetiva ferramenta de promoção da cidadania.

Últimas unidades inauguradas:

1. Município de São José do Rio Pardo
2. Município de Caconde

Unidades a serem inauguradas:

1. Município de Lins – rua Padre Feijó – Centro - Dia 09 de setembro (quarta-feira) às 19h
2. Município de Osasco: a definir
*
*
*
Publicidade
Preços e estoque por tempo limitado: